Ouça a Smooth FM em qualquer lado.
Faça o download da App.
05 setembro 2022
14:06
Ana Bernardino

Os Nobel Gurnah e Olga Tokarczuk entre as novidades da Peguin Random House

Os Nobel Gurnah e Olga Tokarczuk entre as novidades da Peguin Random House
AB
Os livros Abdulrazak Gurnah e Olga Tokarczuk vão ser publicados até ao final do mês.

As novidades do grupo Editorial Penguin Randam House foram apresentadas na Feira do Livro de Lisboa. 

Entre as novidades estão "Junto ao Mar", de Abdulrazak Gurnah, com tradução de Eugénia Antunes, com data prevista de lançamento para 12 de setembro, e "Histórias Bizarras", de  OlgaTokarczuk, traduzido por Teresa Fernandes Swiatkiewicz, que é publicado em Portugal no dia 26.

Publicado pela primeira vez em 2001, "Junto ao Mar" conta a história de "Saleh Omar, em fuga de uma paradisíaca Zanzibar em plena revolução, procura asilo em Inglaterra com um passaporte falso, sob o nome de Rajab Shaaban. Numa pequena cidade junto ao mar reencontra Latif Mahmud, um conterrâneo, poeta e professor, também ele exilado, que o acusa de roubar a identidade do seu pai e de ser o responsável pela ruína da sua família".

Já a Nobel da Literatura 2019, Olga Tokarczuk assina "Histórias Bizarras", um livro de contos editado na Polónia que dá "a conhecer os espaços infinitos que escapam à razão". Um registo que não estamos habituados a ver na obra da escritora. A autora vai estar no Folio, em Óbidos.

Este mês, o grupo editorial vai ainda lançar "Ao Ritmo do Harlem", de Colson Whitehead, "Direita e Esquerda", de Joseph Roth e "As 7 Vidas de José Saramago", de Miguel Real e Filomena Oliveira, um livro que reflete uma exaustiva pesquisa realizada nos arquivos da Fundação José Saramago. 

Até ao final do ano chega ainda a Portugal "Vejam como dançamos", de Leila Slimani, traduzido por Tânia Ganho,, segundo volume da trilogia "O País dos Outros". A autoria escreveu a trilogia em Lisboa para onde se mudou com o marido e os filhos. 

É ainda publicado "Medeia e seus filhos" de Ludmila Ulitskaya, no qual "passado e presente, as memórias da Revolução Russa, de duas guerras mundiais, e da morte dos seus pais e do seu próprio casamento entrelaçam-se numa dramática saga familiar, que compõe o retrato da vida na União Soviética durante o século XX".

O grupo editorial vai lançar também a compilação de todas as letras de Caetano Veloso, "A Obscena Senhora D e Outras Histórias" de Hilda Hilst e "O Santo Ilusionista" de Cláudia Andrade

A terminar o ano surge, pela primeira vez em Portugal, o livro de estreia de Javier María, "O Domínio dos Lobos". Assim como "Septologia I-II", de Jon Fosse, um ano depois da publicação de "Trilogia", considerado pela crítica nacional dos melhores livros de 2021.

Mais Notícias