Ouça a Smooth FM em qualquer lado.
Faça o download da App.
28 fevereiro 2024
08:18
Sandra Braga Fernandes

Parlamento Europeu recebe viúva de Navalny

Parlamento Europeu recebe viúva de Navalny
Alexei NavalnyAssociated Press
Yulia Navalnaya vai discursar na sessão plenária a decorrer em Estrasburgo.
O Parlamento Europeu recebe hoje a viúva do opositor russo Alexei Navalny, Yulia Navalnaya, que vai discursar na sessão plenária a decorrer em Estrasburgo, França.

A intervenção de Yulia Navalnaya no hemiciclo europeu, que acontece pouco mais de 10 dias depois da morte do líder da oposição russa numa colónia penal no Ártico, insere-se num debate sobre o apoio da União Europeia (UE) aos presos políticos na Rússia.

Yulia Navalnaya está a ser encarada por muitos como a próxima figura de destaque na oposição ao Presidente russo, Vladimir Putin, ao ter reagido com mensagens políticas fortes e veementes à morte do marido.

"Vou continuar o trabalho de Alexei Navalny. Continuarei pelo nosso país, convosco. E apelo a todos para estarem comigo (...). Não é uma vergonha fazer pouco, é uma vergonha não fazer nada, é uma vergonha deixarmo-nos amedrontar", afirmou num vídeo publicado nas redes sociais dias depois da morte do marido, no qual acusou diretamente Vladimir Putin de ter matado Navalny.

Após a intervenção de Yulia Navalnaya, os eurodeputados discutem com a Comissão Europeia e a presidência belga do Conselho da UE a morte de Navalny e "a necessidade de ação da UE para apoiar os presos políticos e a sociedade civil oprimida na Rússia", segundo uma nota informativa do Parlamento Europeu, que acrescenta que uma resolução sobre esta matéria será votada na quinta-feira.

A morte de Navalny foi anunciada no dia 16 de fevereiro pelos serviços prisionais russos. As autoridades russas, que indicaram que Navalny se sentiu mal depois de uma caminhada e perdeu a consciência, declararam que o opositor morreu de "causas naturais".

A família de Navalny conseguiu recuperar o seu corpo no sábado, dia 24 de fevereiro, mas não se sabe ainda quando e onde será sepultado.

Destacados dirigentes ocidentais, a família e apoiantes do opositor responsabilizam Putin pela sua morte.

 

Mais Notícias