Sugestões Culturais
MÚSICA / CONCERTOS / FESTIVAIS
MORRICONE E 100 ANOS DE MÚSICA DE CINEMA
No dia 31 de janeiro A Royal Film Concert Orchestra vai dar um concerto de homenagem a Ennio Morricone e a 100 anos de música de cinema, no Coliseu Porto AGEAS.
Ennio Morricone foi um compositor e maestro italiano, conhecido por ter sido o autor de mais de quinhentas músicas de filmes e séries de televisão. Recebeu um Óscar honorário em 2006 e ganhou o Óscar de melhor banda sonora em 2016 pelo filme "Os Oito Odiados".
O programa inclui as bandas sonoras de filmes como: O Bom, o Mau e o Vilão, A Missão, Cinema Paraíso, Era Uma Vez na América, Titanic, Braveheart: O Desafio do Guerreiro, Casablanca, E Tudo o Vento Levou, Os Oito Odiados, Por Mais Alguns Dólares, O Senhor dos Anéis, A Grande Evasão, A Conquista do Oeste, Os Sete Magníficos, Moon River (Boneca de Luxo), Conan e os Bárbaros, A Vida É Bela e Rocky.
Compre já o seu bilhete AQUI.
A MÚSICA DE ZIMMER & WILLIAMS – DUAS LENDAS DO CINEMA
“A Música de Zimmer & Williams – Duas Lendas do Cinema” é um concerto de homenagem aos compositores Hans Zimmer e John Williams e é uma autêntica viagem sonora pelos filmes mais icónicos da história do cinema.
No dia 31 de janeiro, no Coliseu Porto AGEAS, a Royal Film Concert Orchestra irá interpretar ao vivo as inesquecíveis bandas sonoras de filmes como “Gladiador”, “O Rei Leão”, “Star Wars”, “Harry Potter”, “Piratas das Caraíbas”, “Parque Jurássico”, “E.T. – O Extra-Terrestre", “Indiana Jones”, “Interstellar”, “O Rochedo”, “Pearl Harbor”, “Time (A Origem)”, “A Lista de Schindler”, “Olympic Fanfare and Theme”, “O Panda do Kung Fu” e “O Resgate do Soldado Ryan”.
O espetáculo tem a duração de 1h30 (sem intervalo) e os bilhetes estão à venda AQUI.
RODRIGO LEÃO APRESENTA "O RAPAZ DA MONTANHA" AO VIVO NOS COLISEUS
Rodrigo Leão, ex-integrante dos Sétima Legião e dos Madredeus, regressou aos palcos com o seu mais recente álbum “O Rapaz da Montanha”, e o seu próximo concerto é no dia 1 de fevereiro, no Coliseu Porto AGEAS.
Considerado o trabalho mais português da sua carreira, este disco é feito de emoções profundas, memória viva e uma esperança persistente.
“O Rapaz da Montanha” conta com a participação de músicos de longa data como Pedro Oliveira e Gabriel Gomes, assim como de convidados especiais, entre os quais José Peixoto, Carlos Poeiras e Francisco Palma. A família do compositor também tem uma presença importante neste trabalho, com contribuições de Ana Carolina Costa e dos seus filhos, reforçando o carácter intimista e coletivo do disco.
Os bilhetes vão dos 35 aos 60 euros e estão disponíveis AQUI.
TÁVOLA JAZZ CLUB
O Távola é um dos bares mais antigos do país e, em 2022, reabriu as portas, em Lisboa, com um novo conceito - o Távola Jazz Club.
Atualmente, conta uma programação mais focada no jazz, com vários concertos ao vivo, numa parceria com o Hot Clube de Portugal.
Para além do ambiente intimista, de terça a sábado, das 20H à 00H, pode contar com a presença dos melhores músicos deste género.
Já no dia 5 de fevereiro vai poder ver e ouvir Victor Zamora (piano), Carlos Barretto (bass) e José Salgueiro (drums). O bilhete custa 12,50€.
Consulte o programa completo AQUI.
THE JAZZ ROOM EM LISBOA
O jazz nasceu nas ruas de Nova Orleães e tornou-se num dos géneros musicais mais icónicos da história. Agora, essa energia e sofisticação chegam a Lisboa com o “The Jazz Room”, uma experiência imersiva que celebra o jazz através de atuações ao vivo, num ambiente descontraído, mesmo no centro de Lisboa.
Durante cerca de uma hora, o público é conduzido por diferentes estilos e épocas do jazz, através de interpretações de músicos e vocalistas profissionais.
O espetáculo decorre uma vez por mês, até ao dia 14 de fevereiro, no Estúdio Time Out, no Time Out Market, e é uma verdadeira homenagem à idade de ouro do jazz, com temas como “St. James Infirmary”, “When The Saints Go Marching In”, “Hello Dolly” e muito mais.
O espaço é acessível a pessoas com mobilidade reduzida e a entrada é permitida apenas a maiores de 18 anos.
BILHETES AQUI.
15.ª EDIÇÃO DO CÍRCULO DE JAZZ FEST EM SETÚBAL
O Círculo de Jazz Fest em Setúbal acontece de 5 a 14 de fevereiro e reúne artistas nacionais e internacionais, promovendo experiências únicas em múltiplos espaços da cidade.
Este ano o evento celebra 15 anos e para os assinalar há duas exposições coletivas de fotografia dedicadas à história do festival, reunindo um conjunto de registos de vários fotógrafos ao longo das diferentes edições.
O festival passa pelo Fórum Municipal Luísa Todi, pelo Cinema Charlot, pela Sociedade Musical Capricho Setubalense, pela Igreja do Convento de Jesus, pela Casa da Cultura de Setúbal e pelo Stand Audi – Caetano Drive Setúbal.
Os bilhetes custam 10 euros para os concertos no Fórum Municipal Luísa Todi e 5 euros para os espetáculos no Cinema Charlot, na Igreja do Convento de Jesus e na Sociedade Musical Capricho Setubalense. Está disponível um passe geral por 35 euros, à venda até 31 de janeiro, na Casa da Cultura.
Saiba mais AQUI.
INFORMAÇÕES ÚTEIS:
5 fevereiro – Cinema Charlot: Jon Gomm (guitarra e voz, Reino Unido)
6 fevereiro – Capricho Setubalense: Francisco Andrade Trio + Jam Session
7 fevereiro – Convento de Jesus: LEIDA (ensemble vocal)
7 fevereiro – Fórum Luísa Todi: Chano Domínguez (piano, Espanha)
13 fevereiro – Fórum Luísa Todi: Orquestra de Jazz de Setúbal com Luís Figueiredo
13 fevereiro – Capricho Setubalense: Miguel Ângelo Trio
14 fevereiro – Fórum Luísa Todi: Maria João & Mário Laginha
14 fevereiro – Capricho Setubalense: André Fernandes “Motor II”
PONTO DE FUGA | MARTIM SOUSA TAVARES
No dia 24 de março, às 21h, o Teatro Maria Matos, em Lisboa, apresenta “Ponto de Fuga”, um espetáculo original pensado e protagonizado por Martim Sousa Tavares, com a participação musical do acordeonista João Barradas.
Este trabalho combina a espontaneidade do formato stand-up com a profundidade de uma viagem pelo mundo das artes. Através da narrativa fluida que caracteriza o maestro e comunicador, o público é conduzido por um percurso singular que revisita diferentes expressões criativas - a música, o cinema, a poesia e a pintura -, revelando conexões inesperadas e múltiplos caminhos que convergem na descoberta da beleza.
O espetáculo, narrativo e autobiográfico, parte das experiências, memórias e aprendizagens de Martim Sousa Tavares, explorando a importância das histórias, das pessoas e das artes que marcam a vida de cada um. A presença musical de João Barradas eleva a experiência em palco, com momentos de música ao vivo integrados na narrativa.
Saiba mais AQUI.
JAM SESSIONS - HOT FIVE NO PORTO
No Porto, o jazz vive-se ao vivo no Hot Five Jazz & Blues Club.
As jam sessions são um dos pontos altos da programação do clube e acontecem de forma contínua, todas as semanas, com palco aberto a vários músicos consagrados e novos talentos que improvisam, experimentam e surpreendem a cada sessão.
Consulte o programa completo AQUI.










