Ouça a Smooth FM em qualquer lado.
Faça o download da App.
14 março 2019
13:25
Redação

Ciclone Ulmer deixa os EUA em alerta

Ciclone Ulmer deixa os EUA em alerta
EPA
Ventos fortes, inundações, nevões e visibilidade zero são apenas as mais esperadas armas com que o ciclone Ulmer invade o território norte-americano a partir desta quinta-feira

Já considerado um dos piores ciclones alguma vez registados nos Estados Unidos, de tempestade a "ciclone bomba", Ulmer, preocupa o Serviço Meteorológico Nacional dos Estados Unidos da América. Está previsto que a tempestade vá afectar cerca de 70 milhões de pessoas, já a partir desta quinta-feira, 14 de março.

Os avisos relativos à tempestade abrangem aproximadamente metade da área continental dos Estados Unidos, estendendo-se da fronteira com o México até ao Canadá, passando pelos Estados do Texas, Oklahoma, Kansas, Wyoming, e Dakota do Norte e do Sul. 

 

"Por favor, cancele todos os planos de viagem à tarde e à noite, especialmente a este da l-25.", foi esta a mensagem que os residentes de Boulder, Colorado, receberam do Serviço Meteorológico Nacional.

 

 

Baixas na energia

No Colorado, pelo menos 190 mil pessoas ficaram sem eletricidade, bem como cerca de 70 mil no Texas, avança a CNN.

 

Voos cancelados

Mais de dois mil voos foram cancelados desde quarta-feira à noite, sendo que a maioria destes partiam ou tinham como destino o aeroporto de Denver, capital do estado do Colorado. 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A glacial Global.

Uma publicação partilhada por @ denveravgeek a

 

O que está para vir

As chuvas fortes que esta tempestade trará causam ainda uma preocupação extra: a neve acumulada nos meses de inverno irá derreter e provocar inundações de grande escala. É ainda possível que estas inundações tomem proporções alarmantes num curto espaço de tempo, se blocos de gelo libertados pelo derretimento da neve causarem o entupimento de rios e outros cursos de água. 

 

 

De acordo com a CNN, rajadas de 80 a 112 km/h são esperadas no Colorado, Novo México, Texas e Oklahoma, podendo mesmo chegar aos 177 km/h. Estas rajadas são equivalentes a ventos de um furacão de categoria 1 ou 2, numa escala em que 5 é a categoria de maior intensidade. 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

#bombcyclone #bombcyclone2019 #ulmer #blizzard #winter #nebraska #winterstormulmer

Uma publicação partilhada por Tyler Hicks (@oysterball) a

 

 

 

Foi já anunciado que em vários Estados estradas, escolas e serviços vão encerrar preventivamente.  

 

 


Feridos e fatalidades

No estado norte-americano do Colorado, a intempérie causou um acidente que envolveu 100 automóveis provocando vários feridos, cuja gravidade varia entre ligeiros e graves, obrigando a intervenção de equipas de emergência do Colorado e do Wyoming. 

Ainda no Colorado, um membro das forças de segurança do Estado, de 52 anos, morreu atropelado por um carro que, de acordo com a polícia, circulava a uma velocidade demasiado elevada tendo em conta a falta de visibilidade e mau tempo.