Ouça a Smooth FM em qualquer lado.
Faça o download da App.
17 junho 2024
10:19
Gonçalo Teles

PM neozelandês e comitiva apeados na Papua-Nova Guiné após problema com avião

PM neozelandês e comitiva apeados na Papua-Nova Guiné após problema com avião
O primeiro-ministro da Nova Zelândia, Christopher LuxonMark Baker/AP Photo
Christopher Luxon viaja acompanhado do ministro da Economia e de dezenas de empresários e jornalistas.

O primeiro-ministro da Nova Zelândia e a comitiva que o acompanha numa viagem ao Japão ficaram apeados na Papua-Nova Guiné depois de um avião da Força Aérea neozelandesa ter avariado durante uma paragem de reabastecimento.

O Boeing 757, que já tem mais de 30 anos, terá tido problemas elétricos que fizeram com que o avião só conseguisse voar distâncias curtas, o que não seria suficiente para chegar ao Japão, onde Christopher Luxon vai estar durante três dias para fomentar as exportações neozelandesas, atrair investimento nipónico e reforçar os laços geopolíticos.

A ministra neozelandesa da Defesa, Judith Collins, disse esta segunda-feira à rádio Newstalk ZB que este problema - mais um associado a este avião, que já tinha avariado em março - é "embaraçoso" e chegou a colocar-se a hipótese de Luxon seguir viagem num voo comercial, mas entretanto terá sido possível perceber que o problema seria reparável em menos de uma hora.

Assim, mantêm-se os planos para que o primeiro-ministro e a comitiva - que inclui o ministro da Economia e dezenas de empresários e jornalistas - aterrem em Tóquio ainda esta segunda-feira.

Mais Notícias