Sugestões Culturais
TEATRO / DANÇA
"CHEQUE-MATE"
Escrita pelo brasileiro Juca Oliveira e inspirada na realidade brasileira, a peça “Cheque-Mate” conta com uma adaptação de Henrique Dias, com várias referências nacionais como Ricardo Salgado, Joe Berardo, Mariana Mortágua, André Ventura, entre outros. O elenco de luxo é encabeçado por José Raposo, a quem se junta em palco Carla Andrino, Sara Barradas, Ivo Lucas, Rui Unas e Marcos Caruso.
INFORMAÇÕES ÚTEIS:
28 a 30 de maio às 21h30 - Teatro José Lúcio da Silva (Leiria) - BILHETES AQUI
"SHORTCUT" - COMPANHIA DE DANÇA DE ALMADA
“ShortCut” é uma peça de teatro e de dança, da autoria de Inês Pedruco, que inspirada pelos contos do livro “Short Movies” de Gonçalo M. Tavares, criou, juntamente com o dançarino Rafael Barreto e com a Companhia de Dança de Almada, uma coreografia que representa uma visita ao interior de alguém.
Esta peça é composta por várias histórias, que estão dentro de outras histórias e vai estar em cena no dia 30 de maio, em Vila Real.
INFORMAÇÕES ÚTEIS:
30 de maio às 21h30 - Grande Auditório de Vila Real - BILHETES AQUI
“A PEÇA QUE DÁ PARA O TORTO”
Depois de várias sessões esgotadas, a comédia mais caótica do ano prolonga a temporada em Lisboa, no Teatro Tivoli BBVA, até ao final de maio. Em junho, chega ao Porto no dia 5, para conquistar ainda mais o público com gargalhadas garantidas.
“A Peça Que Dá Para o Torto” é a versão portuguesa do sucesso internacional “The Play That Goes Wrong”, uma comédia meticulosamente construída para parecer que está sempre a correr mal.
Com encenação de Hannah Sharkey e Frederico Corado, e um elenco de luxo que inclui Afonso Lagarto, Ana Marta Contente, Matilde Breyner, entre outros, esta produção é um verdadeiro “caos cénico” que desafia as leis da gravidade e a lógica teatral.
Entre cenários que colapsam, atores que se esquecem das falas, adereços que desaparecem e mistérios que nunca chegam a ser resolvidos, o resultado é uma experiência de palco surpreendente — que mantém o espírito da peça original em cartaz há mais de uma década no West End e na Broadway.
O texto original de Henry Lewis, Jonathan Sayer e Henry Shields foi adaptado por Nuno Markl.
INFORMAÇÕES ÚTEIS:
Quarta - Sexta às 21h / Sábado às 16h e 21h / Domingo às 16h - BILHETES AQUI
GREGÓRIO DUVIVIER E “O CÉU DA LÍNGUA” EM PORTUGAL
Gregório Duvivier é um ator e humorista brasileiro, co-criador do coletivo “Porta dos Fundos”, que agora regressa a Portugal com a peça “O Céu da Língua” - uma obsessão declarada pela língua portuguesa.
Este espetáculo vai estar em digressão por várias salas de norte a sul de Portugal e arranca já no início do verão. Começa no Teatro das Figuras, em Faro, no dia 17 de junho, e termina a dia 1 de julho, no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria.
Em novembro do ano passado, o humorista esgotou o Teatro Aberto em Lisboa, durante mais de duas semanas, com esta peça que cruza stand-up comedy, a poesia falada e a dramaturgia. Este ano, promete fazer o mesmo no resto do país.
INFORMAÇÕES ÚTEIS: (próximas datas)
Faro (17 de junho, terça) - Teatro das Figuras
Coimbra (18 de junho, quarta) - Convento de São Francisco
Caldas da Rainha (19 de junho, quinta) - Grande Auditório do Centro Cultural
Beja (20 de junho, sexta) - Teatro Pax Julia
BILHETES AQUI
“EUTANASIADOR” NO TEATRO DA TRINDADE
O Teatro da Trindade INATEL, em Lisboa, volta a surpreender com mais uma criação intensa e provocadora. A peça de teatro “Eutanasiador” estreia no dia 8 de maio, na Sala Estúdio, e leva ao palco uma personagem inquietante que obriga o público a confrontar-se com temas delicados — como o direito à escolha, a dignidade da morte ou o peso da culpa.
Com texto de Paula Guimarães, encenação de Diogo Infante e interpretação de Sérgio Praia, esta peça desenrola-se durante um interrogatório policial, revelando aos poucos a personalidade ambígua de um assassino.
Este espetáculo cruza o humor negro com uma crítica mordaz à sociedade, levantando questões urgentes sobre moralidade, liberdade e responsabilidade individual. Está em cena até dia 29 de junho, de quarta a domingo.
Saiba mais AQUI.
"SONHO DE UMA NOITE DE VERÃO" REGRESSA A LISBOA
Depois de quatro meses em cena, com salas esgotadas e com mais de 40 mil espectadores, o musical "Sonho de uma Noite de Verão" está de volta ao Teatro da Trindade, de sexta a domingo, até 6 de julho.
Nesta peça, grandes clássicos da música portuguesa são interpretados com novos arranjos e integrados nesta história de William Shakespeare, como se fizessem parte dela desde o início.
É uma “Ode ao Amor”, passada numa inesquecível noite de verão, onde muitos dos nomes da música portuguesa são homenageados. José Cid, Paulo de Carvalho, Heróis do Mar e Amália Rodrigues são apenas alguns dos que vai poder recordar nesta peça, escrita e encenada por Diogo Infante.
INFORMAÇÕES ÚTEIS:
Quarta - Sábado às 21h / Domingo às 16h30 - Preços - 10€ a 22€ - BILHETES AQUI
“SWING”
“Swing” é uma peça de teatro que explora vários temas em torno das relações amorosas, e que vai estar em várias salas do país até dia 31 de julho.
A história começa com um casal feliz e bem sucedido, que tem tudo: bons trabalhos, uma vida confortável, um casamento de anos, onde o amor continua. O único problema é que a excitação sexual foi desaparecendo.
Numa tentativa de reacender a chama, decidem tentar o “Swing”.
Com Diana Nicolau, Diogo Morgado, Manuel Marques e Susana Blazer no elenco, esta é uma comédia com encenação de Adriano Luz e argumento de Henrique Dias.
INFORMAÇÕES ÚTEIS:
5 e 6 de julho - Coliseu do Porto Ageas / 11 de julho - Centro Cultural de Tábua (Coimbra) / 19 de julho - CAE. Grande Auditório (Figueira da Foz) / 26 e 27 de julho - Teatro Aveirense / 30 e 31 de julho - Teatro José Lúcio da Silva (Leiria) - BILHETES AQUI