Ouça a Smooth FM em qualquer lado.
Faça o download da App.

Sugestões Culturais

MUSEUS / EXPOSIÇÕES / MONUMENTOS

Partilhamos aqui algumas das sugestões culturais que falamos na emissão.
MUSEUS / EXPOSIÇÕES / MONUMENTOS

EXPOSIÇÃO “ARQUITETAS DA LIBERDADE”  
A exposição “Arquitetas da Liberdade” destaca o papel fundamental das mulheres na luta pelo direito à habitação em Portugal, antes e depois de 25 de abril de 1974.  
Até ao final de abril, através de testemunhos, fontes históricas e criações artísticas, este projeto revisita as histórias de moradoras, arquitetas e ativistas que reivindicaram casas dignas e igualdade de direitos.  
É um espaço para conversas com protagonistas da época e visitas guiadas, contribuindo para a preservação da memória e para o debate sobre democracia, liberdade e justiça social nos dias de hoje.
“Arquitetas da Liberdade” está no Auditório do Museu do Aljube, em Lisboa, e a entrada é livre.
Saiba mais AQUI.

5.ª EDIÇÃO DA TRANSBORDA REGRESSA A ALMADA
A 5.ª Edição da TRANSBORDA - Mostra Internacional de Artes Performativas de Almada - decorre entre 17 de abril e 11 de maio, e traz à cidade uma programação diversificada que inclui espetáculos, laboratórios, performances e conversas. Este ano, o evento aposta no convívio entre culturas, promovendo a partilha de conhecimento e de experiências entre os artistas. 
Entre muitos outros, aqui ficam alguns dos principais destaques desta edição: 
"E nunca as minhas mãos ficam vazias", de Cristian Duarte, inspirado num poema de Sophia de Mello Breyner, e "L’Envol", da coreógrafa Nacera Belaza, ambos na Sala Principal do Teatro Municipal Joaquim Benite (TMJB); 
"Uivo", de Maria João Costa Espinho, no Fórum Municipal Romeu Correia, que aborda liberdade, resistência e transformação através da performance multidisciplinar; 
"Æffective Choreography", de André Uerba, recriado no TMJB com performers locais e em parceria com a Fundação Serralves. 
A TRANSBORDA 2025 inclui ainda um laboratório conduzido por Nacera Belaza e conversas com artistas mediadas pelo crítico Ruy Filho. 
Consulte toda a programação AQUI.

EXPOSIÇÃO "AMO-TE" DE FRANCISCO TROPA
Até 11 de maio, pode explorar a exposição "Amo-te", de Francisco Tropa, na Fundação de Serralves, no Porto. Esta é a maior exposição monográfica alguma vez apresentada pelo artista. Autor de uma obra complexa, que combina escultura, desenho, performance, gravura, fotografia e filme, Francisco Tropa construiu nos últimos 30 anos um universo muito próprio em que se evidenciou uma série de reflexões alimentadas por diferentes tradições da escultura, da literatura e da mitologia. Estas reflexões centram-se frequentemente em questões metafísicas e temas antropológicos e filosóficos.
INFORMAÇÕES ÚTEIS:
Segunda - Sexta das 10h às 18h / Sábados, Domingos e Feriados das 10h às 19h

A REVOLTA DO CASTELO
O Castelo de São Jorge apresenta a exposição temporária "A Revolta do Castelo (1928)", na Sala Ogival. Integrada nas Comemorações Oficiais dos 50 anos do 25 de abril, a mostra dura até 31 de maio. O levantamento militar e civil contra a Ditadura Militar de 20 de julho de 1928 conhecido por "Revolta (ou Revolução) do Castelo", foi uma das mais expressivas ações preparadas pelos corpos ativos da resistência contra o sistema ditatorial. Ainda que tenha sido esmagada, a exposição vai mostrar como é reconhecida a importância desta movimentação enquanto demonstração do descontentamento popular e de uma efetiva capacidade de recrutamento por parte das forças republicanas para as suas manifestações de oposição. 
INFORMAÇÕES ÚTEIS:
Março- Maio das 9h às 21h - Incluído no bilhete do Castelo

OBRAS DE NADIR AFONSO EXPOSTAS EM FARO  
Até ao dia 1 de junho, o Museu Municipal de Faro, no Algarve, acolhe a exposição "Nadir Afonso – A Irresistível Paixão pela Pintura". A mostra reúne 90 obras do artista, muitas delas nunca antes expostas, que revelam uma fase menos conhecida do seu percurso. 
Reconhecido como pioneiro do abstracionismo geométrico, Nadir Afonso iniciou a sua expressão artística com pinturas a óleo ainda na adolescência, algumas das quais estão agora em exposição. A mostra destaca ainda trabalhos realizados durante o seu período de formação e acompanha o seu percurso até à primeira exposição na Maison des Beaux-Arts, em Paris. 
O ponto alto desta exposição é a icónica "Máquina Cinética", uma obra que explora a ideia de infinito através da pintura. 
Ao longo da sua carreira, Nadir Afonso colaborou com nomes incontornáveis da arquitetura, como LeCorbusier e Oscar Niemeyer.
O artista faleceu em 2013, em Cascais. 

JULIANKNXX. CORO EM REMEMÓRIA DE UM VOO 
O Centro de Arte Moderna da Gulbenkian recebe, até dia 2 de junho, “Coro em Rememória de um Voo”, a mais recente exposição de Julianknxx, poeta e artista visual de Serra Leoa.
Resultado de um percurso que o artista fez por nove cidades europeias, esta obra cinematográfica dá voz às histórias não contadas da diáspora africana, através da música, da palavra e da tradição oral.  
Em Lisboa, o projeto ganha novas camadas com colaborações locais e um programa público dedicado às comunidades negras.  
Uma experiência imersiva que liga passado, presente e futuro, para ver no Centro de Arte Moderna, na Gulbenkian.
Saiba mais AQUI.

RESERVAS VISITÁVEIS NA GULBENKIAN, EM LISBOA
A Coleção do Centro de Arte Moderna da Gulbenkian, em Lisboa, está em constante crescimento, contando com cerca de 12 mil obras de arte. Neste sentido, a Fundação decidiu dar a conhecer os bastidores das galerias e do museu, e criou as Reservas Visitáveis.  
É um espaço, que agora se tornou numa exposição, onde ficam guardadas muitas das obras de arte que estão em reserva, apesar dos muitos empréstimos, nacionais e internacionais, disponibilizados pelo CAM. 
Todas as obras são mantidas nas melhores condições e, muitas delas, ficam instaladas em grandes estruturas de ferro, fixas e móveis, funcionando como um arquivo disponibilizado a todos os visitantes. 
Esta é uma oportunidade que oferece uma visão alargada da Coleção da Gulbenkian, sendo que a área é partilhada com os profissionais do museu, que podem usar o espaço para trabalho ou pesquisa.  
As Reservas Visitáveis decorrem até dia 23 de junho, no Centro de Arte Moderna, na Gulbenkian, em Lisboa.  
Saiba mais AQUI.

EXPOSIÇÃO: 31 MULHERES
"31 Mulheres" é uma Exposição de Peggy Guggenheim, com Curadoria de Patricia Mayayo que está patente no CCB, em Lisboa. Em 1943, a colecionadora Peggy Guggenheim organizou, na sua galeria Art of This Century, em Nova Iorque, uma das primeiras exposições dedicadas exclusivamente ao trabalho de mulheres artistas nos Estados Unidos. Com o título Exhibition by 31 Women, Guggenheim pretendia dar destaque às obras das mulheres artistas, não raras vezes descartadas pela mentalidade patriarcal da época e reduzidas a meras musas, imitadoras ou companheiras de célebres artistas homens. 
Conscientes dos desafios que enfrentavam pelo simples facto de serem mulheres, estas artistas recorreram às linguagens artísticas dominantes da sua época para contrariar a norma, reinterpretando as tendências do surrealismo e do expressionismo abstrato a fim de denunciarem os preconceitos em que estes movimentos se fundaram. 
Até 29 de junho, no CCB, em Lisboa.

JEFF WALL COM “TIME STANDS STILL” NO MAAT
De 23 de abril a 1 de setembro, Jeff Wall apresenta a exposição “Time Stands Still” no MAAT, em Lisboa. Este artista é um dos maiores nomes do panorama internacional das artes visuais das últimas décadas. Desde os anos 70 que o seu trabalho fotográfico tem privilegiado a produção de imagens que mostram situações e lugares comuns, da vida quotidiana. 
Embora trabalhe em fotografia, o seu trabalho explora as várias articulações estéticas e conceptuais entre os campos da pintura, da literatura, do teatro e do cinema. 
Ao longo da sua carreira, a obra de Jeff Wall tem ganhado reconhecimento crítico, que o levou a grandes museus de todo o mundo. Em destaque estão as suas exposições realizadas no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MOMA), na Tate Modern, em Londres e no Stedeljik Museum, em Amsterdão. 
Esta será a primeira exposição individual do artista em Portugal e uma das mais vastas realizadas até hoje sobre o seu trabalho. São 60 fotografias produzidas ao longo de mais de quarenta anos e que ocuparão a totalidade do espaço expositivo do MAAT Gallery. 
INFORMAÇÃO ÚTIL:
MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia 
23 de abril a 1 de setembro 

MUSEU DAS ILUSÕES
O Museu das Ilusões chegou a Lisboa e promete proporcionar experiências imersivas, através de várias ilusões que estimulam a criatividade dos visitantes. Combina entretenimento e educação e transporta toda a gente para um universo onde nada é exatamente o que parece. 
O espaço conta com 600 metros quadrados e mais de 20 instalações, com exposições pensadas para desafiar as leis da gravidade. 
A experiência total dura cerca de 45 minutos e os bilhetes vão de 12€ a 14€, existindo packs especiais para grupos. 
Localizado na zona do Chiado, este é um museu para toda a família que pode ser visitado todos os dias, entre as 10h e as 20h. 
Saiba mais AQUI.

Sugestões Culturais

Preencha os seguintes dados, por favor:

Por favor, faça a conta abaixo.