Ouça a Smooth FM em qualquer lado.
Faça o download da App.

TEATRO / DANÇA

Partilhamos aqui algumas das sugestões culturais que falamos na emissão.

FESTIVAL DE JAZZ BERNARDO SASSETTI 
O Festival de Jazz Bernardo Sasseti este ano apresenta-se no Porto de 7 a 10 de dezembro na Casa da Música, com concertos inéditos, artistas nacionais, internacionais e ainda um conjunto de jam sessions.  
Dia 7 dezembro, quinta-feira, 21:30, SALA SUGGIA na Casa da Musica, Porto. 
Kevin Hays, pianista, compositor e cantor de jazz, tem um percurso discográfico aclamado pela crítica, o que já lhe rendeu um Grammy. Tem também múltiplas participações em álbuns de grandes nomes como Brad Mehldau, Chris Potter, Bill Stewart, Joshua Redman, Jeff Ballard, Nicholas Payton e Al Foster, entre muitos outros, e a tournées mundiais com James Taylor, Sonny Rollins, John Scofield, Joe Henderson e Roy Haynes. Hays co-escreveu ainda boa parte dos temas inscritos no disco homónimo da Steve Gadd Band, distinguido como Melhor Álbum Instrumental Contemporâneo de 2019. Neste concerto, apresenta-se a solo. 
9 dezembro, sábado, 21:00, SALA 2, Casa da Música, Porto. 
O saxofonista Ricardo Toscano tem vindo a afirmar-se como um dos grandes nomes da nova geração de instrumentistas de jazz portugueses. Apresenta-se com o seu quarteto de músicos, com quem toca há 10 anos. Ricardo Toscano 4Teto Toca Sassetti é uma homenagem ao legado musical de Bernardo Sassetti.  
Este bilhete também dá acesso ao Cine-Concerto com Filipe Raposo no mesmo dia na Casa das Artes no Porto, às 18h00. 
10 de dezembro, domingo, 16:00, SALA 2, Casa da Música, Porto 
Carlos Azevedo é pianista de jazz, ex-diretor da Orquestra Jazz de Matosinhos e figura marcante do género em Portugal. Lançou recentemente, num CD editado pela Porta Jazz, os temas que integram o repertório deste concerto.  
Carlos Azevedo 4Teto + Neighbour Lizard, a Carlos juntam-se quatro músicos, compositores e improvisadores de exceção que desafiam as fronteiras da música instrumental – os Neighbour Lizard. A criação coletiva, a espontaneidade e o risco são as forças motrizes. O resultado é um repertório único, que celebra a liberdade e onde a improvisação é a chave! 

TANGO PASSION 
Desde o seu “aparecimento” no início do século XX, o Tango ganhou o mundo com a sua sonoridade única, sensual, boémia e nostálgica da alma portenha. 
A música quente da América do Sul, cujo ritmo definido nos faz acompanhar o som marcante do Maestro Bandeonista argentino Walter Hidalgo e o seu quarteto, num panorama sonoro pintado pela coreografia complexa e demarcada por um casal de bailarinos. A sensualidade, o drama, a paixão e intensidade dos movimentos acompanham um estilo musical num ritmo sincopado, ou seja, com notas tocadas num tempo fraco e que se prolonga até um tempo forte, o que desloca a acentuação do ritmo acelerado do bater do coração. 
Entre outros, celebra-se o mestre Piazzolla e o seu icónico Libertango, e presta-se homenagem aos mais “puristas” através de La Cumparsita, de Gerardo Rodriguez. 
Segundo o poeta argentino Discépolo, “o Tango é um pensamento triste que se pode dançar”, e é também a sensualidade entrelaçada de dois corpos com a música. Começou por ser dançado apenas por homens aquando do seu despontar nas ruas de Buenos Aires e Montevideo durante as duas últimas décadas do século XIX. 
Ao longo do concerto, o quarteto transporta o publico numa viagem pela música e poesia do Rio de la Plata. 
Das Milongas de Montevideu aos subúrbios de Buenos Aires… Um espetáculo de música e dança imperdível! 
NOTA: O Tango é considerado Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO desde 2009 
6 dezembro, 21h30,  Teatro José Lúcio da Silva, Leiria 
7 dezembro, 21h30, Cine-Teatro Paraíso, Tomar 
8 dezembro, 17h, Fórum Cultural de Alcochete 
9 dezembro, 21h30, Cine-Teatro de Benavente 
10 dezembro, 17h, Cineteatro Messias, Mealhada 
11 dezembro, 21h, Cineteatro Capitólio, Lisboa 


THE LITTLE PRINCE | O PRINCIPEZINHO 
Do livro para o palco um sucesso internacional, baseado na obra The Little Prince (O Principezinho), de Antoine de Saint-Exupéry, que celebra o 80.º aniversário da sua edição. 
Uma combinação perfeita de uma coreografia inovadora, fantásticas acrobacias aéreas e terrestres e uma moderna tecnologia de multimédia tornam este espectáculo numa experiência altamente imersiva. 
Uma viagem ao mundo cósmico de um aviador perdido no deserto que encontra o Principezinho, que voou de um planeta para outro à procura de uma ovelha. Um narrador acompanha toda a jornada do Principezinho, onde encontra diversas personagens magníficas que comunicam harmoniosamente através da dança, do gesto e do movimento. 
80 anos depois do seu lançamento, "O Principezinho" de Antoine de Saint-Exupéry continua a ser um dos livros mais vendidos e traduzidos de todos os tempos. Foi traduzido para mais de 300 idiomas e dialetos e vendeu aproximadamente 140 milhões de cópias. 
7 a 17 de dezembro no Teatro Tivoli BBVA em Lisboa 
Coreografia e Direção: Anne Tournié 
Adaptação e Co-direção: Chris Mouron 
Música: Terry Truck 
Baseado no livro original de Antoine de Saint-Exupéry, Edições Gallimard, 1945 

PORTÁTIL (teatro de improviso)  
Portátil é a criação de teatro de improviso do elenco Porta dos Fundos e Inês Aires Pereira.  
Juntam-se em palco de 14 a 21 de dezembro em várias cidades do país.  
Com muita criatividade e humor, vai ser recriada uma história a partir de alguém do público, que nos transporta para toda a sua vivência e acontecimentos mais marcantes, como o nascimento, as relações com pai, mãe, a infância, adolescência, os medos, o sonho. 
Com encenação de Bárbara Duvivier, o elenco conta com Gregório Duvivier, João Vicente de Castro, Gustavo Miranda e Inês Aires Pereira, acompanhados em palco pelo pianista Andrés Giraldo. 
 
Datas da tour: 
14 e 15 de Dezembro, Teatro Sá da Bandeira, Porto 
16 de Dezembro, Altice Fórum Braga, Braga 
17 de Dezembro, Convento S. Francisco, Coimbra 
18, 19 e 20 de Dezembro, Aula Magna, Lisboa 
21 de Dezembro, Local a anunciar 


Bilheteiras: 
Lisboa – Bilhetes Lisboa | Portátil
Porta Dos Fundos C/ Inês Ap - Ticketline (sapo.pt) 
Porto – Bilhetes Porto | Portátil
Porta Dos Fundos C/ Inês Ap - Ticketline (sapo.pt) 
Braga – Bilhetes Braga | Portátil
Porta Dos Fundos C/ Inês Ap - Ticketline (sapo.pt) 
Coimbra - Bilhetes PORTÁTIL | PORTA DOS FUNDOS COM INÊS AIRES PEREIRA - Convento São Francisco (bol.pt) 

LA SYLPHIDE - DANÇA  
La Sylphide relata a história do escocês James, que na manhã do seu casamento com Effie é acordado por uma Sylphide, um ser alado por quem se sente imediatamente atraído. Não conseguindo deixar de pensar nela, corre para a floresta para a tentar encontrar e arranjar uma forma de a tornar humana, para que assim possam viver felizes para sempre. No entanto, o desenlace da história de James e Sylphide revela-se trágico. Ao ser envolvida numa écharpe que prometia trazê-la  para a esfera humana, Sylphide desvanece nos braços de James e morre. 
La Sylphide é considerado o primeiro bailado romântico da história da dança. Muito embora alguns dos seus componentes, como a utilização de pontas, de saias compridas de musselina branca e o recurso a personagens que evocam seres sobrenaturais não fossem uma novidade à época da sua estreia, é com La Sylphide que estes elementos ganham uma maior dimensão e se tornam sinónimo de bailado romântico. A sua história expressa precisamente conflitos e inquietações do período Romântico, um período caracterizado pela intensidade das emoções e por um forte anseio por um mundo mais puro e genuíno.  
Estreado a 12 de Março de 1832 na Academia Real de Música em Paris, com coreografia de Filippo Taglioni e música de Jean Schneitzhoeffer, La Sylphide ganhou uma enorme popularidade junto do público. Em 1836, August Bournonville cria a sua versão coreográfica com uma nova partitura de Herman Löwenskjold para o Ballet Real da Dinamarca. Esta versão, que entrou no repertório da CNB em 1980, tornou-se também uma referência do trabalho deste mestre dinamarquês, continuando hoje em dia a ser uma das versões mais dançadas por todo o mundo. 
Uma jóia do bailado clássico do período romântico que, mesmo dois séculos depois da sua estreia, continua a contar-nos histórias e a fazer-nos sonhar. 
Em digressão pelo país: 
- 27 de outubro de 2023, Teatro das Figuras, Faro 
- 6 a 17 de dezembro de 2023 no Teatro Nacional São Carlos, em Lisboa (Dias da semana, às 20h, Sábados, às 18h30, Domingos, às 16h). 
- 29 de dezembro de 2023 Teatro Municipal Joaquim Benite, Almada.


CIRQUE DU SOLEIL | OVO 
O Cirque du Soleil regressa a Lisboa este ano, com o relançamento do espetáculo OVO, um dos mais emocionantes e coloridos da companhia está de volta. Com três novos atos e novas personagens, este espetáculo único vai estar na Altice Arena a entre os dias 20 e 30 de dezembro de 2023. 
“Ovo” – cujo nome curiosamente se mantém em português e no original – conta a história de uma precipitada corrida para um ecossistema cheio de vida e de cor, onde insetos trabalham, comem, rastejam, brincam, lutam e até se apaixonam. Tudo isto num enorme e grandioso tumulto de energia, onde o contraste entre o barulho e o silêncio são um dos ingredientes principais que prometem surpreender até o espectador mais cético. 
A vida flui com toda a intensidade neste universo animado, até que, um dia, um ovo misterioso aparece no meio dos insetos. A surpresa e a curiosidade pelo objeto icónico tornam-se no enredo perfeito para uma história única, que para além de retratar o ciclo da vida na sua ordem mais natural, aborda o amor inocente entre uma sedutora Joaninha e o inseto desajeitado que nasce do ovo invulgar. 
OVO é a natureza sem filtros. Um retrato fictício repleto de imaginação, luz, som e emoção, onde cada personagem assume um papel que promete transformar a nossa maneira de olhar para a natureza. 
20 a 30 de dezembro na Altice Arena, Lisboa. 


O LAGO DOS CISNES - CLASSIC STAGE (DANÇA)
17ª Temporada Clássica - Bailado em quatro atos. Repleto de romantismo e beleza, O LAGO DOS CISNES é considerada a obra-prima mais espetacular do repertório da dança clássica. Um tema de verdadeira poética romântica, onde o bem triunfa sobre o mal. 
Uma produção clássica com elementos cenográficos de um realismo incrível, figurinos deslumbrantes, acessórios manufaturados com detalhes sumptuosos e um leque de melodias encantadoras que compõem esta grande obra-prima do bailado clássico. Um elenco de artistas internacionais composto por nove nacionalidades, dão corpo e alma a esta brilhante e irresistível produção clássica. Uma experiência imperdível e memorável. Um espetáculo único que irá perdurar na memória do público. 
Música PIOTR TCHAIKOVSKY | 
Libreto VLADIMIR BEGICHEV e VASILY GELTZER | 
Coreografia MARIUS PETIPA e LEV IVANOV | 
Cenografia e Figurinos CLASSIC STAGE | 
24 e 25 de novembro, no Coliseu Porto Ageas  
9 de dezembro 2023, 21h30, Teatro Vírginia - Torres Novas
28 de dezembro de 2023, Fórum Braga
5 e 6 de janeiro de 2024 , Coliseu Lisboa

O QUEBRA-NOZES - DANÇA 
Um conto de Natal. O QUEBRA-NOZES apresenta uma narrativa encantadora que desperta o nosso imaginário, remetendo-nos para o reino da fantasia. 
Um sonho de Natal com bonecos animados, criaturas maléficas e um herói improvável – o príncipe Quebra-Nozes. 
Repleto de romance e fantasia, a obra-prima O QUEBRA-NOZES exalta a capacidade de as crianças sonharem e a genuinidade dos seus sentimentos – o primeiro amor de Clara. 
O QUEBRA-NOZES perpetuou o génio de Tchaikovsky com a famosa Opus 71, repleta de notáveis melodias como a Dança da Fada do Açúcar e A Valsa das Flores. 
Marius Petipa revelou a sua originalidade e criatividade no desenvolvimento coreográfico desta obra-prima intemporal, que continua a ser um dos espetáculos mais representados de sempre, especialmente na época natalícia. 
Uma produção clássica com elementos cenográficos de um realismo incrível, figurinos deslumbrantes, acessórios manufaturados com detalhes sumptuosos e um leque de melodias encantadoras que compõem esta grande obra-prima do ballet clássico. 
Um elenco de artistas internacionais composto por nove nacionalidades, dão corpo e alma a esta brilhante e irresistível produção clássica. Uma experiência imperdível e memorável. Um espetáculo único que irá perdurar na memória do público. 
Produção Classic Stage 
7 janeiro de 2024, Coliseu dos Recreios, Lisboa, 11h + 16h 

ALADINO NO GELO 
O André Leitão, a Cláudia Pascoal e o João Paulo Sousa vão voar até Agrabah no musical “O Aladino no Gelo”, em cena na AM Arena no exterior do MAR Shopping Matosinhos, de 18 de novembro a 7 de janeiro. 
Aladino no Gelo é um musical adaptado do clássico intemporal “Aladino”, onde a história, tão bem conhecida de todos, é abordada com um argumento disruptivo assente na temática da liberdade, sempre de uma forma vibrante, divertida e inesperada. 
Preparem-se para viajar por um espetáculo visualmente deslumbrante, numa aventura alucinante repleta de magia e aventura, onde os tapetes voam e os desejos se realizam. 
Artes circenses, magia, música arrebatadora e personagens deliciosamente divertidas, vão encantar o público ao longo desta experiência envolvente no reino tão incrível, quanto improvável, de Agrabah! 
De 18 de novembro de 2023 a 7 de janeiro de 2024 na AM Arena - MAR Shopping Matosinhos

PINÓQUIO | UMA AVENTURA MUSICAL 
Era uma vez um tronco de madeira que, certo dia, foi oferecido a Gepetto, um velho carpinteiro amante de marionetas, que sempre sonhou ser pai. Construiu rapidamente um boneco que por magia ganha vida e é aí que toda esta inquietante aventura começa. Pinóquio, que ambiciona ser um menino de verdade, escolhe sempre a diversão em vez da escola, desobedecendo ao seu pai, e rapidamente percebe que nem sempre será esse o melhor caminho. Conhece várias personagens ao longo da sua viagem que vão deliciar o imaginário de miúdos e graúdos... passando pelo Grilo Falante, a Fada Azul, a Raposa e o Gato, entre muitos outros. 
Um espetáculo que dá ênfase à importância da educação e da ética na formação das crianças desde a mais tenra idade, tendo sempre o amor como peça fundamental no caminho do autoconhecimento, sendo este a principal chave para o desbloqueio de todos os problemas que vão surgindo. Esta adaptação musicada da obra de Carlo Collodi "As Aventuras de Pinóquio", far-nos-á imergir na história de uma das personagens mais famosas da literatura para crianças, de uma forma leve e descomplicada. 
Não pode perder este maravilhoso musical onde, para além do nariz de Pinóquio, vão crescer gargalhadas, suspiros e muitos sorrisos. 
Com: Filipa Saavedra, JP Costa, Sara Brás, Pedro Simões 
18 de novembro de 2023 a 7 de janeiro de 2024 no Auditório do Casino Estoril. Para maiores de 6 anos.  

MARTA GAUTIER - CONVERSAS SÉRIAS 
Marta Gautier é psicóloga clínica, escritora, mãe de 3 rapazes, autora do podcast "Aconteceu Uma Situação", e está de volta aos palcos com o espetáculo "Conversas Sérias". 
"Às vezes, há uma parte de mim que não acredita. Vou, volto, faço, aconteço, tudo numa agonia. Outras vezes, paro e fico em silêncio. Percebo então o quanto corro para não sentir. O quanto me assusta olhar, com atenção, para o que acontece dentro de mim. 
Nas sessões do 'Conversas Sérias’ vamos olhar com atenção. Pode eventualmente inspirar quem quer chegar à melhor de versão de si mesmo. Cada sessão tem um tema diferente e no fim quem quiser pode fazer perguntas ou partilhar algo de si. " 
Teatro Villaret em Lisboa 

11 dezembro 2023, 20h ESGOTADO 
19 dezembro 2023, 20h 
16 janeiro 2024, 20h 

SONHO DE UMA NOITE DE VERÃO (TEATRO) 
A conhecida e divertida comédia de Shakespeare, “Sonho de uma Noite de Verão” em versão musical no Teatro da Trindade Inatel.  
Temas portugueses, conhecidos do grande público, interpretados com novos arranjos e integrados na história, como se dela sempre tivessem feito parte. O resultado adivinha-se surpreendente e envolvente, num jogo de memórias coletivas ao qual será difícil não participar. 
Teseu, Duque de Atenas, e Hipólita, Rainha das Amazonas, vão-se casar dentro de quatro dias. Para animar a boda, Teseu lança um concurso de teatro, ao qual concorre um divertido grupo de artesãos, que vai para o bosque ensaiar a tragédia de Píramo e Tisbe, uma peça bem intencionada mas muito mal representada. 
Hérmia e Lisandro, dois jovens atenienses, estão apaixonados. Demétrio está apaixonado por Hérmia e conta com o apoio do pai dela, que ameaça pô-la num convento caso não queira casar. Helena, por seu lado, sofre, porque está apaixonada por Demétrio e o seu amor não é correspondido. Hérmia foge com Lisandro e Demétrio segue-os, sendo este seguido por Helena. 
No bosque, Oberon, rei das fadas, quer recuperar o amor da sua rainha, Titânia, e pede a Puck que lhe arranje uma flor mágica, que ao ser esfregada nos olhos de alguém faz com que essa pessoa se apaixone pela primeira criatura que lhe surja à`frente. Mas Puck põe o extrato da flor nos olhos errados, desencadeando uma sucessão de enganos entre os jovens, os artesãos e as fadas que habitam o bosque mágico, numa inesquecível noite de Verão, onde um mundo pacato e insuspeito está prestes a ser incendiado pelo desejo e pela paixão. 
Qua a Sáb 21:00, Dom 16:30, Duração: 130 min. / Sala Carmen Dolores / 10€ a 22€ 
21 de setembro de 2023 a 28 de janeiro de 2024 no Teatro da Trindade Inatel, em Lisboa. 
 
PELA PONTA DO NARIZ (TEATRO) 
Aldo Lima e José Pedro Gomes estão de volta com a comédia Pela ponta do nariz, uma encenação de Ricardo Neves-Neves, na adaptação portuguesa de Par le bout du nez, dos dramaturgos franceses Matthieu Delaporte e Alexandre de La Patellière.
A poucas horas de fazer o discurso de tomada de posse, o recém-eleito primeiro-ministro é assaltado por uma incapacitante comichão no nariz que se manifesta sempre que tenta discursar. Incapaz de conter a vontade irreprimível de se coçar e confrontado com a forte possibilidade de se expor ao ridículo perante o país inteiro, não lhe resta alternativa senão recorrer aos serviços de um prestigiado psiquiatra.
Apesar da sua descrença e falta da confiança na psicanálise, vê-se obrigado a ceder... À medida que o tempo vai passando os segredos começam a vir à tona e os dois homens deixam-se enredar numa divertida luta de poder. 
 

FELIZ ANIVERSÁRIO (teatro)  
Feliz aniversário é uma comédia de grande sucesso internacional da autoria de Marc Camoletti que, durante 6 anos, foi representada no West End em Londres e na Brodway em Nova Iorque.  
Agora chega aos palcos nacionais, pela mão de João Baião acompanhado por Cristina Oliveira, Fernando Gomes, Heitor Lourenço, Susana Cacela e Joana França. 
Sinopse: Na casa de campo Bernardo, aproveitando a oportunidade de a sua mulher estar fora, programa passar um fantástico fim de semana com a linda e elegante amante que comemora o seu aniversário. 
Tudo está bem planeado, nada pode dar errado.... Até que… em cima da hora a sua mulher decide não ir embora. Tudo pode piorar? Sim, na verdade, mas levaria muito tempo para explicar aqui. Basta dizer que as complicações, equívocos e artifícios aumentam a uma velocidade vertiginosa para uma inevitável noite de grande diversão e de muitas gargalhadas. 


Elenco:
João Baião 
Cristina Oliveira 
Fernando Gomes 
Heitor Lourenço 
Bruna Andrade 
Joana França  

Datas:  
Dias 8 e 9 de dezembro 21h30 - Auditório do Centro de Artes de Águeda 
De 14 a 16 de dezembro - Cineteatro municipal D. João V, Damaia  
Dia 29 e 30 de dezembro – CAE, Grande Auditório, Figueira da Foz 
Dias 5 e 6 janeiro 2024 – Europarque, Santa Maria da Feira  
De 10 e 13 janeiro, Teatro Tivoli BBVA, Lisboa   
Dias 2 e 3 de fevereiro, Coliseu Porto Ageas  
Dia 16 fevereiro, Altice Forum Braga, Grande Auditório  
Dias 8 e 9 de março, Centro Cultural de Tábua 

Sugestões Culturais

Preencha os seguintes dados, por favor:

Por favor, faça a conta abaixo.