Ouça a Smooth FM em qualquer lado.
Faça o download da App.
03 maio 2024
17:27
Redação

Rainha da Pop com a maior aclamação de sempre no Rio

Rainha da Pop com a maior aclamação de sempre no Rio
Bruna Prado (Associated Press)
Madonna atua este sábado na Praia da Copacabana, diante da sua maior assistência de sempre.

É esperada neste sábado uma multidão de milhão e meio de espectadores para o concerto de Madonna na Praia da Copacabana, no Rio de Janeiro. Nunca a “Rainha da Pop” teve um público tão numeroso ao longo da sua carreira de mais de 40 anos.

Sublinhamos três dos recintos ao ar livre mais míticos pelas suas concentrações mais massivas e inclui, claro, a Praia da Copacabana. 

Praia da Copacabana, Rio de Janeiro
Rod Stewart bateu o recorde mundial de maior assistência de sempre em todo o mundo, no areal carioca, ao ter tocado para, calcula-se, três milhões e meio de espectadores, na passagem de ano de 1994 para 1995. Mas houve mais concentrações aos milhões, como o caso dos Rolling Stones em 2006, para milhão e meio pessoas, e dos Black Eyed Peas, para um milhão de pessoas, nesse ano. À escala do Rio, por números modestos entende-se uma assistência de... 400 mil espectadores. Foi o que teve direito Lenny Kravitz em 2005. O facto de serem concertos gratuitos ajuda muito a estas aglomerações recorde.

Central Park, Nova Iorque
No imaginário de muita gente, quando se fala num recinto ao ar livre de grande dimensão para concertos, o que vem à cabeça é o Central Park, a meio da ilha de Manhattan, em Nova Iorque. De lá vem a memória forte do concerto de reunião de Simon & Garfunkel em 1981, que seria transmitido posteriormente em muitos canais televisivos do mundo, incluindo na RTP, e ficaria imortalizado num disco ao vivo e num registo videográfico. Paul Simon lá voltou, a solo, e outra vez com o seu companheiro e velho amigo Art Garfunkel. Mas a assistência recorde no Central Park pertence a Diana Ross, em julho de 1983, em que ultrapassou um milhão de pessoas.

Knebworth Park, arredores de Londres
Não faltam grandes recintos ao ar livre no Reino Unido. Basta lembrarmo-nos do Hyde Park, um dos grandes pulmões de Londres. Mas mesmo sem o charme e o misticismo do Hyde Park, tem sido o Knebworth Park o grande afluente de massas humanas recorde na Grã-Bretanha. Os Rolling Stones tocaram para 200 mil pessoas neste recinto em 1976, praticamente o mesmo número atingido pelos Led Zeppelin em 1979. No auge do seu sucesso, os Oasis tocaram para 125 mil pessoas em cada um das duas noites seguidas em 1996. E Robbie Williams superou a fasquia dos Oasis em 2003 com três concertos seguidos e um total de 375 mil pessoas. Knebworth foi também, sem se saber na altura, um local de despedida para a formação histórica dos Beach Boys em 1980 (antes da morte do baterista Dennis Wilson em 1983) e para os Queen de Freddie Mercury em 1986 (cinco anos antes da morte do vocalista).


 

Mais Notícias