Ouça a Smooth FM em qualquer lado.
Faça o download da App.
19 abril 2024
09:06
Catarina Leite

Portugueses mais satisfeitos com a democracia

Portugueses mais satisfeitos com a democracia
?Um estudo revela que a saúde, educação e segurança social são os setores com a avaliação mais positiva nos últimos 50 anos. Já a corrupção e a criminalidade levam nota negativa dos portugueses.

A satisfação dos portugueses com a democracia aumentou na última década. A conclusão é do estudo "os portugueses e o 25 de abril", feito por uma equipa do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e do ISCTE em parceria com a SIC, Expresso e a Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril.

O inquério, que envolveu mais de 1200 respostas, sublinha que apesar dos defeitos, a maioria dos inquiridos sente-se orgulhoso com a democracia.

"Há um orgulho generalizado na forma como Portugal se transformou numa democracia (...) e uma visão predominantemente negativa sobre o regime anterior ao 25 de abril", refere Pedro Magalhães, coordenador do inquérito.

O mesmo estudo revela ainda que a saúde, educação e segurança social são os setores com a avaliação mais positiva nos últimos 50 anos. Já a corrupção e a criminalidade levam nota negativa dos portugueses.

A maioria dos inquiridos considera ainda que Portugal devia celebrar o 25 de abril e 25 de novembro.

Este inquérito foi relalizado no final de março e início de abril, no qual foram questionadas presencialmente mais de 1200 pessoas em vários pontos do país. Os resultados são apresentados esta tarde na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.