Ouça a Smooth FM em qualquer lado.
Faça o download da App.

Sugestões Culturais

MÚSICA / CONCERTOS / FESTIVAIS

Partilhamos aqui algumas das sugestões culturais que falamos na emissão.
MÚSICA / CONCERTOS / FESTIVAIS

CONCERTO JOSÉ JAMES NO PORTO 
É em pleno contexto de explosão do hip hop que nasce o hoje aclamado cantor e compositor norte-americano José James, cuja música combina o jazz com aquele género originário do Bronx. 1978, título do seu novo álbum, que vem apresentar à Casa da Música, evoca precisamente essa época em que o jazz, a soul, o disco-sound e o hip hop se fundiam e enchiam as casas noturnas cintilantes dos EUA. Tal é, também, a atmosfera do disco, que conta com as colaborações de Xênia França, estrela brasileira em ascensão, recentemente nomeada para o Grammy Latino, e do rapper/cineasta belga de origem congolesa Baloji. 
Dia 22 de outubro, terça-feira, 21h na Casa da Música, Porto.  

VERA MORAIS E HRISTO E GOLEMINOV 
O Ciclo Novos Valores do Jzz traz mais dois artistas à Casa da Música, no Porto. Dia 22 de Outubro, às 19h30,  Vera Morais e Hristo Goleminov sobem ao palco para interpretar a poesia de William Carlos Williams reveladas no álbum de estreia, Consider the Plums, de 2022. Este duo surpreendente de voz e saxofone tenor, vai em busca de uma simbiose entre a poesia e a improvisação, tomando caminhos diferentes de concerto para concerto.  
Talento, intuição, criatividade, espontaneidade e humor são algumas das características que anunciam um futuro radioso para este projeto. 

NUNO CAMPOS + AFONSO SILVA
Nesta sessão única de Jazz à Mesa, dia 22 de Outubro, o Mau Hábitos, no Porto, junta Nuno Campos e Afonso Silva. O contrabaixo e o saxofone da eletrónica unem suas paixões pela criação de novos mundos sonoros numa colaboração que combina música original com improvisação livre, utilizando instrumentos acústicos e recursos eletrónicos.  Jazz à Mesa é um série semanal de concertos organizada pela associação Porta-Jazz, que todas as terças-feiras apresenta músicos emergentes em sessões improvisadas e inovadoras, com novos projetos e colaborações. 
O concerto começa às 21h e a entrada é livre. 

MAZGANI NO TEATRO MARIA MATOS
Mazgani está de volta aos palcos dia 22 de Outubro, no Teatro Maria Matos, em Lisboa, às 21h.  Cidade de Cinema é o sexto disco de originais do músico e o primeiro composto integralmente por canções cantadas em português, e tem edição prevista para o último trimestre de 2024. Com este disco, o artista pretende dar continuidade a um trabalho autoral iniciado há quase 20 anos, tendo como primeiro objetivo trilhar novos territórios estéticos, procurando, ao mesmo tempo, manter traços de identidade do seu público fiel.  

O FANTASMA DA ÓPERA EM LISBOA 
Premiado com mais de 70 galardões, o Fantasma da Ópera, musical de Andrew Lloyd Webber,  sobe ao palco do Campo Pequeno, em Lisboa, numa produção conjunta entre Londres e Nova Iorque.  Entre 15 a 27 de Outubro, pode assistir à obra homónima de Gaston Leroux, que se passa em Paris do século XIX, onde “O Fantasma”, um génio musical, tenta atrair Christine Daaé, soprano da Ópera de Paris, para que esta se torne sua protegida. Pela primeira vez, o elenco, bem como os cenários e os 230 figurinos de “O Fantasma da Ópera” vêm directamente dos palcos de West End e da Broadway.  

JAM SESSIONS NA MENINA E MOÇA
A Menina e Moça é uma livraria-bar em Lisboa que junta aos mais de 5 mil livros, à decoração pensada ao pormenor e aos cocktails, música. Uma homenagem aos escritores lusófonos, ao Cais do Sodré, aos sabores da terra, ao vinho, aos cocktails da lusofonia, aos amigos de sempre. Nasceu uma livraria-bar, na Rua Cor de Rosa em Lisboa, a Menina e Moça. Um café-bar onde pode calmamente desfrutar de uma pausa para ler ou apenas para juntar amigos numa boa conversa, enquanto ouve jazz.  
As Jam Sessions acontecem ao domingo a partir das 20h até às 23h, sempre com convidados diferentes. Livraria-Bar Menina e Moça, fica na Rua Cor de Rosa na Rua Nova do Carvalho, 40-42, Lisboa.  

CELEBRAR TOM JOBIM NA CASA DA MÚSICA  
Danilo Caymmi e Stacey Kent celebram Tom Jobim dia 23 de Outubro, na Casa da Música, no Porto. No ano que marca 30 anos sem Tom Jobim, o tributo é feito por um dos seus melhores amigos, Danilo Caymmi, com Stacey Kent, uma das vozes mais respeitadas do jazz contemporâneo. “Um Tom sobre Jobim”, é uma homenagem à história do criador da Bossa Nova,  e vai relembrar clássicos históricos como “Desafinado”, “Garota de Ipanema” e “Chega de saudade”, entre outros. 
Danilo Caymmi foi integrante da banda que acompanhou Tom Jobim por mais de 10 anos e foi através do próprio Jobim que se estreou como cantor.  Stacey Kent foi nomeada aos Grammy com o álbum "Breakfast on the Morning Tram", foi vencedora do BBC Jazz Awards e nomeada Knight of the Order of Arts and Letters da França. 
A 23 de outubro, às 21h, Casa da Música - Sala Suggia

OUTUBRO - MÊS DA MÚSICA EM PALMELA
Palmela alonga o Dia Mundial da Música (1 de outubro) durante todo o mês de Outubro, com um programa de espetáculos de qualidade por todo o concelho e para vários públicos. O Dia Mundial da Música é comemorado desde 1975, para celebrar esta forma de expressão com importância global, como manifestação de diversidade e, simultaneamente, de união entre os povos. E pode celebrá-lo durante o mês inteiro no Concelho de Palmela. 
Em destaque: 
Dia 31 de outubro às 21h30 | Cine-Teatro S. João, Palmela - Café Concerto Desidério Lázaro Trio - Micrus - André Rosinha (Contrabaixo), João Sousa (Bateria) e Desidério Lázaro (Saxofone).  
Programa completo AQUI.

DIAS DO JAZZ NAS CALDAS DA RAINHA 
Dias do Jazz é o nome do festival de jazz que vai decorrer no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha de 28 setembro até novembro. O evento contará com seis concertos, incluindo quatro de artistas nacionais e dois de músicos dos Estados Unidos. Os Dias do Jazz prometem uma programação diversificada, celebrando o jazz com performances de alta qualidade.  
Programação:
Dia 8 de novembro, 21h30: Concerto de Sofia Hoffmann Quinteto. 
Dia 9 de novembro, 21h30: Concerto de China Moses 

CONCERTO RETIMBRAR 
Retimbrar é o nome do coro jovem do Orfeão de Ovar composto por 19 mulheres entre os 14 e os 21 anos.  Lançaram este ano a música "Do Mesmo Cordão" composta e escrita por mulheres, numa colaboração desenvolvida com Suspiro, é de inquietações que nasce "Do Mesmo Cordão", um desabafo feito canção, com letra e música de Sara Yasmine (Retimbrar) e Suspiro, que irrompe a várias vozes com o desejo de soltar amarras e exprimir o interior de uma mulher em chamas que assiste à expansão de um universo feminino que é seu, debaixo de constantes adaptações: com ideias por concretizar e lutas para apaziguar. Lutas que são de todas, que dependem de um compromisso e que não se esgotam num dia.  
Os Retimbrar têm os seguintes concertos confirmados: 
9 de Novembro na Galiza.
  

Sugestões Culturais

Preencha os seguintes dados, por favor:

Por favor, faça a conta abaixo.