Ouça a Smooth FM em qualquer lado.
Faça o download da App.
06 fevereiro 2024
18:22
Redação / Agência Lusa

Nova ponte sobre o rio Ave concluída em agosto de 2025

Nova ponte sobre o rio Ave concluída em agosto de 2025
CC
A nova ponte vai aproximar os municípios de Vila Nova de Famalicão e Trofa.

A nova ponte sobre o rio Ave que vai aproximar os Municípios de Vila Nova de Famalicão e Trofa deve estar concluída em agosto de 2025, conforme foi anunciado esta terça-feira.

Em comunicado, o Município de Famalicão refere que a ponte integra o último troço da Variante à Estrada Nacional 14 (EN14), num investimento de 12,5 milhões de euros.

"Esta é a peça que faltava para vermos finalmente resolvido um problema de décadas que tantos constrangimentos tem causado a esta região e a este corredor exportador, que tanto faz pelo desenvolvimento e crescimento do nosso país", afirmou o presidente da Câmara de Famalicão.

Mário Passos sublinhou que a solução encontrada resulta da união de esforços entre os municípios de Famalicão, Trofa e Maia e o Estado central.

Os autarcas daqueles três concelhos reuniram-se para assinalar "in loco" o arranque da construção do último troço da Variante à EN14.

Este último troço, que Mário Passos considera ser estruturante para a região, terá uma extensão de 2,4 quilómetros, com a existência de percursos pedonais e ciclovia.

A nova ponte, com 163 metros de extensão, será construída na zona de Carqueijoso, ligeiramente a norte do Hospital da Trofa, cerca de um quilómetro a montante da atual ponte sobre o rio Ave na EN14.

A intervenção vai permitir melhorar as condições de segurança e acessibilidade numa zona "densamente povoada e com grande dinâmica empresarial, mas fortemente condicionada pelo elevado grau de congestionamento e pressão marginal que caracterizam a atual EN14".