Ouça a Smooth FM em qualquer lado.
Faça o download da App.
27 junho 2024
10:26
Gonçalo Teles

"Escândalo nacional" na Sérvia com Presidente chateado por seleção ter ido ao Euro em avião croata

"Escândalo nacional" na Sérvia com Presidente chateado por seleção ter ido ao Euro em avião croata
Darko Vojinovic/AP Photo
Os sérvios foram eliminados e até já regressaram a Belgrado, mas o problema esteve na gaveta dos responsáveis políticos até agora: já sem equipa para apoiar, as explicações começam a ganhar asas.

A seleção da Sérvia já foi eliminada do Euro e está de regresso a casa, mas a viagem de ida para o torneio acabou de tornar-se tema de conversa no país, e tudo por causa de um avião alemão que afinal que era croata.

A líder do Parlamento sérvio, Ana Brnabic, revelou, numa entrevista à Happy TV-u citada pela nova.rs, que o Presidente do país, Aleksandar Vucic não gostou nada de ver a seleção a aterrar na Alemanha a bordo de um avião croata.

"É verdade. É uma vergonha, Vucic estava extremamente zangado. Temos a nossa Air Serbia e viajamos todos nessa companhia. Quando um avião aterra e vemos Air Serbia é um motivo de orgulho", revelou Ana Brnabic.

Neste caso, há ainda a agravante de Vucic ter subido a bordo do mesmo avião para se despedir dos jogadores, isto ainda em território sérvio.

Brnabic explicou também que o tema não foi discutido ao longo dos últimos dias para não desviar as atenções do apoio à equipa - e que concorda com essa decisão -, mas adianta que, com os sérvios eliminados, chegou o momento de "perceber como é que aconteceu e quem é o responsável" pela viagem da Sérvia a bordo de um avião croata.

"Entrámos no avião pela manga..."

A procura não demorou muito. À chegada a Belgrado, já depois da eliminação da Sérvia no Euro, o secretário-geral da federação de futebol - que se demitiu - explicou o que aconteceu para um avião com xadrez branco e vermelho ter acabado a transportar a equipa.

"Nós não descolámos num avião croata, descolámos num avião alemão. O team manager da seleção A normalmente contrata voos charter que sirvam as necessidades da equipa quando não há voos da Air Serbia disponíveis. Recolhe ofertas em função do que precisamos, ou seja, preço por hora e capacidade, e escolhe a melhor opção", adiantou.

Neste caso, essa "melhor opção foi contratar uma empresa da Alemanha, com um avião alemão. Acontece que o avião estava registado na Croácia e nós não sabíamos disso. Entrámos no avião pela manga e lá dentro tinha as nossas cores. Só lá dentro é que percebemos que tinha sido registado na Croácia".

Jovan Šurbatovic garante que ninguém que estivesse dentro do alemão se podia ter apercebido da situação porque "era impossível ver" as cores do exterior.

"É um escândalo nacional. São coisas que acontecem, aconteceram, seja uma provocação política, uma armadilha ou não. Aconteceu e é definitivamente um escândalo", reconheceu.

Foi só já no ar, em pleno voo, que um vice-presidente da federação ligou à comitiva para lhes dar a novidade: "Há um problema. O avião tem a bandeira croata do lado de fora."

Mais Notícias