Ouça a Smooth FM em qualquer lado.
Faça o download da App.
06 setembro 2022
14:30
Ana Bernardino

Augusto Cury, Beatrix Potter, Bruno Vieira Amaral, Gonçalo M. Tavares e Margaret Atwood entre as novidades da BertrandCírculo

Augusto Cury, Beatrix Potter, Bruno Vieira Amaral, Gonçalo M. Tavares e Margaret Atwood entre as novidades da BertrandCírculo
AB
Muitos livros, géneros e gostos literários. São mais de 100 livros até ao final do ano.

São várias a novidades do grupo editorial BertrandCirculo apresentadas esta terça-feira.

É o caso de Diane Cook, no livro "O Novo Território Selvagem". Este é o romance de estreia da autora, onde explora, por um lado, o desdém do ser humano pela natureza, e, por outro, a imensidão do amor de uma mãe. As alterações climáticas, tema que sobrevoa todo o romance, deram origem, como todas as inquietações humanas, a um subgénero literário próprio.

Numa altura em que cada vez mais se reflete sobre o impacto das redes sociais nas nossas vidas, ainda este mês é publicado "Sobre Isto Ninguém Fala", de Patricia Lockwood, um romance prodigioso que foi finalista do Booker Prize, do Women’s Prize e do Center for Fiction First Novel Prize de Nova Iorque nas edições de 2021 e vencedor, neste ano de 2022, do Dylan Thomas Prize, um dos mais prestigiantes prémios literários internacionais para jovens autores.

De Danielle Steel, a mais popular escritora contemporânea, a Bertrand Editora publica "Uma Amizade", uma história comovedora sobre segredos dolorosos, segundas oportunidades e o poder do amor e da coragem face às mais graves dificuldades da vida.

Do grande contador de histórias que é Jeffrey Archer, chega às livrarias "Só Por Cima do Meu Cadáver". Do mestre do thriller jurídico John Grisham, chegará "A Lista do Juiz", romance que assinala o regresso da personagem de Lacy Stoltz. De Stephen King, o mestre da literatura do suspense e do horror, chega às livrarias Billy Summers, um romance que se inscreve já como um dos melhores de sempre deste prolífico autor e que tem recebido as melhores críticas da imprensa internacional.

A Bertrand Editora publica "Senhor do Caos", o Livro VI de "A Roda do Tempo", a saga de fantasia épica de Robert Jordan que inspirou a série homónima agora disponível em streaming na Amazon Prime Video, protagonizada por Rosamund Pike.

A ficção estrangeira encerra o ano com uma nova edição daquele que é talvez o mais imortal romance do século XX: 1984, do escritor britânico George Orwell. Uma edição especial que conta com um prefácio de Francisco Louçã e design e ilustrações de André Carrilho. 
Em relação à literatura portuguesa, chega pela mão de Gonçalo M. Tavares "O Diabo", o terceiro livro do mundo literário das Mitologias, um universo habitado por personagens que se movem num tempo e espaço indeterminados onde o referencial é aquilo que nos vai sendo contado. Aqui, a verdade científica e a sua lógica pouco importam. Um regresso celebrado de um dos melhores e mais prolíficos escritores da literatura portuguesa contemporânea.
Em destaque também um fresco interessantíssimo de Lisboa no final do século XIX e dos seus vários cambiantes sociais, com muita intriga e muita conspiração, cuja ação termina na Ilha de Moçambique. "O Homem Mais Feliz de África", do jornalista Miguel Szymanski, é uma narrativa histórica baseada numa história de família verídica.

Mas as novidades não se ficam por aqui. Na não-ficção da Bertrand Editora surge "Horizontes – Uma História Global da Ciência", de James Poskett. Esta é uma história da ciência como nunca a lemos – uma narrativa que nos fala de heróis esquecidos, cientistas, investigadores e sábios não ocidentais postos à margem –, que nos leva para lá do cânone ocidental e prova que as maiores descobertas vieram sempre do intercâmbio de ideias entre diferentes culturas de todo o mundo. Poskett faz-nos revisitar a história da ciência, viajando além da Europa, com o intuito de nela inscrever os nomes de cientistas africanos, americanos, asiáticos e do Pacífico deixados para trás. Por seu turno, Nicholas Jubber traz-nos uma investigação aprofundada sobre a vida dos sonhadores que criaram os nossos mais acarinhados contos de fadas em "Os Contadores de Histórias".

Até ao final do ano chega às livrarias "A Minha História na Física – O Voo dos Estorninhos e Outros Sistemas Complexos", de Giorgio Parisi, com prefácio de Carlos Fiolhais. Trata-se de uma viagem à mente do Nobel da Física 2021, que pesquisou e procurou definir as regras de sistemas complexos, pois para ele os sistemas simples sempre pareceram demasiado aborrecidos.

Chega-nos também "A Torre dos Segredos – Os Mundos Paralelos de Camões e Damião de Góis", de Edward Wilson-Lee. Este livro é um mistério de assassinato, o relato de um julgamento inquisitorial, uma história das realidades que aguardavam os europeus à sua chegada à Índia e à China, os desafios que essas maravilhas traziam às crenças de longa data e a vasta conspiração para silenciar as questões colocadas sobre a natureza da história e da vida humana.

É ainda publicado "Questões Escaldantes", de Margaret Atwood, ensaios e textos ocasionais da autora de 2004 a 2021.
" Rússia – Revolução e Guerra Civil (1917-1921)´" é outro dos destaques, um livro com o selo de qualidade do historiador Antony Beevor sobre a revolução bolchevique e a guerra civil na Rússia, entre 1917 e 1921, considerado por muitos como o evento mais influente da história da idade contemporânea.

Ainda este deverá ser publicado "Os Traços Escondidos dos Génios", de Craig Wright, livro em que o autor revela 14 traços de personalidade e qualidades próprias das mentes brilhantes que mudaram o mundo. Curiosidade, imaginação, concentração e inconformismo são apenas alguns dos segredos dos génios que marcaram a História e que o leitor ficará a conhecer. "Brandos Costumes…", uma novidade de setembro, com a coordenação de Luís Reis Torgal, analisa os processos da polícia política de figuras "exemplares" no panorama cultural português, o que torna este livro absolutamente necessário a todos os interessados pela história do período do Estado Novo.

Também chega às bancas o 2.º volume de "Os Filhos da Madrugada", de Anabela Mota Ribeiro, que reúne entrevistas realizadas a 18 mulheres e 18 homens. É lançado também "Portugal na História – Uma identidade", do historiador João Paulo Oliveira e Costa. Apresentando Portugal pelo olhar de uma grande angular, explica o que possibilitou que uma minúscula população, heterogénea e imperfeita como todas, baseada num pequeno território, sobreviva autonomamente há quase 900 anos, com um forte sentimento de pertença coletiva há mais de 600 anos, e que tenha produzido uma língua própria que se tornou uma das mais faladas da humanidade. 


De uma das caras mais conhecidas dos portugueses, graças ao programa líder de audiências da SIC, Contas-poupança, especializado em finanças pessoais, a Contraponto publica um livro de grande pertinência numa altura em que a inflação atinge valores que há muito não se viam: "Contas-poupança – Como superar a inflação e ganhar com a crise", de Pedro Andersson. Neste novo livro, o quarto de uma série de grande sucesso, o autor ensina a melhor forma de manter o equilíbrio financeiro quando tudo aumenta ao mesmo tempo que os nossos salários encolhem, e como pode fazer as poupanças crescerem para poder enfrentar o futuro com segurança e tranquilidade.