Ouça a Smooth FM em qualquer lado.
Faça o download da App.

Sugestões Culturais

MUSEUS / EXPOSIÇÕES / MONUMENTOS

Partilhamos aqui algumas das sugestões culturais que falamos na emissão.
MUSEUS / EXPOSIÇÕES / MONUMENTOS

AMADORA BD EM FESTA
Dia 17 de Outubro arranca mais uma edição do Festival de BD da Amadora. Até dia 27, conta com 11 exposições no antigo Ski Skate Parque, duas na Galeria Municipal Artur Bual, uma na Bedeteca da Amadora e outra ainda na Casa Roque Gameiro, na Amadora e entre os destaques, a celebração “Mafalda, uma inconformista de 60 anos”, dedicada à icónica personagem de Quino, e os 25 anos do Naruto, uma criação de Masashi Kishimoto, os 80 anos de cartoons no jornal A Bola, com originais de várias décadas e os 60 anos do Demolidor, que traz a Portugal os desenhadores Alex Maleev e Joe Rubinstein, numa exposição comissariada por Mário Freitas, da Kingpin Books, e o coleccionador norte-americano Lawrence Klein.
Para quem gosta de banda desenhada está confirmada a presença de autores internacionais, que, durante o festival, vão lançar as edições portuguesas das suas obras: a sul-coreana Keum Suk Gendry-Kim (Grass), a holandesa Aimée de Jongh (adaptação para BD do clássico de William Goulding, Lord of the Flies), o francês Mathieu Sapin (Edgar), o brasileiro Marcelo D’Salete (Mukanda Tiodora), Christian Lax (A Universidade das Cabras) e Mikäel (continuação da série Giant). 

FRED SANDBACK
De 24 de Outubro de 2024 a 9 de Março de 2025, há uma nova exposição para espreitar no CCB, em Lisboa. Fred Sandback: Alinhavando o Espaço explora a extensão da produção artística deste célebre artista norte-americano, naquela que é a sua primeira exposição monográfica em Portugal. A mostra aborda aspetos menos conhecidos do legado de 35 anos do artista como os seus desenhos, gravuras, relevos em madeira e construções conceptuais de arranjos de fios de lã que fazem coalescer desenho e construção.  
Fred Sandback criou uma obra vibrante baseada na economia e na quietude através da utilização de materiais tradicionalmente associados ao universo doméstico e ao feminino, simultaneamente em sintonia, e também em contraste, com os seus contemporâneos pós-minimalistas.  
A entrada é livre. Horário de funcionamento: 10H às 18H30

"CARRY ME - 100 ANOS DE MALAS"
A Arte chegou mais uma vez ao Centro Comercial Colombo, em Lisboa, com uma exposição que cruza a moda, a história e a arte, e até dia 25 de Outubro vai transformar a Praça Central do estabelecimento comercial num autêntico museu. "Carry Me - 100 Anos de Malas" reúne exemplares de marcas de luxo que dão a conhecer a evolução do seu design, bem como as personalidades que popularizam a sua utilização, tornando-as icónicas, como Jackie Kennedy ou a Princesa Diana. Esta mostra conta a história das malas, desde 1920 até aos dias de hoje, com a devida menção aos exemplares emblemáticos que marcaram cada década, como por exemplo, a mala "Kelly" de Hermès, popularizada por Grace Kelly, e a "Chanel 2.55", um símbolo de elegância intemporal. 
Além de peças clássicas, a exposição destaca inovações como a Fendi Baguette, um marco das “It-bags” dos anos 90, e o Chiquito de Jacquemus, uma recente tendência que reimagina a funcionalidade das malas contemporâneas.  
De 2ªfeira a domingo, das 10h00 às 24h00
. Entrada livre.

UNIVERSO DALÍ 
A exposição temporária “Universo Dalí” do Museu Atkinson dá a conhecer os principais marcos da vida e da carreira do artista espanhol Salvador Dalí, com uma coleção diversificada de obras, incluindo desenhos, esboços, pinturas, esculturas e trabalhos comerciais e publicitários. Um dos destaques é a seleção de fotografias tiradas por Robert Descharnes, fotógrafo francês e amigo de Dalí, entre 1955 e 1985, as quais oferecem um raro vislumbre da vida pessoal do artista, em momentos íntimos e no seu ambiente familiar. 
Patente no Museu Atkinson no Porto, até dia 31 de outubro. 

JÚLIO POMAR - REVOLUÇÕES 
As décadas de 1960 e 1970 foram tempos de grandes transformações da pintura de Júlio Pomar (Lisboa, 1926-2018). As mudanças, que caracterizam toda a sua obra, foram neste tempo tão radicais que os quadros e as pesquisas do artista poderão, por vezes, julgar-se trabalho de diferentes autores. A exposição Revoluções permite avaliar o que foi mudando no contínuo trabalho de Pomar e conhecer as condições, o contexto e os resultados das sucessivas linguagens, ou séries e fases. Muitas das obras agora expostas, provenientes de diversas coleções privadas e públicas, não são vistas em público há muitos anos. 
No Atelier-Museu Júlio Pomar, Lisboa, de terça a domingo, das 10h às 13h e das 14h às 18h até dia 24 novembro

EXPOSIÇÕES MAC-CCB  
MAC-CCB é a nova abreviatura de Museu de Arte Contemporânea Centro Cultural de Belém, que em 2023 começou a ocupar o espaço do antigo Museu Berardo. O Museu recebe em depósito obras da Coleção de Arte Contemporânea do Estado (CACE), a Coleção Teixeira de Freitas, a Coleção Ellipse e a Coleção Berardo e por isso, encontra nomes como Pablo Picasso, Salvador Dalí, Marcel Duchamp, Piet Mondrian, Joan Miró, Max Ernst, Francis Bacon, Andy Warhol, Louise Bourgeois, Paula Rego, Maria Helena Vieira da Silva, Donald Judd, Bruce Nauman ou Cindy Sherman, entre muitos outros, possibilitando uma viagem no tempo e um conhecimento aprofundado de cada contexto.  
Todos os meses acontecem novas atividades e exposições no renovado espaço cultural à beira Tejo e este mês, os destaques são:  
- Coleção Berardo (Exposição): permanente 
- Objeto, Corpo e Espaço (Exposição): permanente 
- Obra Convidada, “El Abrazo”, 1976 (Exposição) até 24 de novembro  
O novo MAC/CCB afirma a missão do Centro Cultural de Belém e potencia o diálogo entre as artes visuais, a arquitetura e as artes performativas, com a apresentação de exposições temporárias de artistas contemporâneos. 
Horário: de terça-feira a domingo, das 10:00 às 18:30 (última entrada: 18:00). Encerra à segunda-feira. 

EXPOSIÇÃO JOÃO ABEL MANTA LIVRE  
É uma exposição que salienta a longa e brilhante carreira do artista e que destaca o trabalho pluridisciplinar de João Abel Manta. Com acesso sem precedentes ao arquivo pessoal do artista (que permitiu, por exemplo, a primeira mostra de alguns desenhos feitos durante a sua estada na prisão de Caxias, em 1948), esta é, sem dúvida, a mais abrangente e vasta exposição até hoje do trabalho pluridisciplinar de João Abel Manta (que englobou pintura, desenho, cartoon, ilustração, design gráfico, conceção de painéis de azulejos e tapeçarias, cenografia e figurinismo para teatro).   
Palácio Anjos, Algés, até 20 de dezembro de 2024  Horários: terça a domingo das 11h às 18h (última entrada às 17h30). Encerra segundas e feriados.  

MISTERIOSO EGITO 
O espetáculo multimédia imersivo “Misterioso Egito” é uma adaptação criativa de mais de 3 mil anos de história, que vai deslumbrar o espetador com os seus efeitos visuais e música, transformando este espaço num testemunho vivo desta fascinante civilização. Nesta viagem de trinta minutos, acompanhados pela voz de Ricardo Carriço, exploramos alguns dos momentos e elementos mais simbólicos com icónicas “paragens”. Descobrimos o tesouro do Faraó Tutankhamon – que celebra 100 anos – desvendamos o enigma por detrás da famosa Pedra de Roseta (1799), conhecemos grandes faraós como Ramsés II – O Grande, avistamos as grandes Pirâmides, entre muitos outros elementos arquitetónicos e pictoriais que fazem parte deste imaginário. 
“Misterioso Egito” leva-o a encarnar o papel de explorador e partir à descoberta pelo universo misterioso do antigo Egito. Duração: 30 min 
Alfandega do Porto, até 31 dezembro 2024. 

IMPRESSIVE MONET 
Impressive Monet é uma reinterpretação das obras de arte de um dos impulsionadores do impressionismo que mostra o que está para além da moldura, através de uma viagem pelo mundo de artista e pela sua busca interminável pela captura da luz. O público será imerso pelo movimento impressionista do artista e envolto pelas linhas e cores que fazem parte do mundo de Monet. Brilliant Klimt traça o percurso pelos aspetos biográficos e pelo legado artístico do artista austríaco através da sua pintura icónica - O Beijo. Este será o fio condutor da viagem pelo trajeto artístico ao mesmo tempo que são exploradas as influências do mundo de Klimt. 
Alfandega do Porto, até 31 dezembro 2024.

PINTURA EM MOVIMENTO - VIEIRA DA SILVA (EXPOSIÇÃO) 
Uma exposição imersiva, uma experiência sensorial, única e inovadora, que alia a obra de arte com a imagem em movimento e o som. “Pintura em Movimento” é o nome da primeira exposição imersiva em Portugal dedicada à obra de um artista português. 
O músico e compositor Rodrigo Leão assina a banda sonora original, especialmente criada para esta animação da pintura de Maria Helena Vieira da Silva. 
Na Fundação Arpad Szenes Vieira da Silva até 31 dezembro 2025. 

JAPÃO: FESTAS E RITUAIS  
Ao longo do ano, realizam-se no Japão inúmeras festas e rituais tradicionais de natureza religiosa, de grande importância social e cultural. A exposição "Japão: Festas e Rituais" dá a conhecer estas celebrações através de mais de 1500 peças, expostas pela primeira vez.  Partindo dos princípios do Xintoísmo e Budismo no Japão, esta mostra convida a descobrir as celebrações anuais, de onde se destacam o Ano Novo e as festas dos Rapazes e das Raparigas, a par de ritos de purificação, proteção e funerários, cultos de fertilidade e cerimónias de final do ano. Numa impressionante cenografia que integra recriações de altares e espaços de culto, a exposição apresenta objetos devocionais, estatuetas, gravuras, instalações multimédia, fotografia e vídeo.  
Até 31 dezembro 2024 na Fundação Oriente em Lisboa. 

MUSEU: VENEZA EM FESTA  
O Museu Calouste Gulbenkian recebe os mestres da pintura veneziana do século XVIII, numa exposição realizada em colaboração com o Museo Thyssen-Bornemisza. Depois da colaboração que desenvolveram em 2009 dedicada ao pintor francês Henri Fantin-Latour, voltam a promover um encontro de obras das suas coleções, motivada pelas afinidades que as caracterizam. Este novo projeto tem como tema a pintura veneziana do século XVIII, já que os dois museus possuem nas suas coleções obras que se encontram e se complementam. Pintores incontornáveis como Canaletto, Guardi, Bellotto e Tiepolo, autores de algumas das mais brilhantes composições do seu tempo, encontram-se entre os artistas selecionados para a exposição que se anuncia. 
De 25 outubro 2024 a 13 janeiro 2025 - das 10h às 18h, mas encerra à terça-feira. Na Galeria Principal Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.

175 ANOS VIÚVA LAMEGO 
Viúva Lamego celebra 175 anos no Museu Nacional do Azulejo até 29 de Dezembro. "Uma perspetiva do presente, numa visão do futuro" é o nome da exposição que celebra 175 anos de produção cerâmica da Viúva Lamego, através de peças criadas por 17 artistas e ainda obras do espólio do museu.  
Dividida em duas salas, separando as linhas temporais entre o passado e o presente, e mantendo uma visão no futuro, a exposição pretende mostrar a adaptação do azulejo, mostrando um pouco do ambiente e relação que se vive na fábrica e que cria ligações com os artistas que acabam por se tornar presenças habituais no atelier.  
A exposição pode ser visitada até ao final do ano, antes do museu fechar para obras, de terça a Domingo, entre as 10h e as 18h. 

AH, AMÁLIA, LIVING EXPERIENCE 
Ah, Amália, Living Experience é um convite a entrar na vida da artista que continua a apaixonar o Mundo. Mais do que uma exposição, trata-se de uma "living experience" que cruza todos os sentidos e emoções – o som, o visual, o virtual, o imersivo e o inesperado. Amália de forma nunca antes vista, ouvida e sentida. Todas as experiências, nesta exposição, estão combinadas num percurso expositivo com diferentes ambientes temáticos, explorando o espólio material e imaterial da artista, instalações cenográficas, tecnologia de ponta, conteúdos dinâmicos e interativos, aliados a um storytelling que conjuga o físico com o digital. Um espetáculo audiovisual em 360º, um filme de realidade virtual e uma atuação em holograma são apenas algumas das instalações que vai poder visitar. 
Até Maio de 2027, no espaço 8 Marvila, antigo Armazém Abel Pereira da Fonseca, Lisboa.

LISBON UNDER STARS - SS
LISBON UNDER STARS é um espetáculo imersivo e multidisciplinar com projeções multimédia, bailarinos virtuais e efeitos visuais, ao som de grandes nomes da música Portuguesa. São as próprias paredes do Carmo, transformadas numa tela tridimensional, que nos contam esta aventura, pelos mais de 600 anos da história de Lisboa e de Portugal. Marcos como a Batalha de Aljubarrota, a Era dos Descobrimentos, o terramoto de 1755 ou a Revolução dos Cravos são apenas alguns momentos históricos que compõem este espetáculo imersivo. Narração de Catarina Furtado, banda sonora de Amália Rodrigues, Fernando Lopes Graça, Luís Freitas Branco, Teresa Salgueiro, Salvador Sobral e Zeca Afonso. Conta com a participação especial de Mariza, Rão Kyao, Teresa Salgueiro, Coro de Câmara Lisboa Cantat, Orquestra de Câmara da GNR e Tocá Rufar com Paulo Marinho. 
Sessões de segunda-feira a sábado, às 21h30 e 22h30 nas Ruínas do Convento do Carmo em Lisboa. Recomenda-se levar um agasalho em noites mais frias e seguir atentamente as instruções no bilhete após a compra. 

EXPOSIÇÃO: EL ABRAZO 
Juan Genovés (Valência, 1930 - Madrid, 2020) é um dos pintores mais relevantes da dita transição espanhola, enquadrando- se o seu trabalho numa geração de artistas que revela um forte compromisso político com a democracia. El Abrazo é, sem dúvida, a obra mais aclamada deste artista valenciano. A peça foi concebida numa conjuntura política complexa - a morte de Franco em 1975, após quarenta anos de ditadura, mergulhava o país num tenso debate sobre o caminho a tomar: a restauração da democracia ou a continuação de um regime ditatorial. Nesta pintura de um realismo fotográfico expressivo, Genovés consegue retratar, com um gesto tão quotidiano quanto o é um abraço, o triunfo da democracia e o desejo de reconciliação do povo espanhol. Tal é a potência da linguagem visual desta peça que a Junta Democrática a usou no cartaz para o pedido de amnistia para os presos políticos no final da época franquista, contando com uma tiragem de 500 000 exemplares que transformou a obra num ícone da memória coletiva espanhola. 
Patente no Museu de Arte Contemporânea em Lisboa até da 24 de novembro.   

MUSEU: THE CHOCOLATE STORY  
O The Chocolate Story, o museu do chocolate no Porto vai dar a conhecer tudo o que é preciso saber sobre a fabricação desta iguaria, numa experiência imersiva completa. De onde vem o chocolate, como é feito, os métodos agrícolas e de produção que praticamente não mudaram durante mais de 5 mil anos e várias exposições interativas sobre o chocolate. No fim, uma visita mágica pelos bastidores de uma verdadeira fábrica de chocolate em pleno funcionamento.  Audioguia disponível em português, inglês, espanhol, francês, alemão e coreano.  
Visitas todos os dias das 10h - 19h: Museu The Chocolate Story, Gaia, Porto
Os bilhetes devem ser adquiridos AQUI.

WORLD OF DISCOVERIES  - MUSEU
World of Discoveries é um Museu Interativo e Parque Temático que reconstrói a fantástica odisseia dos navegadores portugueses, que cruzaram oceanos à descoberta de um mundo desconhecido. Fernão de Magalhães, Vasco da Gama, Bartolomeu Dias — esta é a oportunidade perfeita para visitantes conhecerem as histórias dos desbravadores mais famosos e carismáticos de Portugal através de exposições multi-sensoriais e interativas e 20 instalações permanentes. Relembre a história de Portugal com performances ao vivo com atores fantasiados com trajes do século XV, e deixe sua imaginação guiá-lo através das exposições interativas, incluindo o túnel de 9 metros, réplica do Cabo da Boa Esperança.
HORÁRIOS: Dias úteis- 10H00 às 18H00 (última entrada às 17H30) / Fins-de-semana e feriados- 10H00 às 19H00 (última entrada às 18H30)
Sem data para terminar.

SÉ CATEDRAL DO PORTO (MUSEU + CLAUSTROS + TORRE) 
Construída numa localização privilegiada na cidade, a catedral da Sé do Porto é é um dos edifícios mais antigos e mais bonitos do Porto. O exterior do edifício parece uma cidadela antiga a vigiar a “cidade invicta”. No interior, a nave central e os claustros oferecem uma experiência mística que se compara somente à sua coleção única de cenas bíblicas feitas com azulejos típicos portugueses. |
Descubra a incrível Sé do Porto com visitas aos claustros, ao museu e à torre. Suba à torre e tenha uma vista panorâmica incomparável sobre o Rio Douro e o centro histórico do Porto. Passeie pelos claustros e encante-se com as paredes únicas de azulejos que representam cenas religiosas. Horário de Verão (abril a outubro): De segunda a domingo, das 9h00 às 18h30. A torre encerra às 18h00.
A luz e o brilho que trespassa o vidro têm sido a fonte de inspiração de muitos artistas. O Vitral é uma das formas de pintura artística mais disseminadas desde o Renascimento. Tem alimentado a alma dos crentes através de relatos religiosos em Igrejas e Claustros; com o vitral comemoram-se eventos sociais e vitórias políticas em edifícios públicos e é um nobre elemento decorativo de muitos lares familiares. Em Portugal, pode visitar e saber mais osbre esta arte no Museu do Vitral, no Porto. Lá pode ver a exposição que celebra o trabalho notável criado no Atelier Antunes, o mais antigo de Portugal, reconhecido internacionalmente pelas suas magníficas obras com uma exposição que inclui obras-primas em vitrais tradicionais, painéis decorativos, instalações marcantes de arte abstrata, esboços originais, maquetes e um caleidoscópio de 400 cores de vidro. 
Pode visitar esta exposição Permanente e o Museu do Vitral, todos os dias das 10h às 19h. Sem data para terminar.

Sugestões Culturais

Preencha os seguintes dados, por favor:

Por favor, faça a conta abaixo.