Sugestões Culturais

TEATRO / DANÇA

Partilhamos aqui algumas das sugestões culturais que falamos na emissão.
TEATRO / DANÇA

“MENOPAUSA” DE CLÁUDIA RAIA
“Menopausa” é uma peça interpretada pela atriz brasileira Cláudia Raia, é dedicada a todas as mulheres com mais de 50 anos e vai estar em cena até dia 15 de fevereiro no Teatro Tivoli BBVA, em Lisboa.  Através de cenas curtas e números musicais com várias personagens, exploram-se as inquietações, angústias, sonhos e desejos impactados pela maturidade e pela incontornável menopausa.  
Tudo é abordado de uma forma direta propondo ao mesmo tempo riso e reflexão sobre uma das fases mais impactantes na vida das mulheres.   
BILHETES AQUI.

AMOR DE PERDIÇÃO - ADAPTAÇÃO TEATRAL DE CAMILO CASTELO BRANCO
O Teatro Nacional São João e o Teatro do Bolhão apresentam “Amor de Perdição”, uma nova adaptação dramática baseada no célebre romance de Camilo Castelo Branco, em cena no Teatro Carlos Alberto, no Porto, até ao dia 22 de fevereiro
Nesta reposição, a encenação de Maria João Vicente e a dramaturgia de Constança Carvalho Homem trazem à vida a intensa história de Simão e Teresa, dois amantes que enfrentam as convenções sociais e a fatalidade numa narrativa marcada pela proximidade entre o amor e a morte.
O espetáculo combina cenas dialogadas, narração do texto original, leitura de correspondência entre os protagonistas e comentários do autor.
No âmbito das comemorações do bicentenário do nascimento de Camilo Castelo Branco, esta produção integra as redes Camilo a Norte 200 e Camilo Rotas do Escritor, reforçando a importância cultural e patrimonial desta obra fundamental da literatura portuguesa. 
BILHETES AQUI.


"UM QUINTETO DE MORTE" NO TEATRO ARMANDO CORTEZ
A comédia negra “Um Quinteto de Morte” está em cena no Teatro Armando Cortez, em Lisboa, até ao dia 1 de março, e adapta para o palco a famosa história britânica de “The Ladykillers”. 
A peça acompanha um grupo de criminosos disfarçados de músicos, que alugam um quarto na casa de uma simpática e ingénua velhinha, com planos para preparar um assalto aparentemente infalível. À medida que a dona da casa descobre a verdade, as tentativas de concretizar o golpe tornam-se cada vez mais caóticas e hilariantes, revelando que, muitas vezes, o maior obstáculo ao crime… é uma velhinha.
Inspirado no texto original de Graham Linehan e no argumento de William Rose, o espetáculo combina ritmo, ironia e humor britânico com reviravoltas absurdas e um jogo de gato e rato entre as personagens.
A encenação é de Frederico Corado, com desenho de luz de Paulo Sabino. No elenco encontramos nomes como Florbela Queiroz, José Raposo, Carlos Areia, Heitor Lourenço, Miguel Raposo, Ricardo Raposo, António Machado e Fátima Severino.
BILHETES AQUI.


“A GAIVOTA” NO TEATRO DA TRINDADE 
Até 5 de abril, o Teatro da Trindade, em Lisboa, vai receber a peça “A Gaivota”, um dos trabalhos mais emblemáticos de Anton Tchékhov e é frequentemente considerado um comentário meta-teatral à natureza da arte e dos artistas.  
Nesta versão atualizada, a ação passa-se numa propriedade rural isolada, onde são explorados os conflitos românticos e artísticos entre as personagens Irina Arkadina, Alexandre Trigorin, Constantino Treplev (filho de Irina) e a jovem Nina Zarechnaya. À medida que as suas vidas se vão cruzando e nos revelam os seus sonhos, ambições e frustrações, as personagens ganham fôlego nesta intemporal história sobre o poder, a fama e os sacrifícios que se fazem em nome da arte.  
Em 1992, Alexandra Lencastre interpretou o papel de Nina na celebrada produção do Teatro da Graça e agora dá corpo e voz a Irina Arkadina, a diva do teatro clássico, cuja personalidade se impõe no palco e fora dele. 
BILHETES AQUI

INFORMAÇÕES ÚTEIS:  
De quarta a sábado - 21h 
Domingo – 16h30

“ARTE” NO TEATRO SÁ DA BANDEIRA
Até ao dia 22 de fevereiro, o Teatro Sá da Bandeira, no Porto, recebe a peça de teatro “Arte”, da autora Yasmina Reza, um sucesso internacional desde 1994.
Com encenação de António Pires e interpretação de Cristóvão Campos, Nuno Lopes e Rui Melo, esta comédia coloca três amigos à prova — tudo por causa de um quadro completamente branco. O que parecia inofensivo torna-se palco para egos inflacionados, ressentimentos e muitas gargalhadas.
“Arte” chega para nos lembrar que um simples objeto pode dizer mais sobre nós do que imaginamos… e que amizades nem sempre sobrevivem à arte (ou ao que cada um vê nela).
Saiba mais AQUI.


15.ª EDIÇÃO DO GUIDANCE – FESTIVAL INTERNACIONAL DE ARTE CONTEMPORÂNEA
Guimarães prepara-se para acolher a 15.ª edição do GUIdance - o Festival Internacional de Arte Contemporânea, um dos mais importantes encontros em Portugal dedicados à dança e às artes performativas contemporâneas. O festival decorre de 5 a 14 de fevereiro, com uma programação que cruza dança, performances, investigação coreográfica, conferências e projetos site-specific, reunindo artistas nacionais e internacionais.
O GUIdance distingue-se pela sua capacidade de promover o diálogo entre diferentes linguagens e culturas, explorando as fronteiras entre dança, teatro, música e outras formas expressivas. A cada edição, o festival apresenta trabalhos de criadores emergentes e já consagrados, refletindo as tendências e questões centrais da arte contemporânea em movimento.
Entre espetáculos, residências artísticas, encontros com artistas e momentos de reflexão crítica, o GUIdance oferece ao público uma experiência que vai muito para além da simples fruição de dança - é uma oportunidade de participação, descoberta e questionamento.
Saiba mais AQUI.


"MÃES” NO TEATRO VILLARET
Depois de uma temporada completamente esgotada entre março e junho de 2024, a comédia musical “MÃES” está de regresso ao palco do Teatro Villaret, em Lisboa.
Até ao dia 1 de março, de quarta a domingo, o público volta a poder rir, emocionar-se e reconhecer-se neste retrato hilariante - e profundamente humano - da maternidade.
Encenado por Ricardo Neves-Neves, “MÃES” é a versão portuguesa do sucesso da Broadway, da autoria de Sue Fabisch, e conta com um elenco de luxo: Ana Cloe, Gabriela Barros, Raquel Tillo e Tânia Alves.
Entre gargalhadas e confissões, quatro mulheres - três mães e uma grávida - reúnem-se num baby shower para partilhar as suas experiências, desafios e alegrias.
O resultado é um espetáculo cheio de ritmo, onde cada canção e cada piada escondem um bocadinho de verdade.
Saiba mais AQUI.


"O FIGURANTE" - A COMÉDIA DRAMÁTICA DE MATEUS SOLANO ESTÁ EM PORTUGAL
A comédia dramática de Mateus Solano - “O Figurante” - está prestes a chegar a Portugal.   
Depois de conquistar mais de 100 mil espectadores no Brasil, a peça vai estar em cena em Lisboa, no Teatro Maria Matos, de 4 de fevereiro a 1 de março, e no Porto, no Teatro Sá da Bandeira, de 5 a 8 de março.  
Este é o primeiro monólogo de Mateus Solano, no papel de um figurante que começa a questionar a sua existência e o seu lugar num mundo que parece colocá-lo sempre em segundo plano. O espetáculo retrata o quotidiano de um figurante do meio audiovisual que se vê confrontado com o sentido da sua existência e acaba por entrar num intenso conflito consigo próprio.  
“O Figurante” reflete sobre a dificuldade de nos conectarmos com a nossa essência e sobre os desafios que surgem quando tentamos ter o controle da nossa própria narrativa. 
BILHETES AQUI
Mais cidades anunciadas em breve.

SAGRAÇÃO DA PRIMAVERA - QUORUM DANCE COMPANY
A Quorum Dance Company apresenta “Sagração da Primavera”, um espetáculo de dança contemporânea inspirado na célebre obra homónima de Igor Stravinsky, no palco do Teatro Maria Matos, em Lisboa. 
A peça integra a temporada de dança do teatro e oferece ao público uma experiência intensa onde movimento e música se fundem num todo dramático e visceral.
A coreografia reinterpreta o universo original de “Sagração da Primavera” - que estreou em 1913 e rapidamente se tornou um marco do modernismo musical e coreográfico - explorando temas como a ligação entre comunidade, natureza e transcendência.
O espetáculo evidencia a maturidade artística da companhia, reconhecida pela sua abordagem expressiva e pela capacidade de dialogar com obras-ícone do repertório clássico, filtrando-as pela sensibilidade e estética contemporâneas.
“Sagração da Primavera”, acontece nos dias 6 e 7 de março, às 9h da noite. É um plano a não perder, se gosta de espetáculos de dança.
Saiba mais AQUI

“UMA IDEIA GENIAL” NO TEATRO MARIA MATOS

“Uma Ideia Genial” é uma comédia irresistível distinguida com dois Prémios Molière, que vai estar no Teatro Maria Matos, em Lisboa, de 18 de março a 19 de abril.  
Foi grande sucesso em França e agora chega a Portugal com encenação de Ricardo Neves-Neves e um elenco de luxo: Ana Guiomar, Cristóvão Campos, Ruben Madureira e Sandra Faleiro.  
Esta é uma comédia inteligente e muito contagiante que envolve identidades trocadas, atrações, ciúmes e uma sucessão de mal-entendidos.  
A peça é para maiores de 12 anos e os bilhetes custam entre os 20 e os 22 euros.  
BILHETES AQUI.
  
INFORMAÇÕES ÚTEIS:  
De quinta a sábado - 21h 
Domingo – 17h  

“CARMEN MIRANDA - O GRANDE MUSICAL” NO TEATRO POLITEAMA

“Carmen Miranda – O Grande Musical” é uma superprodução de Filipe La Féria e está em cena até ao dia 29 de março no Teatro Politeama, em Lisboa.  
Com um elenco de grandes atores, cantores, músicos e bailarinos, o encenador português apresenta um espetáculo cheio de alegria, humor, emoção e uma cenografia que o leva aos ambientes vividos pela artista.  
Mais de cem anos depois do seu nascimento, Carmen Miranda continua a ser uma referência incontornável da música, da moda, da liberdade criativa e da fusão entre culturas por isso, este é um tributo que não pode mesmo perder.  
BILHETES AQUI.

Sugestões Culturais

Preencha os seguintes dados, por favor:

Por favor, faça a conta abaixo.