Ouça a Smooth FM em qualquer lado.
Faça o download da App.

Sugestões Culturais

MÚSICA / CONCERTOS / FESTIVAIS

Partilhamos aqui algumas das sugestões culturais que falamos na emissão.

SÉRGIO PELÁGIO “RIFF OUT” 
RIFF OUT é o mais recente trabalho discográfico de Sérgio Pelágio (guitarra elétrica), que marca o encontro com os companheiros de longa data Mário Franco (contrabaixo/baixo elétrico) e Alexandre Frazão (bateria), aos quais se junta Iúri Oliveira (percussão) e dois novos valores do jazz nacional Tomás Marques (saxofones alto e tenor) e Filipa Franco (voz). Esta é a primeira oportunidade do projeto se apresentar em sexteto, numa feliz reunião em palco dos músicos que gravaram o disco. O sexteto promete um espetáculo contagiante, que inclui temas do novíssimo EP "Para GUST 9723" e celebra a diversidade de estilos musicais que influenciaram o trabalho de Sérgio Pelágio até aqui. 
A digressão de apresentação deste trabalho começa em abril.    
Datas:  
11 out. - Dias do Jazz - CCC Caldas da Rainha  
13 nov. - Teatro Municipal de Bragança 

Bilhetes à venda na Ticketline, clique aqui

SANTA CASA JAZZ FEST
Nos próximos dias 24, 26, 27 e 28 de abril, o Convento de São Pedro de Alcântara, em Lisboa, vai receber o Santa Casa Jazz Fest, resultado de uma parceria entre a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) e o Hot Clube de Portugal. Este festival marcará o "regresso" do Hot Clube ao centro de Lisboa, apresentando várias propostas nas áreas do jazz e da música improvisada, com grupos consagrados do jazz nacional, artistas emergentes e alunos da Escola de Jazz Luís Villas-Boas. Neste festival tocarão músicos como Isabel Rato, Daniel Bernardes, Filipe Raposo, João Mortágua, Carlos Azevedo e os Sul (na foto), trio constituído por Bernardo Moreira, Luís Figueiredo e Bernardo Couto.  
Programa: 
24 de abril, 20h - Isabel Rato Quinteto  
26 de abril, 20h - Margem – Quinteto de Maria Carvalho  
27 de abril, 16h - Daniel Bernardes  
27 de abril, 17h15 - Combo da Escola de Jazz Luís Villas-Boas  
27 de abril, 18h - Filipe Raposo   
27 de abril, 19h15 - Combo da Escola de Jazz Luís Villas-Boas  
27 de abril, 20h - João Mortágua e Carlos Azevedo  
28 de abril, 16h - Combo da Escola de Jazz Luís Villas-Boas   
28 de abril, 18h - Sul 

CONCERTO RITA DIAS
Rita Dias é uma artista dedicada à música, com dois discos editados, à poesia com um livro a caminho, e ainda atriz e radialista. Em 2024, Rita estreia-se como compositora para outrem com o tema "Eu vou dançar" a ser interpretado pela fadista Teresinha Landeiro no seu novo disco "Para dançar e para chorar", já disponível. Recentemente, deu-nos a bela canção de protesto "Não chega não". Com o cantor Duarte, Rita Dias foi selecionada para o concurso "Cantar Abril, o concurso de obras artísticas de intervenção" promovido pela Câmara Municipal de Almada e a plataforma Gerador. A celebração está marcada para o dia 27 de abril no Incrível Almadense em, Almada. 

‘SONS DE LIBERDADE’   
Nos dias 24, 25 e 26 de abril, JP Simões, Gisela João e B Fachada vão dar voz à trilogia de concertos singulares, que homenageiam as músicas e memórias do 25 de Abril. O Teatro Tivoli BBVA vai celebrar os 50 anos do 25 de abril com “Sons de Liberdade”, três viagens musicais únicas ao repertório cultural do país, nas vozes de JP Simões, Gisela João e B Fachada. Os três concertos decorrem entre 24 e 26 de abril, datas que entoam liberdade na história de Portugal. A 24 de abril, JP Simões, que venceu o prémio de melhor tema de música popular na Gala Prémio Autores 2019 da Sociedade Portuguesa de Autores, inaugura a trilogia de concertos no Teatro Tivoli BBVA com uma homenagem a José Mário Branco ao apresentar em primeira mão o disco “JP Simões canta José Mário Branco”. Gisela João sobe ao palco do Teatro Tivoli BBVA para o espetáculo "Gisela Canta Abril", numa colaboração transfronteiriça com o guitarrista espanhol Carles Rodenas Martinez. Uma celebração da música e da liberdade, ao homenagear as músicas dos autores e compositores de abril, unindo as tradições musicais de Portugal e Espanha. A celebração musical das memórias da liberdade culmina com o espetáculo de B Fachada "Zeca, Zeca e mais Zeca!!!" a 26 de abril, no Teatro Tivoli BBVA.B Fachada cresceu com a memória de José Afonso, músico pelo qual nutre uma admiração profunda e ao qual vai prestar homenagem, através da singularidade da interpretação e da linguagem artística tão própria de Bernardo Fachada. 
"Sons de Liberdade" ecoam no Teatro Tivoli BBVA, no âmbito da celebração dos 50 anos da Revolução de Abril. O repertório musical fica a cargo de artistas nacionais e filhos de um Portugal já sem ditadura, que vão partilhar a sua visão única e original sobre as canções que moldaram a nossa história recente. 
Dias 24, 25 e 26 de abril no Teatro Tivoli BBVA. 

Bilhetes já à venda em Ticketline e nos locais habituais. 

CONCERTO DO EIXO DO JAZZ ENSEMBLE  
Para celebrar o Dia Internacional do Jazz, o Eixo Do Jazz Ensemble apresenta um repertório variado de compositores portugueses e galegos com temas dos discos já gravados e aos quais acrescenta dois "clássicos": um escrito por Max, 'Noites da Madeira', outro uma adaptação de Louis Armstrong da Canção de Coimbra, que se tornou um clássico do Jazz com o nome 'April in Portugal'.  O concerto do Eixo Do Jazz Ensemble vai acontecer dia 30 de abril, terça-feira, pelas 21h30, no Auditório da Fundação Engenheiro António de Almeida, no Porto. A entrada é livre, embora sujeita à lotação da sala. 
Os bilhetes (com limite de dois por pessoa) podem ser obtidos presencialmente, no próprio dia, a partir das 19h30. 

YESTERDAY | TRIBUTO BEATLES LFO E PEAKLES
"Yesterday" - Tributo a Beatles é um espetáculo de homenagem a uma das maiores bandas do séc. XX que o mundo da música já conheceu: os BEATLES. Este momento vai ser protagonizado pela já reconhecida Lisbon Film Orchestra composta por uma formação de 20 músicos de orquestra e os Peakles. Em palco, as melodias eternas da mítica banda britânica são interpretadas numa fusão arrebatadora entre a música de orquestra e o rock. "Yesterday - Tributo a Beatles” é um espetáculo interativo para toda a família, com um repertório baseado no filme “Yesterday” de Danny Boyle. A obra dos “fabulous 4” de Liverpool, John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr, revolucionou a música pop/rock a nível mundial. Os Beatles foram os primeiros a combinar a música erudita com rock na sua canção “Yesterday”, que foi gravada com acompanhamento de uma orquestra de câmara. “A Day in the Life” foi a primeira música de rock acompanhada por uma orquestra sinfónica. O seu legado atravessou gerações e continua a inspirar músicos e pessoas em todo o mundo. 
O espetáculo “Yesterday - Tributo a Beatles” conta com um repertório diversificado, baseado na banda sonora do filme “Yesterday” (2019), com clássicos como: “Yesterday”, “Let It Be”, “Hey Jude”, “A Day in the Life”, “I Want to Hold Your Hand”, “Here Comes the Sun”, “The Long & Winding Road”, “Help!”, entre outras obras-primas dos Beatles.  
A 30 Abril às 21h no Teatro Tivoli BBVA em Lisboa.
Bilhetes: 17,50€ a 35,00€  

CAMPUS JAZZ 
O Campus Jazz, este ano na sua 4ª edição, traz de volta uma programação eclética, dedicada à formação, investigação, mediação e promoção do jazz em Portugal, e na região de Aveiro em particular. No ano em que a Universidade de Aveiro (UA) celebra o seu 50ª aniversário, o Campus Jazz associa-se às comemorações com concertos, masterclasses, wokshops, aulas abertas e jam sessions. 
Programa:  
Dia 30 abril, 18h30, na Casa do Estudante, Aveiro – concerto de apresentação de “À procura”, o álbum de estreia do contrabaixista espanhol Pedro Molina em quarteto.  
Dia 3 de maio, 15h, no Auditório Renato Araújo, na Reitoria da UA - Masterclasse com Maria Mendes Quarteto que no mesmo dia às 21h30 vai apresentar ao vivo o seu último trabalho “Saudade, Colour of Love”, acompanhada pela Orquestra Filarmonia das Beiras. 
Dias 7, 14 e 21 de maio, 14h15 no CCCI - Complexo das Ciências de Comunicação e Imagem, Aveiro - Aula Aberta - Discografia do Jazz em Portugal de 1990 a 2000 - um olhar sobre alguns dos principais registos discográficos que marcaram a história do Jazz em Portugal durante o século XX.  
Dia 10 de maio, 21h30, no Cine-Teatro Alba em Albergaria-a-Velha, Aveiro – Concerto com o Combo de Jazz da UA & Dave Meder. 
Dia 16 de maio, 21h30, no Auditório Renato Araújo, na Reitoria da UA - Mark Guiliana & Orquestra de Jazz da UA - A Orquestra de Jazz da Universidade de Aveiro, constituída por alunos da Licenciatura em Música, convida para este concerto o reputado baterista norte americano Mark Guiliana. Serão interpretados temas originais do próprio e alguns standards de Jazz. 
Dia 16 de maio, 23h00, no Pavilhão 1 da Universidade de Aveiro - Jam Session I com Carl Minnemann Quarteto - 1ª parte: A primeira parte da primeira jam session será com o baixista e antigo aluno da Universidade de Aveiro, Carl Minnemann. A 2ª parte: Sessão de improvisação de jazz com total liberdade artística para todos os músicos que pretendam subir a palco e participar na primeira jam session desta edição do Campus Jazz. 
Dia 29 de maio, 21h30, na Casa da Cultura de Ílhavo, Aveiro - Aaron Parks Trio em concerto.  
Dia 29 de maio, 22h45, no Foyer da Casa da Cultura de Ílhavo, Aveiro - Jam Session II com Andreia Santos Quarteto - Andreia Santos dá a conhecer um conjunto de temas que refletem sobre a procura, perda, desintegração, desejo e esperança e muito mais, assim como uma sessão de improvisação de jazz com total liberdade artística para todos os músicos que pretendam subir a palco e participar na segunda jam session desta edição do Campus Jazz. 
Dias 05 e 06 de junho, 17h30 e 21h30, no Cine-Teatro de Estarreja, Aveiro - 4º Concurso Internacional de Jazz da UA: Apresentações Finais e Entrega de Prémios.  

ANDRE SARBIB QUARTET
O Hot Five Jazz Blues Club recebe o pianista André Sarbib, um dos grandes nomes do jazz português. André tem uma carreira impressionante no jazz tendo já trabalhado com músicos de renome internacional como Joe Lovano, Barry Altschul, Ivan Lins, Carles Benavent, Ruben Dantas, Alice Day, Jorge Rossi, Saheb Sarbib, Carlos Carli, Joaquín Chacón, Paulo de Carvalho e António Serrano, entre muitos outros. André Sarbib apresenta-se neste concerto em quarteto e tocará os temas do seu trabalho mais recente “La Joie et Le Tendre”, com músicas de Ivan Lins cantadas em francês, assim como outros grandes sucessos.  
Dia 3 de maio, 21h30 no Hot Five Jazz Blues Club, Porto.

THE QUEEN'S CARTOONISTS 
Uma viagem musical única ao universo dos desenhos animados! The Queen’s Cartoonists dão vida a mais de 100 anos de animação, sincronizando perfeitamente as suas atuações com os filmes projetados no palco. A energia contagiante dos desenhos animados guia o público por um mundo de mestria musical, caos multi-instrumental e comédia. 
Projeções de filmes animados deslumbram a audiência, enquanto a banda recria bandas sonoras originais nota por nota ou cria novas composições para peças modernas, cruzando duas formas de arte distintamente americanas: jazz e animação. The Queen’s Cartoonists apresentam compositores da era do jazz como Carl Stalling, Raymond Scott e John Kirby, ao lado dos eternos clássicos Mozart, Rossini e Strauss. Os seis membros da banda, residentes em Queens, Nova Iorque, são oriundos de quatro continentes e este espetáculo cruzou fronteiras, esgotando salas por onde passa. Uma experiência que transcende fronteiras e gerações, onde a música e a animação se unem de forma extraordinária! 
04 Maio às 21h00 e 05 Maio às 16h00 no Teatro Tivoli BBVA em Lisboa. M/16 

MADAME BUTTERFLY 
No ano em que se assinala o centenário do falecimento do compositor italiano Giancomo Puccini e 120 anos da estreia desta que é uma das suas mais emblemáticas obras, Madame Butterfly volta a estar em cena, por Portugal. Com libreto de Luigi Illica e Giuseppe Giacosa, segundo a peça Madame Butterfly, de David Belasco, baseada no conto homónimo de John Luther Long, esta ópera foi descrita por Puccini como a “mais profundamente sentida e criativa”. 
Desenrolada no Japão, Madame Butterfly, uma das óperas mais apresentadas do reportório italiano, conta a trágica história de uma bela e jovem gueixa, de 15 anos, “delicada como uma borboleta”, Cio-Cio-San (Butterfly), que se apaixona por Pinkerton, um tenente da marinha norte-americana, acabando por sacrificar a família, a religião e a própria vida, por ele. O espetáculo sobe aos palcos com a encenação de Federico Figueroa, direção artística de María José Molina, coreografia de Julian Hernandez e a participação da Companhia Materlírica España, sob direção de Carlos Diez. 
"Madame Butterfly” estreou pela primeira vez no Teatro alla Scala de Milão em Fevereiro de 1904. Chegou a Lisboa quatro anos depois onde subiu ao palco do Teatro São Carlos a 10 de Março de 1908. Este ano, 120 anos depois da estreia, é apresentada, em duas das mais conceituadas salas de espetáculo do país. 
8 de maio Casino Estoril, 21h30. 
9 de maio Coliseu Lisboa, 21h30.

7ª EDIÇÃO JAZZ NAS ADEGAS (outros)
A 7ª edição deste ciclo pretende continuar o trabalho de dinamização cultural dos Vinhos de Silves.  Durante as sessões o público desfruta de um concerto de jazz, de estilos diferentes, nos quais as sonoridades se adaptam aos distintos ambientes de requinte que cada produtor evidencia. No decorrer do evento são servidas 3 provas de vinho do produtor anfitrião, acompanhadas com tapas confecionadas com produtos regionais. 
Num total de 20 edições até dia 27 de maio. 
Próximos eventos:  
10 e 11 de Maio – Concerto de Lu_Fuki_Trio
   
Lu-Fuki_Trio junta três amigos em torno do lado mais “funky" do guitarrista de jazz Grant Green, que genialmente fundiu jazz e funk.  
Dia 10 de Maio às 21h e 11 de Maio às 17h no Paxa Wines em Silves.   
24 e 25 de Maio
– Concerto de The Invisible Tuba   
Os The Invisible Tuba são liderados pelo trompetista anglo-sardenho Mattia Corda e Simone Carugati no banjo. São uma banda de jazz tradicional ao estilo de New Orleans, cujo repertório consiste principalmente em Traditional Jazz Classics, Swing e Calypso.  Dia 24 de Maio às 21h e 25 de Maio às 17h no Convento do Paraíso em Silves.  

FESTIVAL AMADORA JAZZ 2024 
A 12ª edição do Festival Amadora Jazz acontece de 9 a 12 de maio inserido nas comemorações dos 100 anos do nascimento de Luís Villas-Boas, considerado o pai do jazz em Portugal e dos 50 anos do 25 de Abril. A programação do festival, como tem vindo a ser hábito nas últimas edições, reparte-se entre o Auditório dos Recreios da Amadora, o Auditório de Alfornelos (teatro Passagem de Nível) e Cineteatro D. João V. 
Programação:  
9 de maio, 21h, Recreios da Amadora (Auditório) - Isabel Rato Quinteto, A pianista e compositora portuguesa apresenta ao vivo o seu último disco “Vale das flores”. 
10 de maio, 21h, Recreios da Amadora (Auditório) - o pianista Júlio Resende com o seu novo conceito “Fado Jazz” 
10 de maio (sexta-feira), 23h, Auditório de Alfornelos - os Lokomotiv de Barretto, Delgado e Salgueiro dão um concerto com um convidado especial, o saxofonista Ricardo Toscano. 
11 de maio (sábado), às 16h, Cineteatro D. João V - Inauguração da exposição "100 anos de Jazz em Portugal", de Xico Fran; 16h30 - Apresentação do livro Luís Villas-Boas, o pai do jazz em Portugal, de João Moreira dos Santos; 17h – Atuação do sexteto Syncopators 
11 de maio (sábado), 21h, Recreios da Amadora (Auditório) - David Murray que se vai apresentar ao vivo em quarteto. 
12 de maio (domingo), 17h, Cineteatro D. João V - GeraJazz um projeto dedicado ao jazz com direção artística do maestro e professor Eduardo Lála, que tem vindo a desenvolver um intenso trabalho de formação de jovens com vista à constituição de uma orquestra de jazz. 
Os bilhetes para a 12.ª edição do Amadora Jazz estão à venda aqui (Bilhetes 12º Amadora Jazz - Ticketline (sapo.pt) e no local duas horas antes do início dos concertos. Os preços variam entre os 10 e os 20 euros. 

RUGE CONCERTO 
RUGE é o mais recente projecto de Rodrigo Guedes de Carvalho com Daniela Onís e Ruben Alves. Um encontro de poesia e música no cruzamento entre a palavra escrita, cantada e falada. RUGE é um espectáculo sobre o amor e tudo em volta. É sobre paixão e revolta. Nasceu da paixão pelas palavras, que se juntaram em frases. Depois cresceram e tornaram-se uma urgência para ser dita e escutada. Há dramas e desabafos, e riso mal escondido nas ironias. Sem nenhum medo de mostrar emoções, RUGE é uma narrativa de poemas e canções sobre todos nós. é um espectáculo sobre o amor e tudo em volta. É sobre paixão e revolta.  
Com Rodrigo Guedes de Carvalho, Daniela Onis e Ruben Alves 
14 de maio - Teatro MAria Matos, Lisboa, 21h 

CONCERTO DE MIRANDA 
Marta Miranda floresceu como vocalista dos Oquestrada. Após o sucesso com OqueStrada, Marta Miranda embarca num caminho a solo como MirAnda. O seu álbum de estreia, Uma Mulher na Cidade, que é uma alusão ao disco Um Homem na Cidade de Carlos do Carmo de 1977, reflete a diversidade musical e cultural de uma Lisboa cosmopolita, explorando influências que vão desde o fado até o funaná, passando pelo desert blues e pela cumbia argentina. A seleção do repertório deste disco divide-se entre fados e composições originais, num total de 10 temas. No fado, MirAnda deu destaque aos compositores e à diversidade de estilos, como Alain Oulman e Artur Ribeiro, que representam duas estéticas e linhagens distintas dentro deste género musical.  Na produção do disco está Alê Siqueira, multipremiado com 3 Grammys e produtor de artistas como Caetano Veloso, Os Tribalistas ou Elza Soares.  O concerto de apresentação do álbum Uma Mulher na Cidade será um encontro da diversidade cultural e musical de Lisboa com a presença de MirAnda (voz), Simone Carugatti (Guitarra e Ukulele), Ganso (programações) e vários outros músicos convidados que contribuíram para o disco. 
Dia 18 de maio no B.Leza em Lisboa. 

CONCERTO RETIMBRAR 
Retimbrar é o nome do coro jovem do Orfeão de Ovar composto por 19 mulheres entre os 14 e os 21 anos.  Lançaram este ano a música “Do Mesmo Cordão” composta e escrita por mulheres, numa colaboração desenvolvida com Suspiro, é de inquietações que nasce “Do Mesmo Cordão”, um desabafo feito canção, com letra e música de Sara Yasmine (Retimbrar) e Suspiro, que irrompe a várias vozes com o desejo de soltar amarras e exprimir o interior de uma mulher em chamas que assiste à expansão de um universo feminino que é seu, debaixo de constantes adaptações: com ideias por concretizar e lutas para apaziguar. Lutas que são de todas, que dependem de um compromisso e que não se esgotam num dia.  
Os Retimbrar têm os seguintes concertos confirmados: 
25 Abril nos 50 Anos do 25 de Abril no Grande Auditório do Fórum da Maia, 
28 de Julho no Festival Salvaterra em Idanha-a-Nova,  
13 de Julho em Braga,  
4 Agosto em Sever do Vouga,  
7 de Outubro no Porto e 
9 de Novembro na Galiza.
  

27º FESTIVAL DE JAZZ DE VALADO DOS FRADES  
A 27ª edição do Festival de Jazz de Valado dos Frades, na Nazaré acontece de 1 a 25 de maio com vários concertos e animações de rua.  A Sala BIR (Biblioteca de Instrução e Recreio), o Cineteatro e as ruas da Nazaré vão encher-se de jazz, bandas, artistas portugueses e internacionais, em concertos e atuações que vão estender-se até final de maio. 
Programação: 
Dia 1 de Maio, 17 h - Praça 25 de Abril em Valado dos Frades - A Orquestra Juvenil da J. F. de Valado dos Frades traz-nos um concerto apenas com standards de jazz instrumentais e cantados. A DixieNaza Jazz Band é um projeto inspirado no jazz de rua nascido em Nova Orleães. Entrada Livre 
Dia 4 de maio, 22 h - Cineteatro da Nazaré - Big Band do Município da Nazaré com João Afonso - Bilhetes na Ticketline. 
Dia 5 de Maio, 15 h - Avenida Marginal da Nazaré - Animação itinerante com a DixieNaza Jazz Band, projeto inspirado no jazz de rua nascido em Nova Orleães. - Entrada Livre. 
Dias 9 e 10 de Maio, 15h - Centro Escolar da Nazaré e Valado - Só para a comunidade escolar. O Hugo Trindade Organ Trio traz sonoridades do blues, soul jazz e outras mais modernas e experimentais. 
Dia 11 de maio, 22 h - Cineteatro da Nazaré - O novo espetáculo da cantora e compositora Paula Oliveira é baseado no seu álbum “Flores de Saramago” com música composta por ela para poemas de José Saramago - Bilhetes na Ticketline. 
Dia 17 de Maio, 22 h - Sala da BIR - O dueto formado por Rale Micic e Abe Rábade explora o repertório tradicional sérvio e galego (o das suas respetivas origens), a escrita musical própria de ambos, prolíficos compositores, e o cancioneiro de standard americano - Bilhetes na Ticketline. 
Dia 18 de Maio, 22 h - Sala da BIR - Bruno e André Santos formam o duo Mano a Mano, uma das bandas mais ativas do Jazz português que se apresenta neste festival com uma convidada especial, Rita Redshoes - Bilhetes na Ticketline. 
Dia 24 de Maio, 22 h - Sala da BIR - Nazaré Capbreton Sextet 24 – um sexteto com 3 músicos portugueses e 3 franceses e que fará uma residência artística, de 20 a 24 de Maio, em Valado dos Frades - Bilhetes na Ticketline. 
Dia 25 de Maio, 22 h - Sala da BIR - Remi Panossian Trio – RP3, o trio que começou com uma amizade entre 3 artistas Rémi, Maxime e Frédéric que ganharam já uma sólida reputação nos maiores palcos de jazz do mundo, com mais de 500 concertos dados - Bilhetes na Ticketline. 
Cineteatro da Nazaré: Rua Dr. Rui Rosa 2450-170 Nazaré.
Sala da BIR: Rua Professor Xavier Coelho, 31 - 2450-388 Valado dos Frades 

Sugestões Culturais

Preencha os seguintes dados, por favor:

Por favor, faça a conta abaixo.