Ouça a Smooth FM em qualquer lado.
Faça o download da App.
15 abril 2024
10:21
Agência Lusa

Portugal conquista bronze na Taça das Nações de ciclismo de pista

Portugal conquista bronze na Taça das Nações de ciclismo de pista
UVP - Federação Portuguesa de Ciclismo
Iuri Leitão e Ivo Oliveira ficaram em terceiro lugar na prova de madison realizada este domingo no Canadá.

Os portugueses Iuri Leitão e Ivo Oliveira conquistaram no domingo a medalha de bronze em madison das Taça das Nações de ciclismo de pista, em Milton, no Canadá, prova que fechou o período de qualificação para os Jogos Olímpicos Paris2024.

Com 46 pontos, fruto de uma volta ao pelotão e pontos conquistados em sprints, a dupla portuguesa terminou na terceira posição numa corrida vencida pelos belgas Lindsay De Vylder e Robbe Ghys, com 67 pontos.

Na segunda posição, com 50 pontos, ficaram os neerlandeses Jan-Willem van Schip e Yanne Dorenbos, que ultrapassaram os portugueses no derradeiro sprint.

"Fizemos uma prova muito boa, sempre atentos ao desenvolvimento da corrida. Não conseguimos manter o segundo lugar no sprint final, mas estou muito satisfeito com o desempenho da equipa. Estamos de parabéns pelo trabalho desenvolvido", disse o selecionador luso, Gabriel Mendes.

Na prova de omnium feminino, Daniela Campos foi 15.ª, depois de ter sido 17.ª no scratch, 15.ª na corrida de ritmo e 17.ª na eliminação, entrando para a corrida por pontos em 20.ª, subindo ainda cinco lugares.

"Foi a primeira vez que a Daniela fez uma prova da Taça das Nações e da qualificação olímpica. Superou um primeiro desafio na qualificação e depois procurámos fazer o programa de omnium com a maior segurança possível, porque bastava terminar para atingirmos os nossos objetivos", referiu Gabriel Mendes.

O ranking olímpico será divulgado hoje e Portugal está em posição de apuramento nas disciplinas de madison (masculino) e omnium (masculino e feminino), mas, segundo a Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), ainda aguarda confirmação da União Ciclista Internacional (UCI), que deve acontecer em 22 de abril.

Mais Notícias