
The Immigrant - Fuat Tuaç
A imigração é um tema polémico, e não é o único tema relacionável que o aclamado cantor e compositor Fuat Tuaç apresenta no seu segundo álbum The Immigrant (lançado a 26 de maio).
Neste disco Fuat compartilha uma coleção de histórias e experiências sobre a vida no Canadá como um estrangeiro de 30 e poucos anos. "Eu queria falar sobre minha jornada", explica Fuat. "Eu queria falar sobre as pessoas que conheci ao longo do caminho; a minha experiência dentro e fora do mundo do jazz; o que eu esperava do Canadá e o que eu encontrei; como as pessoas me veem e como eu as vejo. Eu queria falar sobre tudo isso e inspirar as pessoas."
Apoiado por alguns dos melhores músicos da cena musical canadiana, Fuat é acompanhado pelo guitarrista hipercriativo Eric St-Laurent, o trompetista Kevin Turcotte, o indicado pela Juno Eric West na bateria e Jordan O'Connor no contrabaixo, enquanto ele conta suas histórias melódicas em inglês, francês e seu turco nativo. Ele convida a célebre vocalista Kim Richardson para um dueto no Chez Moi, e o conhecido cantor de Istambul Yesim Akin junta-se a ele na tradicional canção Uzun Ince Bir Yoldayim, ecoando hinos da Ásia Menor do outro lado do oceano.
The Immigrant é um corpo de trabalho que reflete uma mente sensível, curiosa e culta do século 21. Através de uma coleção de estilos jazz, pop e folk tão ecléticos quanto a vida no planeta terra, Fuat combina a melancólica, mas inspiradora canção que dá nome ao álbum The Immigrant com o grooving Moss Park, uma reflexão sobre os sem-abrigo num parque de Toronto, Who's That Man? fala com todos que já foram despejados e não resistem a espiar o ex nas redes sociais. "As redes sociais regem às nossas vidas. Nós usamos as redes sociais para muitos propósitos diferentes, além de tentar dar às pessoas a impressão de que nossas vidas são perfeitas. Muitas pessoas realmente espiam outras", explica Fuat.
O cantor turco-canadiano explica as suas experiências como um homem solteiro que procura o amor online na peça de abertura No Strings Attached, mas tem sempre um sentido de humor sobre isso. O namoro online tem o seu próprio vernáculo internacional, com regras básicas muito próprias - a infração pode vir com graves consequências. "Eu queria falar sobre como pode parecer impossível, pós-pandemia, conhecer alguém offline. Em última análise, eu gostaria que as músicas do álbum ultrapassassem fronteiras, como eu. Eu acho", sorri Fuat, "que a natureza eclética do álbum se presta a isso."
Sobre o artista:
Fuat Tuaç começou a sua jornada no jazz a cantar na sua cidade natal, em Istambul, naTurquia. Em 2011, mudou-se para Montreal para estudar jazz na Concordia University, e rapidamente terminou com residências em bares e clubes locais, além de se apresentar e organizar jam sessions com outros músicos. Em 2017, lançou o seu primeiro álbum aclamado pela crítica, "Late Bloomer".
Concentrar-se no jazz não foi uma escolha óbvia: Fuat costumava ser um advogado qualificado, exercendo advocacia na Turquia, França e Reino Unido antes de finalmente decidir seguir o jazz a tempo inteiro. Agora, ele canta em cinco idiomas, aperfeiçoando seu ofício e polindo o seu repertório eclético.
Fuat Tuaç - voz, composição
Eric St-Laurent - guitarra
Kevin Turcotte - trompete
Eric West - bateria Convidados: Kim Richardson & Yesim Akin voz
1. No Strings Attached (Tuaç) 2:46
2. Asla Unutamam (Tuaç/Ferrer) 4:00
3. Chez Moi ft. Kim Richardson (Féline/Misraki) 03:52
4. Long & Winding Road (Uzun Ince Bir Yoldayim) (Veysel/Tuaç) 05:45
5. The Immigrant (Tuaç) 3:44
6. Aeroplane (Palmer) 4:00
7. Who’s That Man? (Tuaç) 4:52
8. Moss Park (Tuaç) 3:37
9. La Rua Madureira (Ferrer) 4:44
10. Stay (Tuaç) 3:53
11. Uzun Ince Bir Yoldayim ft. Yesim Akin (Veysel) 6:28