Ouça a Smooth FM em qualquer lado.
Faça o download da App.
27 março 2023
07:11
Agência Lusa

Começa hoje uma nova greve dos professores

Começa hoje uma nova greve dos professores
Lusa/Hugo Delgado
Desta vez a greve é ao último tempo de aulas, ao serviço extraordinário, ao sobretrabalho e à componente não letiva.

Uma nova greve de professores, desta vez ao último tempo de aulas, começa hoje em todo o país, convocada pela plataforma de nove organizações sindicais contra o novo regime de recrutamento e pela recuperação de todo o tempo de serviço.

Além da greve ao último tempo letivo de cada docente, arrancam também greves ao serviço extraordinário, ao sobretrabalho e à componente não letiva, sem impacto nas aulas dos alunos.

"Ações de luta não vão faltar para podermos pressionar o Governo a resolver problemas que estão a massacrar uma profissão em que há cada vez menos gente", avisou o secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (Fenprof) no dia em que a plataforma informal anunciou o novo conjunto de greves.

Dias depois, o Governo aprovou o novo regime de gestão e recrutamento de professores, que tinha estado a ser negociado entre o Ministério da Educação e os sindicatos do setor durante mais de cinco meses, sem que se chegasse a um acordo.

No diploma, permaneceram medidas que os representantes dos docentes tinham classificado como "linhas vermelhas", designadamente a possibilidade de professores com horário incompleto darem aulas em duas escolas e a criação de conselhos de zona pedagógica, constituídos por diretores escolares, para fazer a gestão dos horários.

A principal reivindicação é, no entanto, a recuperação de todo o tempo de serviço que esteve congelado (seis anos, seis meses e 23 dias) de que as organizações sindicais dizem não abdicar.

Mais Notícias