Ouça a Smooth FM em qualquer lado.
Faça o download da App.
21 março 2023
11:43
Agência Lusa

Patriarcado de Lisboa afasta quatro padres no ativo por suspeitas de abusos

Patriarcado de Lisboa afasta quatro padres no ativo por suspeitas de abusos
Associated Press
As informações foram avançadas através de comunicado.

Quatro padres no ativo foram hoje afastados preventivamente pelo cardeal-patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, na sequência das informações enviadas pela Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja, anunciou hoje o Patriarcado de Lisboa.

“O Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, determinou o afastamento preventivo, também designado como proibição do exercício público do ministério, de quatro sacerdotes no ativo, recomendado pela Comissão Diocesana”, lê-se no comunicado enviado às redações, que esclarece que “o outro sacerdote referido, que também se encontra no ativo, já tinha sido sujeito a medidas cautelares”.

No passado dia 10, o Patriarcado de Lisboa tinha anunciado a receção de uma lista de 24 suspeitos de abusos, cinco dos quais padres no ativo.

Destes 24 nomes, segundo o Patriarcado de Lisboa, oito nomes diziam respeito a sacerdotes já falecidos, dois eram padres doentes e retirados do ministério, três de sacerdotes sem qualquer nomeação, quatro são nomes desconhecidos, além de um leigo e de um ex-padre.

Mais Notícias