Ouça a Smooth FM em qualquer lado.
Faça o download da App.
31 outubro 2022
16:16
Redação

Coldplay apoiam manifestações no Irão e tocam canção de protesto iraniana ao vivo

Coldplay apoiam manifestações no Irão e tocam canção de protesto iraniana ao vivo
Digressão Music of the Spheres, 2022 Rick Scuteri/Invision/Associated Press
A banda britânica cantou 'Baraye' com Golshifteh Farahani, a atriz e ativista iraniana que está proibida de entrar no Irão desde 2008.

Nos concertos que deram no fim de semana, em Buenos Aires, Argentina, os Coldplay deram voz à canção de protesto 'Baraye'. O momento serviu para o coletivo britânico expressar a solidariedade para com os iranianos que lutam contra o governo de Teerão. A atriz iraniana Golshifteh Farahani - exilada desde 2008 - acompanhou a banda na interpretação da canção.   


'Baraye' é a canção que tem acompanhado os protestos desencadeados em setembro pela morte de Masah Amini, de 22 anos, que morreu sob custódia da "polícia da moralidade" depois de ser presa por uso indevido da burca. O movimento de protesto espalhou-se por várias cidades do país, onde manifestantes gritaram frases antigovernamentais, segundo os meios de comunicação locais.


A organização Iran Human Rights referiu que "milhares" de manifestantes e ativistas civis foram detidos. Além das detenções, a organização denunciou que portais na internet ligados ao governo iraniano compartilharam vídeos com confissões falsas obtidas sob ameaça e tortura. A organização de direitos humanos estima que já morreram 270 pessoas na sequência dos protesto e que já foram detidas cerca de 14 mil. 

"Vamos interpretar uma canção que tem sido cantada por muitas pessoas no Irão", começou por dizer Chris Martin quando apresentou o tema. "Não sei se têm visto as notícias, mas o que se passa é que muitos jovens e muitas jovens mulheres estão a lutar pela liberdade, pelo direito a serem eles próprios. Achamos que toda a gente tem direito a ser quem é desde que não magoe outras pessoas. Queremos enviar o nosso apoio a todos esses corajosos jovens que estão a lutar pela liberdade", completou o vocalista do grupo.   

'Baraye' é da autoria de Shervin Hajipour, um dos músicos mais populares do Irão que chegou a estar preso por ter composto a canção que agora serve de hino à causa. Hajipour foi libertado sob fiança no início de outubro mas, desde então, tem permanecido em silêncio.  


O concerto de sexta-feira, dia 28 de outubro, foi transmitido via satélite para salas de cinema em 81 países. No Irão - onde é proibido tocar ou cantar o tema - o espetáculo não foi transmitido.

Os Coldplay regressam a Portugal em 2023. Chris Martin e companhia vão atuar no Estádio Cidade de Coimbra nos dias 17, 18, 20 e 21 de maio. 

Mais Notícias