Ouça a Smooth FM em qualquer lado.
Faça o download da App.
24 outubro 2020
10:30
Redação / Agência Lusa

Relógios atrasam uma hora na próxima madrugada

Relógios atrasam uma hora na próxima madrugada
Brad Neathery
Em Portugal Continental os relógios deverão ser atrasados uma hora às duas da manhã de domingo.

Os relógios vão atrasar 60 minutos na próxima madrugada em Portugal para dar início ao horário de inverno, segundo o Observatório Astronómico de Lisboa.

Em Portugal Continental e na Região Autónoma da Madeira, os relógios deverão ser atrasados uma hora quando for 02:00 de domingo, passando a ser 01:00.

Na Região Autónoma dos Açores, a mudança será feita às 01:00, passando para a 00:00.

A hora legal voltará depois a mudar a 28 de março 2021, para o regime de verão.

O atual regime de mudança da hora é regulado por uma diretiva (lei comunitária) de 2000, que prevê que todos os anos os relógios sejam, respetivamente, adiantados e atrasados uma hora no último domingo de março e no último domingo de outubro, marcando o início e o fim da hora de verão.

O tema teve em discussão em 2018, devido a sondagens que revelaram que cerca de 60% dos portugueses são contra a mudança de hora - dados parecidos com os da Commissão Europeia. Um inquérito feito pelo órgão executivo europeu, que contou com a participação de 4,6 milhões de europeus, revelou que 84% dos respondentes preferem manter a hora

Porém, alguns cientistas discordam. O Observatório Astronómico de Lisboa alertou para os riscos de saúde caso fosse eliminada a mudança da hora, nomeadamente a das crianças, que teriam de entrar na escola ainda de noite. 

O Governo revelou naltura que não vai acabar com a mudança da hora. 

 

Mais Notícias