Ouça a Smooth FM em qualquer lado.
Faça o download da App.
03 junho 2023
08:45
Redação / Agência Lusa

Época balnear na Arrábida arranca este sábado com mais restrições ao trânsito

Época balnear na Arrábida arranca este sábado com mais restrições ao trânsito
Câmara Municipal de Setúbal
Programa "Arrábida Sem Carros e em Segurança" para 2023, decorre até 17 de setembro.

A época balnear nas praias de Setúbal arranca este sábado com mais restrições no acesso a automóveis do que em anos anteriores, devido ao risco de derrocada de um bloco rochoso na serra da Arrábida.

Segundo a Câmara Municipal de Setúbal, o programa "Arrábida Sem Carros e em Segurança" para 2023, que decorre até 17 de setembro, não só mantém o condicionamento do trânsito automóvel às praias de Albarquel, Creiro e Portinho da Arrábida, como proíbe a circulação de veículos e peões na Rua Círio da Arrábida, entre o túnel da Figueirinha e a praia de Galapos.

De acordo com as regras do programa divulgado pela autarquia, a circulação fica interdita a partir de hoje, das 07h00 às 20h00, entre o Creiro e a praia de Galapos e no acesso à praia de Albarquel. No troço que conduz ao Portinho da Arrábida, a partir do cruzamento de acesso, a interdição de trânsito termina uma hora mais cedo, às 19h00.

A Câmara Municipal de Setúbal também já alertou para outras limitações decorrentes do perigo de derrocada na Rua do Círio, que inviabilizam o acesso às praias de Galapos, Galapinhos e Creiro, a partir de Setúbal, via Figueirinha.

Assim, o acesso a estas praias - Galapos, Galapinhos e Creiro - só será possível a partir de Azeitão, devendo as pessoas deslocar-se a partir do Creiro a pé ou através da utilização de modos suaves de transporte, como trotinetas e bicicletas.

Como é habitual desde há alguns anos, nos troços em que existem restrições de trânsito, além da circulação de transportes públicos, só será permitida a passagem de veículos de duas rodas, trotinetas, viaturas portadoras de dístico de residente, táxis e similares, autoridades e viaturas de emergência.

Os residentes, comerciantes e concessionários podem pedir cartões de acesso por requerimento disponibilizado na página da Internet do município ou pelo endereço de correio eletrónico praias@mun-setubal.pt.

A Câmara de Setúbal garante que está assegurado o transporte público rodoviário para as praias da Arrábida, que é abrangido pelo passe Navegante, com partidas de Setúbal e Azeitão e que este ano também inclui uma carreira entre Setúbal e a praia do Creiro.

A carreira Setúbal/Creiro vai passar por Vila Nogueira de Azeitão, face à impossibilidade de se fazer essa ligação a partir da Figueirinha, devido ao perigo de derrocada do bloco rochoso fraturado na encosta da serra da Arrábida.

Mais Notícias