Ouça a Smooth FM em qualquer lado.
Faça o download da App.
16 maio 2024
15:49
Redação / Agência Lusa

Mais difícil circular na Av.República em Gaia a partir de sábado

Mais difícil circular na Av.República em Gaia a partir de sábado
Câmara Municipal de Gaia
Vão ser criadas duas ciclovias entre Santo Ovídio e o Jardim do Morro.

O trânsito na Avenida da República, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, vai estar condicionado a partir de sábado devido à implementação de duas ciclovias entre Santo Ovídio e o Jardim do Morro, informou esta quinta-feira a autarquia.

Numa publicação no site oficial, a Câmara de Gaia explica que o trânsito naquela avenida vai estar condicionado por zonas, sendo que a intervenção começa por Santo Ovídio.

Na nota, a autarquia salvaguarda que este trabalho está a ser feito em colaboração com as uniões de freguesia de Mafamude e Vilar do Paraíso e de Santa Marinha e São Pedro da Afurada. 

Em declarações à agência Lusa, Eduardo Vítor Rodrigues, líder da autarquia disse que a ciclovia vai ocupar "parte da faixa de rodagem naquele que é hoje, já, um afunilamento que decorre não da existência de uma ciclovia, mas da existência de estacionamento abusivo que, evidentemente, vai deixar de existir".

Um dos locais onde a autarquia identificou como alvo de estacionamento abusivo é a zona do Jardim do Morro, tendo instalado, nos últimos dias, barreiras físicas provisórias que evitam a acumulação de carros junto à estação de metro no local.

"Tem havido, desde abril, um pico, um aumento de pessoas, quer locais, quer turistas, em toda aquela zona do Jardim do Morro e Ponte Luís I, e aquilo que fizemos foi adotar um conjunto de medidas preventivas para controlar o estacionamento", disse à Lusa.

Eduardo Vítor Rodrigues acrescentou que esta é "também uma medida de segurança, porque essa circulação já existe, mas como não há segregação, há trotinetes a circular em cima dos passeios, bicicletas no meio dos carros e a ultrapassar os carros de maneiras, às vezes, muito arriscadas".

"Do ponto de vista da segurança e da organização da cidade, acreditamos que será uma boa medida", resumiu.

Durante o período da obra, que vai implementar uma ciclovia em cada sentido, vão ser definidos desvios de trânsito de acordo com o desenvolvimento dos trabalhos. 

Mais Notícias