Geração Expo'98: o verão quente que Portugal nunca esqueceu

    A 22 de maio de 1998 abria ao público a Expo'98, em Lisboa. Com ela chegou modernidade ao país e a zona oriental da capital tornou-se das mais caras da cidade.

    A Exposição Mundial de 1998 (Expo’98), em Lisboa, dedicada aos Oceanos, abriu as portas há 28 anos.  

    Tinha o tema “Os oceanos: um património para o futuro”.

    Foram quatro meses com muitas atividades culturais, que levaram a esta zona da capital cerca de 11 milhões de espetadores. 

    A Expo’98 realizou-se de 22 de maio a 30 de setembro de 1998 para comemorar os 500 anos dos Descobrimentos Portugueses e foi um marco na renovação da zona oriental da cidade de Lisboa.  

    O QUE ACONTECEU 

    O evento teve a participação de 143 países e 14 organizações internacionais em pavilhões individuais, que, na generalidade, respeitaram o tema dos Oceanos. 

    Foram realizados espetáculos com grandes nomes da música, e de grande diversidade cultural e musical. 

    OS PREÇOS  

    Os visitantes tinham como opção um bilhete de um dia (25 euros), três dias (62,35 euros) e bilhetes diários apenas para a parte da noite (12,50 euros) e um livre-trânsito (250 euros). 

    A MASCOTE 

    O logótipo da Expo’98 representava o mar e o sol. A mascote, uma grande onda azul, foi batizada de Gil, em homenagem ao navegador Gil Eanes. 

     

    O projeto da exposição correu paralelamente à realização de grandes obras públicas como a nova linha vermelha do Metropolitano de Lisboa e a estação de comboios do Oriente, além da ligação a sul com a construção da ponte Vasco da Gama. 

    A última noite da exposição acabou já na madrugada de 01 de outubro de 1998 e teve a maior enchente de visitantes, estimando-se que entraram no recinto depois das 20h00 cerca de 215 mil pessoas (este número é apenas indicativo, porque, a determinada altura, por razões de segurança, os torniquetes de entrada foram destrancados, permitindo o livre acesso).

    Depois do encerramento, o recinto esteve fechado até 15 de outubro, reabrindo já como Parque das Nações. 

    O ESPAÇO 

    Os edifícios que serviram de base à Expo foram projetados com a intenção de serem reaproveitados para outras funções após o encerramento da exposição.  

    E apostamos que os conhece a todos: 

    - A entrada principal da exposição reabriu como o Centro Comercial Vasco da Gama. 

    - Os pavilhões que receberam os países convidados foram transformados na nova Feira Internacional de Lisboa (FIL) 

    - O Pavilhão da Utopia é atualmente a Meo Arena 

    - O Pavilhão do Conhecimento é um museu 

    - O Pavilhão do Futuro foi transformado no Casino Lisboa 

    - O Oceanário manteve a sua função. 

    Por causa da Expo’98, a zona envolvente do Parque das Nações foi sendo vendida para habitação e escritórios e hoje é uma das mais procuradas e caras da cidade Lisboa.