Ouça a Smooth FM em qualquer lado.
Faça o download da App.
26 julho 2022
15:10
Redação

Freya, a morsa que afunda barcos enquanto tenta dormir sestas

Freya, a morsa que afunda barcos enquanto tenta dormir sestas
DR - TWITTER
A jovem morsa de 600 kg tem sido o centro das atenções na capital da Noruega.

Freya é uma jovem morsa que escolheu Oslo, a capital da Noruega, para passar as férias de verão. Já em junho tinha sido o centro das atenções junto a uma localidade costeira do sul de Oslo, Kragerø,e há relatos de já ter passado pelo Reino Unido, Suécia, Dinamarca e Países Baixos. 

Desde 17 de julho que tem sido avistada a apanhar uns banhos de sol e a dormir umas sestas em cima de algumas embarcações em Oslo. E as sestas podem ser bastante longas tendo em conta que uma morsa pode dormir até 20 horas por dia. O problema é que Freya pesa cerca de 600 kg e nem todos os barcos aguentam com esse peso, por isso mesmo algumas embarcações têm ficado danificadas.

 

O nome Freya surgiu em homenagem à deusa nórdica do amor e tem sido uma verdadeira celebridade. Um jornal local chegou mesmo a transmitir ao vivo, no site, vários momentos da vida da jovem morsa.

Após alguns incidentes e receios, perante uma possível reação menos amistosa por parte do animal, as autoridades chegaram a colocar a hipótese de transferir ou abater Freya, mas depois de uma monitorização dos movimentos da morsa, foi decidido que o mamífero, que está em boas condições e bem de saúde, deve continuar a sua vida normalmente. 

As autoridades avisam, no entanto, que é importante manter a distância e não nadar perto de Freya para não causar stress ao animal.

As morsas são uma espécie protegida que tende a passar o verão em águas geladas mas, de acordo com o World Wild Fund (WWF) citado pela BBC, o seu habitat natural tem vido a mudar rapidamente por causa das alterações climáticas.

Pode ver alguns vídeos que foram partilhados nos últimos dias:

 

 

 

 

Mais Notícias