Matosinhos em Jazz regressa em Julho

FESTIVAL MATOSINHOS EM JAZZ 2023
8 DE JULHO - MARIA JOÃO & MÁRIO LAGINHA
9 DE JULHO, 18H - JONATHAN FERR
15 DE JULHO, 18H - YAZMIN LACEY
16 JULHO, 18h – KAMAAL WILLIAMS
23 DE JULHO - AMANDA WHITING
Os portugueses Maria João e Mário Laginha e a harpista galesa Amanda Whiting juntam-se ao cartaz do Matosinhos em Jazz 2023. O festival previsto para o próximo mês de julho apresenta mais dois momentos musicais que certamente ficam na história do evento, que decorre no Coreto dos Jardins Basílio Teles, em Matosinhos.
Quando o assunto é jazz português, os nomes de Maria João e Mário Laginha assumem vital importância de um legado incomparável. A sua arte extravasa as fronteiras do jazz e marca um momento muito importante na musica portuguesa. Munida da voz de Maria João e o piano de Mário Laginha, a dupla apresenta-se no já mítico Coreto do Jardim Basilio Teles no arranque do festival: 8 de julho.
Mais adiante na programação (23 de julho) é a vez da harpista galesa Amanda Whiting apresentar o seu trabalho único em torno da sua harpa e todas as explorações à volta do jazz. A sua singularidade, muito bem exposta no último trabalho “Lost in Abstraction” (2022), indica-nos que a tarde (18h) de domingo do Matosinhos em Jazz será memorável.
De recordar que o festival já anunciou Jonathan Ferr (9), Yazmin Lacey (15) e Kamaal Williams (16), com concertos de entrada livre, sempre às 18h no Coreto do Jardim Basílio Teles, em Matosinhos. No mesmo jardim, e durante todo o mês de julho, fica também disponível a exposição resultante de obras criadas por artistas portugueses convidados a reinterpretar icónicas capas de álbuns de jazz. Os artistas convidados serão brevemente anunciados.