Ouça a Smooth FM em qualquer lado.
Faça o download da App.

Álbum da Semana

Cécile McLorin Salvant - Mélusine

Mélusine, o novo álbum da Cécile McLorin Salvant inspirado no conto popular europeu numa criatura metade mulher metade cobra.

Cécile McLorin Salvant nasceu em 1989 em Miami (nos EUA), e cresceu com a tradição e a ancestralidade da voz como instrumento: filha de pai haitiano e mãe francesa, começou por estudar piano aos 5 anos, antes de ingressar na Sociedade Coral de Miami, experiência que contribuiu para que, já jovem adulta, tenha estudado canto clássico e barroco no Conservatório Darius Milhaud, em França. Essa bagagem está bem presente em “Mélusine”, a segunda edição que inscreve no catálogo da prestigiada editora Nonesuch, sucedendo assim a “Ghost Song”, álbum de 2022 que se destacou em várias listas de melhores discos do ano.

 “Mélusine” o seu novo álbum foi lançado a 24 de março de 2023 e apresenta cinco temas originais e interpretações de nove canções que remontam até ao século XII, cantadas principalmente em francês, mas também em occitano, inglês e crioulo haitiano, que nos apresentam o conto popular de Mélusine.

A história conta-se assim: Mélusine concorda em casar com Raymondin na condição de que ele nunca a veja aos sábados, dia em que ela se transforma numa criatura parte mulher parte cobra. Ele concorda, mas depois é convencido por um irmão a violar a promessa, perfurando a porta com uma espada e encontrando-a nua no banho, meio cobra, meio mulher. Quando Mélusine o surpreende espiando-a, transforma-se num dragão e voa para longe, apenas para reaparecer quando um de seus descendentes estiver no leito de morte.

Mélusine é um álbum notável; uma que reúne composições modernas com canções compostas ao longo de vários séculos. Apesar dessa diversidade, funciona perfeitamente, principalmente porque Salvant, respeitosamente, transforma o material mais antigo em algo seu e moderno. Musicalmente, é executado com excelência e conta com a voz perfeita de Cécile McLorin Salvant.

Cécile conta que "A história de Mélusine é também a história do poder destrutivo do olhar. A espada de Raymondin perfura um buraco em sua porta de ferro. O seu olhar também. O olhar é transformador e combustível. Ela vê que ele a está vendo secretamente. Seu segredo é revelado. Este duplo olhar transforma-a num dragão. Ela agora pode respirar fogo."

Além da música vale a pena mergulhar na história que as músicas contam, porque isso traz mais profundidade à experiência de audição de Mélusine.

Salvant, cujos pais são franceses e haitianos, diz que Mélusine também é "em parte sobre esse sentimento de ser um híbrido, uma mistura de culturas diferentes, que eu experimentei não apenas como a filha americana de dois imigrantes de primeira geração, mas como alguém criado em uma família que é racialmente mista, de vários países diferentes, com diferentes línguas faladas em casa".

Cécile McLorin Salvant esteve em Portugal com a Smooth FM em março de 2023.


Mélusine

1. Est-ce ainsi que les hommes vivent? (Louis Aragon and Léo Ferré)
2. La route enchantée (Charles Trenet)
3. Il m’a vue nue (Pierre Chagnon, Jean Delabre, François Pruvost, Modesto Romero Martínez, and Georges Thenon)
4. Dites moi que je suis belle (E. Deschamps/anonymous, 14th century)
5. Doudou (Cécile McLorin Salvant)
6. Petite musique terrienne (Michel Berger and Luc Plamondon, from the musical Starmania, 1978)
7. Aida (Cécile McLorin Salvant)
8. Mélusine (Cécile McLorin Salvant)
9. Wedo (Cécile McLorin Salvant)
10. D’un feu secret (Michel Lambert, air de cour, 1660)
11. Le temps est assassin (Veronique Sanson)
12. Fenestra (Cécile McLorin Salvant)
13. Domna N'Almucs (Iseut de Capio, female troubadour,12th century, in Occitan)
14. Dame Iseut (Almucs de Castelneau, female troubadour, 12th century, in Occitan and translated to Haitian Creole by Alix Salvant)