Concertos
Ageas Cooljazz 2024: Diana Krall, Jamie Cullum, Chaka Khan e muito mais
Ageas Cooljazz 2024 - Hipódromo Manuel Possolo
AIR e Lana Gasparøtti - 9 de julho
Chaka Khan e Morcheeba - 10 de julho
Dino D'Santiago e Maro - 19 de julho
Diana Krall - 26 de julho
Marina Sena e Luedji Luna - 27 de julho
Fat Freddy's Drop e Expresso Transatlântico - 30 de julho
Jamie Cullum e Inês Marques Lucas - 31 de julho
Bilhetes disponíveis em cooljazz.pt
O Ageas Cooljazz recebe pela primeira vez a dupla francesa AIR, para uma noite de dupla celebração, a 9 de Julho de 2024, no Hipódromo Manuel Possolo. O grupo comemora 25 anos de edição do seu primeiro álbum, “Moon Safari” (1998), no ano em que o Ageas Cooljazz celebra 20 anos. Mais uma noite de estreia, onde a celebração AIR play Moon Safari sobe ao palco do Ageas Cooljazz para uma noite única.
***
Lana Gasparøtti estreia-se no festival no dia de AIR. A artista portuguesa junta-se ao alinhamento que contempla o grupo francês e à celebração dos 25 anos de edição do seu primeiro álbum, “Moon Safari” (1998). É natural de Lagos e está confirmada no Ageas Cooljazz, onde apresenta o seu álbum de estreia. A luso-croata estudou piano clássico e licenciou-se em piano jazz, iniciando a sua jornada enquanto instrumentista, explorando sonoridades como jazz, hip-hop, drum and bass e música eletrónica. Em 2023, a artista editou os seus primeiros singles - “Something in my way” e “Mar”.
***
Chaka Khan, um ícone incontornável da música soul estreia-se no palco do Ageas Cooljazz, na edição que celebra 20 anos, para um concerto único a 10 de Julho, no Hipódromo Manuel Posso, em Cascais. "I'm Every Woman”, “Ain’t Nobody” ou “Tell Me Something Good" são alguns dos clássicos intemporais que a artista apresenta. A artista chega a Cascais num ano emblemático de celebração dos 50 anos de carreira.
Começou o seu percurso nos anos 70, com a banda Rufus, captando a atenção de Stevie Wonder. A carreira da artista conta com diversas colaborações com artistas como Ray Charles, no dueto "I'll Be Good to You, no álbum “Back on the Block” (1989) de Quincy Jones, ou Prince, na produção do álbum “Come 2 My House” (1998).
***
Os Morcheeba são a mais recente confirmação do Ageas Coolazz! A noite de 10 de julho é uma noite de estreias no Ageas Cooljazz. Depois da confirmação de Chaka Kan?- A Celebration Of 50 Years In Music, surge mais uma estreia na edição de celebração dos 20 anos do festival: os britânicos Morcheeba. Uma das mais míticas e impactantes bandas europeias sobe ao palco do Ageas Cooljazz onde apresenta uma sonoridade baseada em jazz, R&B, trip-hop, folk-rock, rock e pop.
O grupo inglês surge já na segunda metade dos anos 90 e lançou recentemente “Blackest Blue” (décimo álbum em maio de 2021), onde aprofunda uma viagem às misturas de gêneros musicais que explorou ao longo da sua carreira. “The Sea” e “Rome Wasn’t Built in a Day” são alguns dos grandes êxitos reconhecidos em todo o mundo.
***
O Ageas Cooljazz recebe pela primeira vez o artista Dino D’Santiago, dia 19 de Julho no Hipódromo Manuel Possolo, para uma noite dedicada à celebração da música portuguesa. O artista de Quarteira prepara um concerto novo, para a celebração dos 20 anos do festival.
Dino D’Santiago é hoje uma figura central da música portuguesa. O artista trabalha a tradição cabo-verdiana com o peso contemporâneo da eletrónica global. Os álbuns “Eva” (2013), “Mundu Nôbu” (2018), “Kriola” (2020) e “Badiu” (2021), são o reportório apresentado por Dino D’Santiago. A voz única e a energia contagiante de Dino D’Santiago tornam os seus concertos em momentos únicos, de interação e participação do público. O Ageas Cooljazz prepara uma noite portuguesa inesquecível, para a celebração dos 20 anos do festival.
***
Maro vai atuar a 19 de julho - numa noite dedicada à música portuguesa - onde irá apresentar o seu último álbum “hortelã” (Abril 2023), bem como êxitos da sua carreira.
Cantora, multi-instrumentalista, compositora e produtora, são algumas das facetas de Maro. Licenciada na Berklee College of Music (Boston), a artista portuguesa estreou-se em 2018, tendo editado no mesmo ano cinco álbuns e um EP. Em 2019, juntou-se a Jacob Collier na DJESSE World Tour (2019), como parte da banda. Em 2020, nasce “ITSAME, MARO!”, um projeto dedicado a promover as colaborações entre artistas à distância. A série inclui 100 episódios com artistas de todos os géneros musicais, como Eric Clapton, Lennon Stella, The Paper Kites, Pablo Alborán, Lizzy McAlpine, Madison Cunningham, ANAVITÓRIA, Ivan Lins, Vitor Kley, Sílvia Pérez Cruz, Maria Gadú, Mayra Andrade, Rui Veloso, Lionel Loueke, entre outros.
Foi a vencedora do Festival da Canção e representou Portugal na Eurovisão (2022) com o tema “Saudade, saudade”. No mesmo ano, editou o álbum “can you see me?” (2022), onde a artista explora sonoridades como pop, trap, world e folk. Em “hortelã” (abril de 2023), apresenta uma versão intimista com uma presença acústica de folk.
***
No dia 26 de julho, o Hipódromo Manuel Possolo recebe a estrela mundial Diana Krall. A artista canadiana marca presença no festival que assinala os 20 anos desde a sua primeira edição.
Álbuns como “All of You” (1996), “When I Look in Your Eyes” (1999), “The Look of Love” (2001), “The Girl in the Other Room” (2004), “Quiet Nights” (2009) até aos mais recentes “Turn Up the Quiet” (2017) e “This Dream of You” (2020) ajudaram a construir uma carreira que tornou Diana Krall como a absoluta rainha do jazz mundial.
***
Na mesma noite, o Ageas Cooljazz apresenta a baiana Luedji Luna, uma das vozes mais ativas do Brasil no momento. Os seus dois álbuns constituem peças fundamentais da música brasileira atual. Em 2017 lançou “Um Corpo no Mundo” e já em 2021 apresentou “Bom Mesmo É Estar Debaixo D`Agua”, álbum esse que rendeu à artista brasileira a nomeação para “Melhor Álbum de MPB” dos Grammy Latino do mesmo ano. Presenças em meios internacionais como Tiny Desk, Colors e Afropunk dão a dimensão internacional da obra de Luedji Luna.
***
Para 27 de julho, o Ageas Cooljazz sugere um absoluto fenómeno da cultura brasileira mais recente, Marina Sena, que colocou na rua a estrondosa estreia, intitulada “De Primeira”, em 2021, uma descarga pop com toques de eletrónica com assinatura brasileira (elementos funk, baile, entre outros). Oriunda do norte de Minas Gerais, a artista não parou desde então com uma quantidade enorme de concertos, capas de revista, premiações, digressões internacionais, novo álbum em 2023 (“Vicio Inerente”) e um público conquistado a cada dia, como refletem os 5 milhões de ouvintes mensais na plataforma de streaming Spotify.
***
O colectivo Fat Freddy`s Drop estreia-se no Ageas Cooljazz a 30 de julho de 2024. O espetáculo decorre no Hipódromo Manuel Possolo, em Cascais, que se prepara para receber os neo-zelandeses no verão do próximo ano.
São uma das bandas mais celebradas no mundo no que à música de fusão diz respeito. Partindo do jazz, soul, dub, rhythm and blues, juntado música eletrónica, Fat Freddys Drop destacam-se por serem tão inigualáveis em termos de estilo musical, criando à sua volta uma base de fãs muito alargada.
***
Os Expresso Transatlântico estreiam-se no Ageas Cooljazz a 30 de Julho, penúltima noite da edição de celebração dos 20 anos. A banda portuguesa apresenta ao vivo o seu primeiro álbum “Ressaca Bailada” (2023), imediatamente antes dos neo-zelandeses Fat Freddy`s Drop. Expresso Transatlântico é uma viagem musical entre as influências da tradição portuguesa e as sonoridades globais contemporâneas. Com Gaspar Varela (guitarra portuguesa), Sebastião Varela (guitarra elétrica) e Rafael Matos (bateria), a banda ilustra musicalmente as suas vivências com a cidade de Lisboa cosmopolita e multicultural como inspiração, fazendo da guitarra portuguesa a personagem principal dos seus temas.
Depois do sucesso do EP de estreia, “Expresso Transatlântico” (2021), que levou o trio lisboeta aos grandes palcos portugueses e internacionais, chegam agora ao Ageas Cooljazz para um concerto especial, numa noite de estreias.
***
O músico britânico Jamie Cullum é a primeira confirmação da edição de 2024 do Ageas Cooljazz. O festival festeja o 20º aniversário e anuncia um artista que se funde na história do festival e da própria presença do artista em Portugal. A data acontece no dia 31 de julho no Hipódromo Manuel Possolo, em Cascais.
São inúmeros os clássicos e interpretações de outros tantos clássicos que o génio britânico já nos deu. “What a Difference A Day Made”, “Im All Over it”, “Gran Torino”, “Everlasting Love”, “Don’t Stop The Music”, “High And Dry”, “These Are The Days”, destacam-se entre muitos outros temas que marcam a carreira de um dos músicos mais brilhantes da família jazz mundial.
20 anos de Ageas Cooljazz. A primeira edição de 2004 apresentou um festival de verão absolutamente diferenciado. Com o suceder dos anos, somaram-se os concertos icónicos, artistas a nascerem no festival, o público cada vez mais rendido ao critério artístico, assim como ao conforto do espaço. O Ageas Cooljazz tornou-se de forma inquestionável como um dos eventos culturais mais importantes do país, assumindo a sua diferenciação de ano para ano e tendo o foco no que o distingue: um cartaz cultural único, a beleza ímpar dos espaços verdes, o usufruto da paisagem arquitetónica, o conforto do lugar marcado num festival de verão e o foco total na sustentabilidade desde a primeira hora do seu nascimento. São 20 anos de Ageas Cooljazz, muitas histórias feitas e muitas por fazer.
“Num ano especial como o de 2024 em que passam 20 anos desde a primeira edição do Ageas Cooljazz, para nós era fundamental ter alguém com uma história tão próxima e tão ligada à nossa como o Jamie Cullum. Vai ser um grande ano!”
(Karla Campos, diretora da Live Experiences / Ageas Cooljazz)
O AGEAS COOLJAZZ TEM 3 CONCERTOS POR NOITE
Começa às 20h com as Cascais Jazz Sessions by Smooth FM, depois segue-se o Primeiro Concerto no palco principal e termina com o Grande Concerto no palco principal. Pode consultar todos os horários do festival em cooljazz.pt
20 ANOS AGEAS COOLJAZZ 2024
AIR | LANA GASPARØTTI
9 Julho 2024, Hipódromo Manuel Possolo, Cascais
Abertura de portas – 19h00
Cascais Jazz Sessions by Smooth FM– 20h00
PLATEIA GOLD 55,00 € | PLATEIA A 45,00 € | BANCADA (SEM MARCAÇÃO) 35,00 € | PLATEIA EM PÉ 30,00 €
MOBILIDADE REDUZIDA - PLATEIA A 45,00 € | MOBILIDADE REDUZIDA - BANCADA 35,00 €
CAMAROTES 1A 45,00 € | CAMAROTES 2A 40,00 € | CAMAROTES 3A 40,00 €
CHAKA KHAN | MORCHEEBA
10 Julho 2024, Hipódromo Manuel Possolo, Cascais
Abertura de portas – 19h00
Cascais Jazz Sessions by Smooth FM– 20h00
Primeiro Concerto Palco Principal – a anunciar
Grande Concerto Palco Principal – a anunciar
PLATEIA GOLD 55,00 € | PLATEIA A 45,00 € | BANCADA (SEM MARCAÇÃO) 35,00 € | PLATEIA EM PÉ 30,00 €
MOBILIDADE REDUZIDA - PLATEIA A 45,00 € | MOBILIDADE REDUZIDA - BANCADA 35,00 €
CAMAROTES 1A 45,00 € | CAMAROTES 2A 40,00 € | CAMAROTES 3A 40,00 €
DINO D’SANTIAGO | MARO
19 Julho 2024, Hipódromo Manuel Possolo, Cascais
Abertura de portas – 19h00
Cascais Jazz Sessions by Smooth FM– 20h00
GOLD – 40€ | PLATEIA A – 35€
MOBILIDADE REDUZIDA - PLATEIA A 35€ | BANCADA SEM MARCAÇÃO – 30€
Plateia em pé – 25€ | Camarote 1ª – 35€ | Camarote 2ª – 35€ | Camarote 3ª – 35€
DIANA KRALL
26 Julho 2024, Hipódromo Manuel Possolo, Cascais
Abertura de portas – 19h00
Cascais Jazz Sessions by Smooth FM– 20h00
PLATEIA GOLD - 70€ | PLATEIA A - 60€ | PLATEIA B - 45€ | PLATEIA C - 40€
BANCADA SEM MARCAÇÃO - 35€ | PLATEIA EM PÉ - 30€
MOBILIDADE REDUZIDA - PLATEIA B - 45€ | MOBILIDADE REDUZIDA BANCADA - 35€
CAMAROTES 1A ORDEM - 45€ | CAMAROTES 2A ORDEM - 40€ | CAMAROTES 3A ORDEM - 40€
MARINA SENA | LUEDJI LUNA – UMA NOITE DOIS CONCERTOS
27 Julho 2024, Hipódromo Manuel Possolo, Cascais
Abertura de portas – 19h00
Cascais Jazz Sessions by Smooth FM– 20h00
PLATEIA GOLD - 45€ | PLATEIA EM PÉ - 30€
MOBILIDADE REDUZIDA - PLATEIA GOLD - 45€
FAT FREDDY’S DROP | EXPRESSO TRANSATLÂNTICO
30 julho 2024, Hipódromo Manuel Possolo, Cascais
Abertura de portas – 19h00
Cascais Jazz Sessions by Smooth FM– 20h00
PLATEIA GOLD – 45€ | BANCADA (sem marcação) – 35€ | PLATEIA PÉ – 30€
MOBILIDADE REDUZIDA PLATEIA GOLD – 45€ | MOBILIDADE REDUZIDA BANCADA – 35€
CAMAROTES 1A ORDEM – 40€ | CAMAROTES 2A ORDEM – 40€ | CAMAROTES 3A ORDEM - 40€
JAMIE CULLUM |
31 Julho 2024, Hipódromo Manuel Possolo, Cascais
Abertura de portas – 19h00
Cascais Jazz Sessions by Smooth FM– 20h00
PLATEIA GOLD - 60€ | PLATEIA A - 50€ | PLATEIA B - 40€
BANCADA (sem marcação) - 35€ | PLATEIA PÉ - 30€
CAMAROTES 1A ORDEM - 45€ | CAMAROTES 2A ORDEM - 40€ | CAMAROTES 3A ORDEM - 40€