Ouça a Smooth FM em qualquer lado.
Faça o download da App.
10 junho 2024
13:13
Agência Lusa

Jannik Sinner assume liderança do ténis mundial

Jannik Sinner assume liderança do ténis mundial
EPA/YOAN VALAT
Do lado feminino, Iga Swiatek reforça estatuto de número um mundial.

O tenista italiano Jannik Sinner assumiu a liderança da classificação mundial ATP, com a subida de segundo para primeiro, numa hierarquia em que o ex-líder, o sérvio Novak Djokovic, lesionado, desceu a terceiro.

Sinner, de 22 anos, é o primeiro tenista italiano a liderar o ranking ATP, desde a criação da classificação informatizada em 1973, e será o primeiro cabeça de série no terceiro torneio de Grand Slam da época, Wimbledon, a partir de 01 de julho.

Esta temporada, Sinner contabiliza 33 vitórias e apenas três derrotas, com um total de três títulos: Open da Austrália, torneio de Roterdão e Masters 1000 de Miami.

Duas das três derrotas foram diante de Carlos Alcaraz, a última das quais em cinco ‘sets’ nas meias-finais de Roland Garros, torneio que o espanhol conquistou, ao vencer, no domingo, a final perante o alemão Alexander Zverev.

O triunfo, no terceiro ‘major’ da sua carreira, permitiu a Alcaraz subir a segundo do ranking ATP, numa lista em que se segue agora Djokovic, operado na quinta-feira ao joelho direito, Zverev (quarto) e o russo Daniil Medvedev (quinto).

Entre os portugueses, Nuno Borges desceu uma posição e é 48.º, muito acima de Jaime Faria (177.º) e Henrique Rocha (199.º).

Em femininos, o terceiro título consecutivo de Iga Swiatek em Roland Garros – o quarto em cinco anos e o quinto ‘major’ da carreira - consolidou a liderança da polaca na hierarquia WTA, bem distanciada da norte-americana Coco Gauff, que subiu ao segundo lugar, após chegar às meias-finais em Roland Garros.

A italiana Jasmine Paolini, finalista vencida em Paris, subiu oito lugares e é agora sétima no ranking WTA.