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21 agosto 2018
16:55
Redação

Cinco embustes nas viagens e um guia para não ser enganado

Cinco embustes nas viagens e um guia para não ser enganado
Empresa especializada na defesa dos direitos dos passageiros fez uma lista com problemas e dicas para os resolver.

Para prevenir situações incómodas que possam acontecer no trânsito, no aeroporto e durante as viagens, a empresa Airhelp listou o top cinco dos problemas mais comuns para evitar que os passageiros fiquem com as férias estragadas. 

Para além dos problemas, a empresa especializada nos direitos dos passageiros aéreos, através de um comunicado, apresenta também sugestões para que os problemas sejam solucionados:

1. Overbooking - "Ao contrário do que se pensa, muitas pessoas não comparecem aos voos programados. Já a contar com isso, as companhias aéreas costumam vender mais bilhetes extras do que o número de lugares que têm realmente disponíveis".

Solução: Por lei, as companhias aéreas são obrigadas a ressarcir os passageiros por voos com excesso de reservas. 

2. Táxis duvidosos - "Desde desvios inesperados a taxímetros irregulares (ou inexistentes), os turistas acabam por perder muito dinheiro".

Solução: Antes de entrar no táxi deve ter uma ideia da rota e tempo necessários para chegar ao destino. 

3. Máquinas ATM - "Os turistas usam as caixas eletrónicas em todo o mundo, mas nem sempre estão suficientemente atentos quando levantam ou trocam dinheiro".

Solução: Assegure-se que o leitor de cartões não está solto ou de que o cartão não ressalta ao inseri-lo na máquina. Tape também as teclas com a mão quando digitar o PIN. 

4. Rede wi-fi - "Ao conectar-se a uma rede desprotegida, o utilizador deixa as suas informações à mercê de quem queira aceder indevidamente aos seus dados pessoais".

Solução: O melhor é resistir à oferta e esperar até poder conectar-se a uma rede segura. 

5. Interações com habitantes locais e ofertas - "Numa altura ou noutra, qualquer viajante acaba por ser abordado por alguém que quer oferecer-lhe uma pulseira, um colar (...) embora isso pareça um gesto inofensivo e amigável, assim que o viajante aceita o presente, a pessoa que o ofereceu exige o pagamento".

Solução: Não aceitar presentes de estranhos, para evitar burlas. "O bom senso ajuda muito".