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19 setembro 2023
17:17
Redação / Agência Lusa

IC20 em Almada vai passar a ter quatro vias de trânsito em cada sentido

IC20 em Almada vai passar a ter quatro vias de trânsito em cada sentido
Obra arranca em outubro e deve terminar em maio de 2025.

A estrada que liga Almada à Costa de Caparica, conhecida por IC20, vai passar a ter quatro vias de trânsito em cada sentido, uma obra que vai começar no dia 02 de outubro e que deve terminar em maio de 2025.

A informação foi avançada por um representante da empresa Auto-estradas do Baixo Tejo durante a reunião da Câmara de Almada, no distrito de Setúbal, na segunda-feira, alertando para o impacto que a obra terá na gestão rodoviária daquela via e das vias anexas.

A empresa é subconcessionária da Infra-estruturas de Portugal (IP) responsável pela gestão de um conjunto de vias na margem sul do Tejo, entre as quais o IC20, ou seja a chamada Via rápida da Costa de Caparica.

Esta obra terá de ser realizada para dar cumprimento a uma obrigação do contrato que prevê que quando atingisse determinado limite de fluxo diário de circulação teria de ser feito um aumento no número de vias. O IC20 regista anualmente um tráfego médio diário superior a 60 mil veículos.

O aumento de três para quatro vias por sentido será realizado entre o Centro Sul e o Nó das Casas Velhas (Universidade), numa extensão de 3,9 quilómetros.

A intervenção será dividida em oito fases e prevê ainda o aumento de duas para três vias na saída da Rotunda do Centro Sul para o ramo de acesso a Lisboa, a construção de um novo ramo de acesso no sentido Costa - Almada e o aumento para duas vias dos ramos de ligação do IC20 à A33 no nó de Casas Velhas (junto à Universidade Nova) de e para Almada.

Ainda no âmbito desta obra, que começa no dia 02 outubro com a montagem do estaleiro, mas cujos efeitos se começam a sentir no final de outubro ou inicio de novembro, está prevista a relocalização de algumas paragens de autocarro.

Após a apresentação, a presidente da Câmara Municipal de Almada fez também referência ao impacto desta obra na circulação rodoviária, "Não nos vamos iludir. São obras de um eixo estruturante. O IC20 não vai fechar, mas vai ter impacto numa via já muito carregada e está tudo mobilizado para ao longo da obra ir trabalhando alternativas para minimizar o impacto".

 

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