Ouça a Smooth FM em qualquer lado.
Faça o download da App.
18 setembro 2023
18:14
Agência Lusa

Marcelo pede ação e mais financiamento global para objetivos de desenvolvimento sustentável

Marcelo pede ação e mais financiamento global para objetivos de desenvolvimento sustentável
ANTÓNIO PEDRO SANTOS/LUSA
Presidente da República diz que há que recuperar o tempo perdido nesta matéria.
O Presidente da República defendeu hoje que é preciso mais financiamento global para a concretização dos objetivos de desenvolvimento sustentável estabelecidos pelas Nações Unidas e que há que recuperar o tempo perdido nesta matéria.

"Temos de agir, temos de garantir mais resultados e rapidez", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, numa Cimeira sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque.

Num discurso de três minutos, em português, o chefe de Estado considerou que já houve "muito tempo perdido, tempo de mais" na concretização das 17 metas estabelecidas na chamada Agenda 2030.

A erradicação da pobreza e da fome, redução das desigualdades, energia limpa e acessível e a ação contra as alterações climáticas são algumas dessas 17 metas.

"Apoiamos em Portugal a realização de uma cimeira social mundial bem sucedida e com resultados visíveis", disse Marcelo Rebelo de Sousa.

O chefe de Estado manifestou apoio ao "alerta precoce" feito pelo secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, sobre esta matéria, acrescentando: "Pensamos que é essencial o financiamento acrescido mundial aos objetivos do desenvolvimento sustentável".

"Avançámos com um projeto piloto com Cabo Verde, que é um projeto multiplicável noutros países, nomeadamente em África, de conversão da dívida pública em investimento num fundo climático e ambiental", referiu.

Marcelo Rebelo de Sousa chegou no domingo à noite a Nova Iorque para participar na 78.ª sessão da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).