Ouça a Smooth FM em qualquer lado.
Faça o download da App.
25 setembro 2021
08:16
Agência Lusa

Brasil quer reduzir 620 milhões de toneladas de emissões de carbono em 10 anos

Brasil quer reduzir 620 milhões de toneladas de emissões de carbono em 10 anos
Reprodução/ TV Globo
Compromisso assumido no diálogo de alto nível das Nações Unidas sobre Energia.

O Brasil assumiu na sexta-feira o compromisso de "reduzir voluntariamente" 620 milhões de toneladas de emissões de carbono em 10 anos, considerando apenas o setor de combustíveis de transporte, segundo fontes oficiais.

Num comunicado conjunto, os Ministérios das Relações Exteriores e de Minas e Energia do Brasil informaram que o país participou, na sexta-feira, no diálogo de alto nível das Nações Unidas sobre Energia, realizado de modo virtual à margem do debate geral da 76.ª Assembleia Geral, em que apresentou "dois pactos energéticos voluntários".

Além do compromisso em relação à redução das emissões de carbono, o Brasil apresentou o "pacto em hidrogénio", em que se comprometeu a dedicar recursos públicos à "investigação, desenvolvimento, treino e geração de conhecimento em hidrogénio limpo, de diversas fontes".

"O Brasil deu destaque, ainda, ao programa ‘Mais Luz para a Amazónia’, através do qual está a ser levada eletricidade limpa e renovável, com fonte solar, para mais de cem mil famílias em áreas remotas e isoladas da Amazónia, na sua maioria populações indígenas e ribeirinhas", destacaram os Ministérios, frisando que com "mais de 98% da sua população conectada à rede elétrica", o Brasil "é exemplo de sucesso em universalização do acesso à energia".

O executivo apontou também que o Brasil é líder em energias renováveis e detém a matriz energética "mais limpa entre as grandes economias mundiais: 47% de energias limpas e renováveis, enquanto a média global é de 14%".

O diálogo de alto nível foi convocado pelo secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, para debater exclusivamente o tema da energia, visando garantir o acesso a energia acessível, confiável, sustentável e moderna para todos, assim como a redução das emissões de carbono.

Nesse âmbito, o Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, discursou no evento, de forma virtual, tendo afirmado que a "matriz energética da maioria dos países, baseada maioritariamente em fontes fósseis, é a principal responsável pela mudança do clima que vivemos hoje", e destacou o protagonismo do Brasil na geração de energia através de fontes renováveis.

"Na transição energética global, para a qual temos dado contribuição significativa como país, não há receita única. Todas as fontes de energia limpa e todas as tecnologias disponíveis, terão papel importante na transição", enfatizou o chefe de Estado.

Nas palavras de Bolsonaro, para o Brasil, a transição energética é uma “enorme oportunidade de modernizar e criar indústrias, impulsionar a inovação tecnológica, atrair investimentos e gerar empregos de qualidade, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida das próximas gerações”.