Ouça a Smooth FM em qualquer lado.
Faça o download da App.
04 dezembro, 2023
Álbum da Semana

Antonio Villeroy - Banquete

Um "banquete" de amor nas mais diferentes formas e visões.

Banquete é o mais recente álbum de Antonio Villeroy, o celebrado cantautor brasileiro que vive em Portugal, local escolhido para lançar o disco no dia 12 de maio de 2023.

De acordo com o artista “o novo álbum é inspirado no livro homónimo do filósofo grego Platão. Banquete completa a trilogia de discos que fiz sobre o amor: o primeiro foi Gravidade do Amor, gravado ao vivo em 2016, e depois veio Luz Acesa, gravado ao vivo em 2020. Neste novo álbum eu reuni canções cujo tema é o amor, em suas mais diferentes formas, desde a amizade, a paixão, o amor pela arte, pela ciência ou por uma cidade”.

Banquete, o 14º disco de Antonio Villeroy, apresenta 13 canções, a maioria delas cantada em duo com artistas de diversas nacionalidades, como os brasileiros Francis Hime, Gelson Oliveira e Colombo Cruz, a portuguesa Joana Amendoeira, as italianas Mafalda Minnozzi e Chiara Civello, a francesa Marie Minet, o espanhol Pedro Guerra e a venezuelana Georgina.

O disco é inspirado na obra O Banquete — também conhecida como Simpósio – de Platão, e aborda o mesmo tema que o filósofo grego trabalhava nos seus textos: amigos que falavam sobre o amor durante reuniões regadas a bebida. Para tentar se aproximar desta estrutura, Villeroy decidiu levar para o seu álbum nada menos que 62 artistas das mais diferentes nacionalidades, entregando as suas visões do amor e, como consequência, tornando o assunto principal do disco o mais universal possível.

“Eu queria expandir o álbum. E, realmente, abrir mão do prazo foi a melhor coisa que fiz. Compus muitas coisas novas, com parceiros novos. O álbum cresceu muito e contempla vários géneros que eu gosto de ouvir e de fazer. Tem bossa, tem samba, tem chorinho, ao mesmo tempo que tem reggaeton e baladas românticas. É um disco bem versátil. Tem letras em cinco línguas: português, espanhol, italiano, francês e inglês, que são os idiomas que eu falo e componho” — explica Villeroy.

 

Banquete - Antonio Villeroy:

1. A tal fotografia (Antonio Villeroy)

2. As coisas do mundo (Antonio Villeroy) | Participação especial: Joana Amendoeira (voz)

3. Del amor (Antonio Villeroy e Pedro Guerra) | Participação especial: Pedro Guerra

4. Choro chorado (Francis Hime e Antonio Villeroy) | Participação especial: Francis Hime

5. Por Amsterdam (Antonio Villeroy)

6. Between now and goodbye (Antonio Villeroy e Chiara Civello) | Participação especial: Chiara Civello

7. Canção da magnólia (Antonio Villeroy)

8. Consultório sentimental (Antonio Villeroy) | Participação especial: Colombo Cruz

9. Serena serenata (Jeff Franzel e Antonio Villeroy / Letra-português Antonio Villeroy Letra-italiano Mafalda Minozzi) | Participação especial: Mafalda Minnozzi

10. Certain jour (Antonio Villeroy) | Participação especial: Marie Minet

11. Quien como yo (Antonio Villeroy, Mango e Nabalez) | Participação especial: Georgina

12. Mañana (Antonio Villeroy, Bebeto Alves, Ana Carolina e Aleh / Antonio Villeroy e Bebeto Alves) | Participação especial: Bebeto Alves

13. Mais uma vez (Antonio Villeroy e Gelson Oliveira / Jerônimo Jardim e Antonio Villeroy) | Participação especial: Gelson Oliveira