Ouça a Smooth FM em qualquer lado.
Faça o download da App.
15 maio 2024
14:28
Redação / Agência Lusa

Primeiro-ministro da Eslováquia em "risco de vida"

Primeiro-ministro da Eslováquia em "risco de vida"
Robert FicoAssociated Press
Robert Fico foi ferido, esta quarta-feira, num tiroteio em Handlova.

O primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, está está "em risco de vida", pode ler-se em comunicado na sua página de Facebook. O chefe de governo ficou ferido, esta quarta-feira, num tiroteio em Handlova, a cerca de 150 quilómetros da capital, e foi levado para o hospital, segundo a imprensa local.

Fica "foi transportado de helicóptero para Banská Bystrica, porque demoraria muito tempo a chegar a Bratislava, dada a necessidade de uma intervenção aguda. As próximas horas serão decisivas", pode ler-se no comunicado.

A estação de televisão TA3 informou que um suspeito foi detido, enquanto a agência noticiosa eslovaca TASR avançou que o vice-presidente do Parlamento, Lubos Blaha, confirmou o incidente.

Blaha falava numa sessão do Parlamento, cujo funcionamento está suspenso até ordem em contrário.

O tiroteio teve lugar em frente à Casa da Cultura local, onde o primeiro-ministro, 59 anos, se encontrava para uma reunião de governo. A polícia isolou o local.

Um repórter do jornal diário Dennik N daily ouviu tiros e depois viu os socorristas a transportar o primeiro-ministro para um carro.

Outra informação da TA3 pormenoriza que o chefe do Governo foi atingido no estômago quando quatro tiros foram disparados.

O jornal Politico indica ferimentos na cabeça e no peito, citando meios de comunicação locais.