Irão reabre Estreito de Ormuz para todos os navios comerciais

    Anúncio feito pelo ministro iraniano dos Negócios Estrangeiros.

    O ministro dos Negócios Estrangeiros Irão anuncia a reabertura do Estreito de Ormuz para todos os navios comerciais durante o cessar-fogo no Líbano.

    A decisão é tomada um dia depois do anúncio de cessar-fogo de dez dias no Líbano, que arrancou às 22h de quinta-feira.

    "Em linha com o cessar-fogo no Líbano, a passagem de todos os navios comerciais pelo Estreito de Ormuz é declarada totalmente aberta durante o período restante do cessar-fogo, na rota coordenada já anunciada pela Organização Portuária e Marítima da República Islâmica do Irão”, refere Seyed Abbas Araghchi na rede social X.

    O Presidente dos EUA, Donald Trump agradeceu a decisão do Irão e o preço do petróleo já caiu 10% desde o anúncio da reabertura do Estreito de Ormuz.

    Entretanto, vai manter-se o bloqueio naval dos EUA aos navios e portos iranianos até que a guerra termine.