Ouça a Smooth FM em qualquer lado.
Faça o download da App.
29 setembro 2022
17:16
Agência Lusa

Ucrânia: Guterres avisa Rússia que anexação "não terá valor jurídico e merece ser condenada"

Ucrânia: Guterres avisa Rússia que anexação "não terá valor jurídico e merece ser condenada"
EPA
O secretário-geral das Nações Unidas posicionou-se contra a intenção de Moscovo de iniciar um processo de anexação.

O secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, alertou hoje a Rússia que a anexação de territórios ucranianos "não terá valor jurídico e merece ser condenada", frisando que "não pode ser conciliada com o quadro jurídico internacional".

Numa breve declaração à imprensa, na sede da ONU em Nova Iorque, Guterres posicionou-se contra a intenção de Moscovo de iniciar um processo de anexação, reforçando que se trata de uma violação clara dos princípios das Nações Unidas.

"O Kremlin anunciou que terá lugar amanhã [sexta-feira] uma cerimónia em Moscovo que lançará um processo de anexação das regiões ucranianas de Donetsk, Lugansk, Kherson e Zaporijia. Neste momento de perigo, devo enfatizar o meu dever como secretário-geral de defender a Carta das Nações Unidas", disse.

"A Carta da ONU é clara. Qualquer anexação do território de um Estado por outro Estado resultante da ameaça ou uso da força é uma violação dos princípios da Carta da ONU e do direito internacional", frisou o líder da ONU.

Mais Notícias