COP26: Aprovada declaração final com alteração de última hora sobre fim do carvão

A cimeira do clima das Nações Unidas (COP26) adotou formalmente a declaração final da COP26, com uma alteração de última hora proposta pela Índia que suaviza o apelo ao fim do uso de carvão.
A proposta foi feita pelo ministro do Ambiente indiano, Bhupender Yadav, que no plenário de encerramento pediu para mudar a formulação de um parágrafo em que se defendia o fim progressivo do uso de carvão para produção de energia sem medidas de redução de emissões.
Visívelmente perturbado, o presidente da COP26, Alok Sharma, lamentou as alterações, mas considerou ser vital aprovar o texto final.
An emotional Alok Sharma says he is "deeply sorry" for the way the #COP26 conference has unfolded.
— Sky News (@SkyNews) November 13, 2021
Holding back tears, the COP president says "I understand the deep disappointment but it is also vital that we protect this package."
Read more: https://t.co/qbtRXxkCLQ pic.twitter.com/5RmKuTFlu0
A Índia quis substituir o fim progressivo - "phase-out" por uma redução progressiva - "phase down" -, uma proposta que foi aceite com manifestações de desagrado de várias delegações, como a Suíça, e a União Europeia, e ainda de países mais vulneráveis às alterações climáticas.
Outro dos pontos discutidos foi o facto de a ONU ter exortado os membros do Acordo de Paris a dobrarem o dinheiro que contribuíram para o financiamento climático (cerca de 80 mil milhões de euros) até 2025.