Ouça a Smooth FM em qualquer lado.
Faça o download da App.
15 maio 2024
14:57
Agência Lusa

Marcelo preocupado com a evolução da guerra na Ucrânia

Marcelo preocupado com a evolução da guerra na Ucrânia
ANTÓNIO PEDRO SANTOS/LUSA
O Presidente da República foi questionado sobre o cancelamento da visita do Presidente da Ucrânia a Espanha e a Portugal.
O Presidente da República manifestou-se hoje preocupado com a evolução da guerra na Ucrânia, ao ser questionado sobre a notícia de que Volodymyr Zelensky cancelou a sua visita a Espanha e a Portugal.

No Liceu Francês, em Lisboa, onde hoje deu uma aula sobre o 25 de Abril, Marcelo Rebelo de Sousa foi questionado se ficou desiludido por o Presidente da Ucrânia ter cancelado a sua visita a Portugal, e respondeu: "Não, fiquei preocupado".

Segundo o chefe de Estado, "não se pode falar em cancelamento, porque nunca tinha sido confirmada a vinda, tratava-se de uma iniciativa envolvendo vários países que aparentemente estava em estudo, mas nunca foi confirmada".

"E percebe-se por que é que não foi confirmada, porque exige condições de segurança, não tanto nos países visitados, mas sobretudo no país que é a Ucrânia que está em guerra. Portanto, o que me preocupa é ter a certeza de que a evolução da guerra na Ucrânia é uma evolução positiva e não negativa, e isso é que é o mais importante", acrescentou.

Na terça-feira, o ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, confirmou que estava a ser preparada uma visita do Presidente da Ucrânia a Portugal, sem indicar para quando nem com que programa.

"A visita está a ser preparada com a reserva que é suposto ter e já se verá, a muito curto trecho, como tudo acontecerá", declarou Nuno Melo aos jornalistas, à margem de uma visita à sede da Associação dos Deficientes das Forças Armadas, em Lisboa.

Mais tarde, a agência de notícias Efe noticiou, com base na Casa Real espanhola, que Volodymyr Zelensky cancelou a sua visita a Espanha -- que estava prevista para sexta-feira e incluía a assinatura de um acordo bilateral de segurança -- e a Portugal.