Ouça a Smooth FM em qualquer lado.
Faça o download da App.

Sugestões Culturais

MUSEUS / EXPOSIÇÕES / MONUMENTOS

Partilhamos aqui algumas das sugestões culturais que falamos na emissão.
MUSEUS / EXPOSIÇÕES / MONUMENTOS

SERRALVES EM LUZ 
Serralves em Luz, foi considerado pelo jornal The Times como uma das 10 melhores exposições a visitar em toda a Europa e regressa para uma 3.ª edição que irá transformar o Parque de Serralves numa impactante exposição de luz, através de uma experiência sensorial única. Assente em pilares como sustentabilidade, inovação, criatividade, ambiente e liberdade e com a direção artística de Nuno Maya em articulação com a equipa de Serralves, o percurso de 2,5 Km explora a magia da luz assente na interatividade, vídeo mapping, LEDs e efeitos visuais presentes em 25 instalações, proporcionando universos e experiências de luz únicas que transformam a perceção do espaço e dos elementos naturais, paisagísticos e arquitetónicos do Parque, constituindo um projeto exclusivo e singular na cidade do Porto. 
Deste percurso é parte integrante a instalação de luz e som “Chirp & Drift”, da artista Kathy Hinde, que consiste num conjunto de instrumentos iluminados que vibram com mensagens em código Morse, originando sons suaves e harmonias feitas por palhetas de acordeão que se assemelham a uma ave, bem como a projeção de 50 cravos de Abril, resultantes do processo criativo “Liberdade” desenvolvido pelo Diretor Criativo do evento e pelo Serviço Educativo Ambiente de Serralves com 50 alunos do 1.º Ciclo da Escola Básica das Condominhas, no Porto. Em paralelo a esta grande exposição noturna e ao ar livre, decorrerá um programa de visitas guiadas, que complementa e realça a vivência das diferentes dimensões em presença: luz, natureza, arte e arquitetura. 
Parque Serralves, Porto, até 29 outubro
Datas e horários:
Até 28 de julho: 21h30
De 30 de julho a 1 de setembro: 21h00
De 3 agosto a 29 de setembro: 20h30
De 1 de outubro a 3 de novembro: 20h00 

SIZA - SS 
Exposição dedicada à obra de um dos grandes nomes vivos da arquitetura e urbanismo mundiais, Álvaro Siza Vieira, que reúne material original dos seus arquivos, bem como uma série de obras de referência para o seu trabalho. Siza é uma mostra dedicada à obra do arquiteto Álvaro Siza Vieira. Tendo como centro da reflexão o papel do desenho na obra de Siza Vieira, a exposição reúne material original, desenhos, plantas de trabalho e plantas finais, fotografias, peças de design, bem como obras de artistas que compõem a constelação de referências pessoais, artísticas e profissionais daquela que é uma das mais importantes figuras da história da arquitetura em Portugal, e um dos grandes nomes vivos da arquitetura e urbanismo moderno no mundo. 
Galeria de Exposições Temporárias do Museu Calouste Gulbenkian em Lisboa, até 26 agosto das 10h às 18h, sábado, 10h às 21h, encerra à terça.

DIEGO VELÁZQUEZ, RETRATO DE FILIPE IV - SS 
O Museu Calouste Gulbenkian tem exposta uma das mais importantes pinturas do famosíssimo museu nova iorquino, Frick Collection, o retrato do monarca espanhol Filipe IV, da autoria de Diego Velázquez.  Uma pintura de 1644, em que o rei é representado em traje militar, comemorando a vitória do exército espanhol sobre as tropas francesas, por altura da reconquista da cidade catalã de Lérida. Esta obra é uma das mais representativas da relação próxima estabelecida entre Filipe IV e Velázquez, pintor da corte espanhola. 
Galeria Principal da Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa, até 9 setembro, das 10h às 18h, encerra à terça-feira.  

YAYOI KUSAMA: 1945 — HOJE 
Yayoi Kusama: 1945 — Hoje é o nome da exposição que narra a história da vida e obra da artista Yayoi Kusama, ícone cultural do século vinte e um. Com cerca de 160 trabalhos, incluindo pinturas, desenhos, esculturas, instalações e materiais de arquivo, esta exposição explora a carreira de Kusama desde os seus primeiros desenhos, feitos na sua adolescência durante a Segunda Guerra Mundial, às suas obras de arte imersivas mais recentes. Organizada cronologicamente e por temas, esta exposição retrospetiva conduz os visitantes através da produção criativa de toda uma carreira, dividida por grandes tópicos: Infinito, Acumulação, Conectividade Radical, Biocósmico, Morte e Força de Vida. 
No Museu de Serralves no Porto até 29 de setembro de 2024. 
Bilhetes aqui.

THE BEST OF CALOUSTE GULBENKIAN MUSEUM  
Calouste Gulbenkian foi um homem de negócios, colecionador de arte e filantropo de origem arménia que escolheu a cidade de Lisboa para passar os seus últimos anos de vida e expor a sua coleção.  Venha conhecer o homem por detrás do colecionador, os seus gostos e a sua época, através das histórias que envolvem a compra das peças mais emblemáticas da sua coleção. Esta visita começa com os faraós do Antigo Egito, continuando pelo Médio Oriente e Extremo Oriente, atravessando depois a Europa, desde as artes decorativas do século XVIII até aos artistas que mais fascinaram Calouste: Rembrandt, Turner e o seu amigo René Lalique.  
Uma visita guiada a uma fascinante Coleção privada que abrange pintura, escultura e artes decorativas, desde o Antigo Egito até à Arte Nova. 
Para visitas guiadas em português, inglês, francês, espanhol e mandarim para grupos particulares deve agendar com pelo menos duas semanas de antecedência.  
Na Galeria Principal do Museu Calouste Gulbenkian, Lisboa, até 30 de setembro de 2024.  

EXPOSIÇÃO JOÃO ABEL MANTA LIVRE 
É uma exposição que salienta a longa e brilhante carreira do artista e que destaca o trabalho pluridisciplinar de João Abel Manta. Com acesso sem precedentes ao arquivo pessoal do artista (que permitiu, por exemplo, a primeira mostra de alguns desenhos feitos durante a sua estada na prisão de Caxias, em 1948), esta é, sem dúvida, a mais abrangente e vasta exposição até hoje do trabalho pluridisciplinar de João Abel Manta (que englobou pintura, desenho, cartoon, ilustração, design gráfico, conceção de painéis de azulejos e tapeçarias, cenografia e figurinismo para teatro).  
Palácio Anjos, Algés, até 20 de dezembro de 2024 
Horários: terça a domingo das 11h às 18h (última entrada às 17h30). Encerra segundas e feriados. 

JAPÃO: FESTAS E RITUAIS 
Ao longo do ano, realizam-se no Japão inúmeras festas e rituais tradicionais de natureza religiosa, de grande importância social e cultural. A exposição "Japão: Festas e Rituais" dá a conhecer estas celebrações através de mais de 1500 peças, expostas pela primeira vez.  Partindo dos princípios do Xintoísmo e Budismo no Japão, esta mostra convida a descobrir as celebrações anuais, de onde se destacam o Ano Novo e as festas dos Rapazes e das Raparigas, a par de ritos de purificação, proteção e funerários, cultos de fertilidade e cerimónias de final do ano. Numa impressionante cenografia que integra recriações de altares e espaços de culto, a exposição apresenta objetos devocionais, estatuetas, gravuras, instalações multimédia, fotografia e vídeo. 
Até 31 dezembro 2024 na Fundação Oriente em Lisboa. 

MISTERIOSO EGITO 
O espetáculo multimédia imersivo “Misterioso Egito” é uma adaptação criativa de mais de 3 mil anos de história, que vai deslumbrar o espetador com os seus efeitos visuais e música, transformando este espaço num testemunho vivo desta fascinante civilização. Nesta viagem de trinta minutos, acompanhados pela voz de Ricardo Carriço, exploramos alguns dos momentos e elementos mais simbólicos com icónicas “paragens”. Descobrimos o tesouro do Faraó Tutankhamon – que celebra 100 anos – desvendamos o enigma por detrás da famosa Pedra de Roseta (1799), conhecemos grandes faraós como Ramsés II – O Grande, avistamos as grandes Pirâmides, entre muitos outros elementos arquitetónicos e pictoriais que fazem parte deste imaginário. 
“Misterioso Egito” leva-o a encarnar o papel de explorador e partir à descoberta pelo universo misterioso do antigo Egito. Duração: 30 min 
Alfandega do Porto, até 31 dezembro 2024 

IMPRESSIVE MONET 
Impressive Monet é uma reinterpretação das obras de arte de um dos impulsionadores do impressionismo que mostra o que está para além da moldura, através de uma viagem pelo mundo de artista e pela sua busca interminável pela captura da luz. O público será imerso pelo movimento impressionista do artista e envolto pelas linhas e cores que fazem parte do mundo de Monet. Brilliant Klimt traça o percurso pelos aspetos biográficos e pelo legado artístico do artista austríaco através da sua pintura icónica - O Beijo. Este será o fio condutor da viagem pelo trajeto artístico ao mesmo tempo que são exploradas as influências do mundo de Klimt. 
Alfandega do Porto, até 31 dezembro 2024

PINTURA EM MOVIMENTO - VIEIRA DA SILVA (EXPOSIÇÃO) 
Uma exposição imersiva, uma experiência sensorial, única e inovadora, que alia a obra de arte com a imagem em movimento e o som. 
“Pintura em Movimento” é o nome da primeira exposição imersiva em Portugal dedicada à obra de um artista português. 
O músico e compositor Rodrigo Leão assina a banda sonora original, especialmente criada para esta animação da pintura de Maria Helena Vieira da Silva. 
24 junho 2023 a 31 dezembro 2025 
AH, AMÁLIA, LIVING EXPERIENCE 
Ah, Amália, Living Experience é um convite a entrar na vida da artista que continua a apaixonar o Mundo. Mais do que uma exposição, trata-se de uma "living experience" que cruza todos os sentidos e emoções – o som, o visual, o virtual, o imersivo e o inesperado. Amália de forma nunca antes vista, ouvida e sentida. Todas as experiências, nesta exposição, estão combinadas num percurso expositivo com diferentes ambientes temáticos, explorando o espólio material e imaterial da artista, instalações cenográficas, tecnologia de ponta, conteúdos dinâmicos e interativos, aliados a um storytelling que conjuga o físico com o digital. Um espetáculo audiovisual em 360º, um filme de realidade virtual e uma atuação em holograma são apenas algumas das instalações que vai poder visitar. 
Até Maio de 2027, no espaço 8 Marvila, antigo Armazém Abel Pereira da Fonseca, Lisboa.

LISBON UNDER STARS - SS
LISBON UNDER STARS é um espetáculo imersivo e multidisciplinar com projeções multimédia, bailarinos virtuais e efeitos visuais, ao som de grandes nomes da música Portuguesa. São as próprias paredes do Carmo, transformadas numa tela tridimensional, que nos contam esta aventura, pelos mais de 600 anos da história de Lisboa e de Portugal. Marcos como a Batalha de Aljubarrota, a Era dos Descobrimentos, o terramoto de 1755 ou a Revolução dos Cravos são apenas alguns momentos históricos que compõem este espetáculo imersivo. Narração de Catarina Furtado, banda sonora de Amália Rodrigues, Fernando Lopes Graça, Luís Freitas Branco, Teresa Salgueiro, Salvador Sobral e Zeca Afonso. Conta com a participação especial de Mariza, Rão Kyao, Teresa Salgueiro, Coro de Câmara Lisboa Cantat, Orquestra de Câmara da GNR e Tocá Rufar com Paulo Marinho. 
Sessões de segunda-feira a sábado, às 21h30 e 22h30 nas Ruínas do Convento do Carmo em Lisboa. Recomenda-se levar um agasalho em noites mais frias e seguir atentamente as instruções no bilhete após a compra. 

WORLD OF DISCOVERIES  - MUSEU
World of Discoveries é um Museu Interativo e Parque Temático que reconstrói a fantástica odisseia dos navegadores portugueses, que cruzaram oceanos à descoberta de um mundo desconhecido. Fernão de Magalhães, Vasco da Gama, Bartolomeu Dias — esta é a oportunidade perfeita para visitantes conhecerem as histórias dos desbravadores mais famosos e carismáticos de Portugal. Desvende as fantásticas odisseias portuguesas enquanto desfruta de exposições multi-sensoriais e interativas. Além disso, o seu Bilhete sem fila garante que não precise esperar para desfrutar de toda a diversão. Com 20 instalações permanentes incríveis, sinta-se como um verdadeiro desbravador nesta jornada inesquecível. Relembre a história de Portugal com performances ao vivo com atores fantasiados com trajes do século XV, e deixe sua imaginação guiá-lo através das exposições interativas, incluindo o túnel de 9 metros, réplica do Cabo da Boa Esperança.
HORÁRIOS: Dias úteis- 10H00 às 18H00 (última entrada às 17H30) / Fins-de-semana e feriados- 10H00 às 19H00 (última entrada às 18H30)
A luz e o brilho que trespassa o vidro têm sido a fonte de inspiração de muitos artistas. O Vitral é uma das formas de pintura artística mais disseminadas desde o Renascimento. Tem alimentado a alma dos crentes através de relatos religiosos em Igrejas e Claustros; com o vitral comemoram-se eventos sociais e vitórias políticas em edifícios públicos e é um nobre elemento decorativo de muitos lares familiares. Em Portugal, pode visitar e saber mais osbre esta arte no Museu do Vitral, no Porto. Lá pode ver a exposição que celebra o trabalho notável criado no Atelier Antunes, o mais antigo de Portugal, reconhecido internacionalmente pelas suas magníficas obras com uma exposição que inclui obras-primas em vitrais tradicionais, painéis decorativos, instalações marcantes de arte abstrata, esboços originais, maquetes e um caleidoscópio de 400 cores de vidro. 
Pode visitar esta exposição Permanente e o Museu do Vitral, todos os dias das 10h às 19h. Sem data para terminar.

MUSEU DA MODA E DOS TÊXTEIS 

O Museu da Moda e dos Têxteis está alojado em Vila Nova de Gaia, no quarteirão da WOW.É lá que pode conhecer os passos todos, desde o processamento da matéria-prima para obtenção do fio, passando pela tecelagem, acabamentos, confeção da peça e terminando na recriação de uma montra. Pode conhecer também o trabalho de alguns dos estilistas mais prestigiados em Portugal, e alguns dos novos talentos, e a arte da filigrana.
Pode visitar o museu as 12h às 19h durante a semana e a partir das 10h aos fins de semana, os bilhetes estão à venda no site. Sem data para terminar.

SÉ CATEDRAL DO PORTO
(MUSEU + CLAUSTROS + TORRE)

Construída numa localização privilegiada na cidade, a catedral da Sé do Porto é é um dos edifícios mais antigos e mais bonitos do Porto. O exterior do edifício parece uma cidadela antiga a vigiar a “cidade invicta”. No interior, a nave central e os claustros oferecem uma experiência mística que se compara somente à sua coleção única de cenas bíblicas feitas com azulejos típicos portugueses.
Descubra a incrível Sé do Porto com visitas aos claustros, ao museu e à torre. Suba à torre e tenha uma vista panorâmica incomparável sobre o Rio Douro e o centro histórico do Porto. Passeie pelos claustros e encante-se com as paredes únicas de azulejos que representam cenas religiosas.
Horário de Verão (abril a outubro): De segunda a domingo, das 9h00 às 18h30. A torre encerra às 18h00.

Sugestões Culturais

Preencha os seguintes dados, por favor:

Por favor, faça a conta abaixo.