Ouça a Smooth FM em qualquer lado.
Faça o download da App.
31 maio 2023
09:00
Redação

Festas de Lisboa começam amanhã

Festas de Lisboa começam amanhã
Lusa/António Cotrim
Santo António inspira um programa que inclui o tributo a outros vultos da cidade como Fernando Pessoa e Amália Rodrigues.

As Festas de Lisboa começam oficialmente amanhã, mas com um programa tão eclético e vasto que extravasa os trinta dias de junho.

Eventos de literatura, sessões de cinema ou exposições colam-se à tradição popular, como as Marchas, os Casamentos de Santo António e os numerosos arraiais que vão fumegar pela cidade inteira. 

Outra área da cultura que não pode falhar nas Festas de Lisboa é a música ao vivo. As Festas de Lisboa têm o seu arranque oficial amanhã, no Terreiro do Paço, às 22h00, com o espetáculo de acesso gratuito "Canções de uma Noite de Verão", sob a direção artística de Luis Varatojo (ex-membro dos Peste & Sida e d'A Naifa, e atualmente empenha no projeto Luta Livre). Um elenco vocal de luxo - composto por Ana Bacalhau, António Zambujo, Áurea, Conan Osiris e Marta Ren - interpreta canções pertencentes à paisagens pop-rock nacional como 'Amor' (dos Heóis do Mar), 'Maria Albertina' (de António Variações mas só publicado pelos Humanos), 'Dunas' (dos GNR), 'Dou-te Um Doce' (de Lena D'Água) ou 'Sol da Caparica' (a adaptação à vida portuguesa de 'California Sun', dos Ramones, pelos Peste & Sida). O acompanhamento será aveludado, pela Orquestra Pop Portuguesa, comandada pelo maestro Jan Wierzba. A carga simbólica de ser o espetáculo de abertura levará a que o público desvie depois as atenções do palco para o céu, onde esvoaçará um espetáculo de pirotecnia, concluída a ação musical de "Canções de uma Noite de Verão".

Nos dias seguintes, a 2 e 3 de junho (sexta e sábado), o epicentro musical das Festa de Lisboa desloca-se para a zona oeste da cidade, para Belém, com a 11ª edição do FNAC Live, igualmente de entrada livre, no recinto do Jardim da Torre de Belém. No dia 2, o ator Nuno Lopes faz o seu DJ set de house e techno a partir das 17h00, seguindo-se a projeção às 20h00 do filme-concerto "Circo de Feras" dos Xutos & Pontapés (realizado por Zé Pinheiro) e o espetáculo sinfónico da Lisbon Film Orchestra, às 21h15, com a interpretação de músicas icónicas ligadas à sétima arte. No dia 3 de junho, a atividade musical intensifica-se de tal forma que vão ser necessários dois palcos. No Palco Principal, atuam os You Can't Win, Charlie Brown (às 17h00), a fadista Gisela João (às 18h30), Sérgio Godinho (às 20h00), Nenny (às 21h30), os GNR (às 22h40) e, por fim, a José Pinhal Post-Mortem Experience, a banda de baile de tributo indie ao malogrado cantor romântico José Pinhal. No palco secundário, NTF, uma das seis atuações está por conta de Ana Lua Caiano que, a partir das 19h30, mostra a sua cavaqueira de eletrónica com folclore.

 

No dia 9 de junho, às 20h00, no Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, a Orquestra Gulbenkian, dirigida por Pedro Neves, apresenta "Quadros de Uma Exposição", obra composta por Modest Mussorgsky (em 1874) e trabalhada sinfonicamente por Maurice Ravel no século seguinte. A entrada é gratuita, mas sujeita à lotação da sala.

 

A 16 e 17 de junho, vai haver Fado no Castelo, mais precisamente no Castelo de S. Jorge, para dois encontros não assim tão prováveis. A fadista Sara Correia vai ter a seu lado o DJ e fadonauta Stereossauro, na primeira noite. Katia Guerreiro vai partilhar o palco com o rapper Jaca na segunda noite, a 17 de junho. A entrada é de graça - mas com a necessidade de levantamento prévia de bilhetes e a limitação da lotação do espaço entre muralhas. 

 

No dia seguinte, 18 de junho, às 21h00, no Teatro Tivoli BBVA, o compositor Rodrigo Leão vai estrear ao vivo uma composição original dedicada ao arquiteto paisagista Gonçalo Ribeiro Telles, num espetáculo em que vai interpretar músicas da sua banda sonora para a série documental e televisiva "Portugal, um Retrato Social". Neste espetáculo gratuito, o teclista Rodrigo Leão será acompanhado por mais cinco músicos.

 

O concerto de Miguel Araújo no Jardim da Torre de Belém, a 30 de junho, simboliza o Encerramento das Festas de Lisboa. Bárbara Tinoco, Os Quatro e Meia e Tatanka (o cantor dos Black Mamba) são os convidados deste espetáculo. A entrada é também livre.

 

Vai a cena o musical "100 Amália", no Teatro São Luiz, a 11 de junho (às 17h30). Este espetáculo inspirado na Rainha do Fado tem na conceção artística o seu afilhado musical Camané, um dos maiores fadistas dos últimos 30 anos. A entrada gratuita está sujeita à lotação do espaço e mediante apresentação de bilhete.

Vários eventos literários vão acontecer durante as Festa de Lisboa, tais como a Noite da Literatura Europeia ou a Pessoa de Bem. No caso do primeiro evento, Noite da Literatura Europeia, ocorre nos Anjos e no Intendente, em locais secretos, no dia 3 de junho, às 19h00. As leituras encenadas são de literaturas de 15 países europeus diferentes. Pessoa de Bem é dedicado a Fernando Pessoa, acontece na Casa Fernando Pessoa, a 13 de junho (às 17h00), o dia do seu aniversário (e coincidentemente, o Dia de Santo António). O Grupo de Teatro da Faculdade de Letras de Lisboa (ARTEC), com encenação de Marcantonio del Carlo, fará a leitura de textos escritos por Pessoa.

As Festas de Lisboa também se fazem com o grande e mágico ecrã, com dois ciclos de cinema. Numa sala escura, no Cinema São Jorge, decorre o Lisbon Motorcycle Film Fest de 1 a 4 de junho, com filmes dedicados a motards, para serem vistos com os capacetes junto aos pés. Há um clássico, "The Wild One" (com Marlon Brando sobre as duas rodas), várias longas-metragens, documentários, curtas e até uma conferência (denominada de "talk") com Elizabete Jacinto. Ao ar livre, regressa o CineConchas ao Jardim da Quinta das Conchas (no Lumiar), desta vez de 29 de junho a 15 Julho, com filmes para todos os gostos e públicos e de várias geografias. As sessões começam às 21h45.

As Festas de Lisboa são também asiáticas. A célebre festa hindu das cores, o Holi, sob o nome de Bollywood Holi, ocorre na Comunidade Hindu de Portugal, a 3 de junho, das 11h00 às 19h30. Quem tem mais dez anos de idade, paga seis euros e tem direito a uma tinta. Além do lançamento de tintas, vai haver sessões de yoga, e muitas músicas, dança e comida, dentro do contexto da cultura hindu. O Jardim Vasco da Gama, em Belém, vai estar entregue às grandes nações do Extremo Oriente. É lá que vai acontecer a 24 de junho a Festa do Japão, uma celebração sonora, gastronómica e até empresarial do país insular. Dias depois, entre 30 de junho e 2 de julho, decorre no Jardim Vasco da Gama o Thai Festival 2023, em que o país em destaque é evidentemente a Tailândia, com uma mostra cultural vasta do país, que vai do artesanato às danças tradicionais, das artes marciais (o muay thai) às artes gastronómicas.

 

Como é da tradição, não vão faltar os arraiais nos numerosos bairros, os Casamentos de Santo António na Sé de Lisboa (a 12 de junho), o desfile das Marchas Populares pela Avenida da Liberdade (na noite de 12 de junho) ou os Tronos de Santo António expostos em vários locais da cidade.

Todas as informações sobre as Festas de Lisboa podem ser encontradas no site oficial, neste link.

 

Mais Notícias