Ouça a Smooth FM em qualquer lado.
Faça o download da App.
13 junho 2024
07:00
Redação

António Variações morreu há 40 anos

António Variações morreu há 40 anos
Teresa Couto Pinto (imagem de capa da fotobiografia)
Divulgadas três fotografias inéditas do cantor que morreu a 13 de junho de 1984.

António Variações morreu a 13 de junho de 1984, aos 39 anos. 40 anos após a sua morte e para celebrar a memória e legado do icónico artista português que este ano faria 80 anos, foram divulgadas três fotografias inéditas do cantor. As fotografias foram captadas pela lente de Teresa Couto Pinto, fotógrafa que foi agente, confidente e amiga de Variações durante a década de oitenta. 

"A relação entre a fotógrafa e o artista foi sempre de cumplicidade e amizade, o que possibilitou a realização de sessões fotográficas imbuídas do mais profundo sentido de liberdade criativa, sinceridade e delicadeza, e que originaram algumas fotografias que hoje habitam o imaginário coletivo português, como aquelas em que Variações empunha a sua tesoura", conta a nota de imprensa que chegou hoje, 11 de junho, à redação. 

As três fotografias inéditas fazem parte de uma edição limitada, de cinco fotografias, que está à venda na loja online da Terra Esplêndida. "Parte da receita obtida com a venda é diretamente direcionada para a conservação e digitalização dos negativos que compõem o espólio que a fotógrafa salvaguarda há mais de 40 anos e para a preparação da sua primeiríssima exposição sobre António Variações, uma homenagem que reafirmará o incontornável legado do cantautor de clássicos como 'Canção do Engate', 'O Corpo é Que Paga' e 'É p'ra Amanhã'", acrescenta a nota. 

De acordo com o comunicado de imprensa da produtora Terra Esplêndida, está também a ser preparada uma exposição com 50 fotografias. "Neste momento, a Terra Esplêndida e a fotógrafa Teresa Couto Pinto procuram parceiros em Portugal (museus, galerias, espaços expositivos) que queiram apresentar a exposição 'António Variações'. A exposição é composta por cerca de 50 fotografias, algumas delas nunca antes vistas, como as 3 imagens agora divulgadas".
 

Mais Notícias