Ouça a Smooth FM em qualquer lado.
Faça o download da App.

Sugestões Culturais

MÚSICA / CONCERTOS / FESTIVAIS

Partilhamos aqui algumas das sugestões culturais que falamos na emissão.
MÚSICA / CONCERTOS / FESTIVAIS

OPERAFEST
O Operafest colocou Portugal na Rota dos Festivais Internacionais de Ópera, conseguindo fidelizar novos públicos com uma programação dinâmica de grandes clássicos, inéditos, estreias e até de uma inesperada Rave Operática. O evento está de volta, até 16 de setembro, e mistura o universo da ópera com a cultura pop, numa noite com Tó Trips & Fake Latinos, Bateu Matou, DJ Marfox e revisitações de temas de La Traviata, Dido e Eneias e A Flauta Mágica, com a participação de cantores líricos. O programa deste festival está assim recheado de uma simbiose entre a tradição e a vanguarda, em locais como a Aula Magna, Cinemateca Portuguesa, Culturgest, Centro Olga Cadaval, El Corte Inglés. Para esta sexta edição, o tema escolhido “Amores Proibidos”, conta assim, com a estreia em novos palcos, com destaque para o Convento da Cartuxa, em Caxias. 
Consulte o programa completo AQUI.

JAZZ JAM SESSIONS - PORTA JAZZ NO PORTO
Até dia 26 de setembro, todas as sextas-feiras, a Porta-Jazz no Porto recebe as suas míticas Jazz Jam Sessions.  
Das 21h30 à 00h, e de portas abertas a todos os músicos que queiram participar, estas sessões são um encontro de improvisação, exploração de cumplicidade entre os artistas e o público.
Para já, estão programadas 3 noites - 12, 19 e 26 de setembro - e nenhuma é igual à anterior: cada jam session é uma surpresa e um momento de criação coletiva. 
Seja para participar ou simplesmente ouvir, qualquer amante de jazz pode marcar presença. 
Saiba mais AQUI.


SOMERSBY OUT JAZZ
O Somersby Out Jazz está de volta a Lisboa e mantém-se até dia 28 de setembro. Este é um festival democrático e inclusivo, que celebra a música, a diversidade e o espaço público de forma descontraída, em vários locais da cidade.   
Muitos são os artistas que vão marcar presença: Vanessa Parish Crooks, Kandar, Subnoia, Catarina dos Santos e muitos mais. A entrada é gratuita e a banda sonora vai do jazz ao soul, passando pelo funk e e pelo hip-hop. 
Jamor, Caxias, Miraflores, Oeiras, Marquês de Pombal são alguns dos sítios onde vai poder encontrar este festival, que acontece todos os domingos. 
As portas abrem às 16h e os concertos começam às 17h, seguidos de um DJ Set durante o pôr-do-sol.  
Consulte o programa completo AQUI.

ARTEMIS EM ESTREIA NACIONAL NA CASA DA MÚSICA
A 6 de outubro, a Casa da Música, no Porto, recebe um dos ensembles mais aclamados do jazz contemporâneo: ARTEMIS, supergrupo feminino de jazz fundado pela pianista e compositora Renee Rosnes, atua pela primeira vez em Portugal, com duas sessões exclusivas às 19h e às 21h30.
Inspirado na deusa grega da caça, o quinteto reúne algumas das mais respeitadas instrumentistas da atualidade: Ingrid Jensen (trompete), Nicole Glover (saxofone tenor), Noriko Ueda (contrabaixo) e Allison Miller (bateria).
Com um percurso marcado pela cumplicidade em palco e pelo virtuosismo individual, ARTEMIS foi distinguido como Grupo de Jazz do Ano pela revista DownBeat em 2023 e 2024, e nomeado Mid-Sized Ensemble of the Year pela Jazz Journalists Association.
No Porto, apresentam “Arboresque”, o seu mais recente álbum. Este terceiro trabalho reflete a maturidade artística do grupo, reunindo composições originais, arranjos e uma energia coletiva que se tem afirmado como assinatura do ensemble.
BILHETES AQUI.


SEIXALJAZZ 2025 – 26.ª EDIÇÃO
O SeixalJazz é um dos festivais de jazz mais antigos e conceituados de Portugal. Este ano, celebra a sua 26.ª edição, com concertos programados até ao dia 18 de outubro, combinando concertos de entrada paga com atuações gratuitas em dois espaços principais: o Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal e o SeixalJazz Clube.
Saiba mais AQUI.

INFORMAÇÃO ÚTIL:
PROGRAMAÇÃO - AUDITÓRIO DO FÓRUM CULTURAL DO SEIXAL:
9 de outubro - ARTEMIS, coletivo liderado pela renomada pianista Renee Rosnes
10 de outubro - Fred Hersch, descrito como “o pianista mais inovador do jazz na última década”
11 de outubro - Carlos Bica Quarteto com o álbum “11:11” (Melhor Álbum de Jazz Português 2024)
16 de outubro - James Brandon Lewis Quartet, saxofonista reconhecido pelo New York Times e como Artista do Ano pela Downbeat
17 de outubro - Yazz Ahmed, trompetista britânico-barenita que funde jazz com eletrónica e melodias árabes
18 de outubro - Tyn Wybenga Brainteaser Ensemble, formado por cordas, sopros, eletrónica e voz, com curadoria de Pedro Costa

PROGRAMAÇÃO - SEIXALJAZZ CLUBE (ENTRADA GRATUITA):
9 de outubro - Paira
10 de outubro - Godua
11 de outubro - Maria Carvalho Trio
16 de outubro - António Carvalho Quinteto
17 de outubro - Hugo Lobo Trio
18 de outubro - Marta Rodrigues Quinteto

FADO NO JARDIM D’ AMÁLIA
O Fado está de regresso ao jardim mais secreto de Lisboa, até ao dia 30 de outubro. A Casa de Amália Rodrigues, onde a artista viveu mais de 40 anos, volta a abrir as portas do seu jardim para uma série de concertos acústicos, num ambiente íntimo e exclusivo.
Com voz, guitarra portuguesa e viola de fado, os músicos homenageiam o repertório imortalizado por Amália — do fado tradicional às canções populares, passando também pelas marchas. Mais do que um concerto, esta é uma viagem sensorial ao universo da grande diva da música portuguesa.
Os bilhetes são muito limitados, e existe ainda a possibilidade de fazer uma visita guiada à Casa-Museu antes do espetáculo (não incluída no bilhete do concerto; reserva prévia obrigatória).
Conhecer este jardim é ouvir a memória de uma voz que ficou na história de Portugal — e que ainda hoje ecoa.
BILHETES AQUI.


MÚSICA NO TERMO 2025
Até 8 de novembro, Lisboa recebe a 6.ª edição do “Música no Termo”, um festival que abre a música clássica à cidade, valorizando o talento de músicos portugueses e residentes em Portugal.
Com o tema “Open School”, esta edição propõe uma visão inclusiva e educativa, levando concertos para locais improváveis, como o Palacete da Quinta dos Lilazes, a EB1 de Telheiras e a sede da Sociedade Filarmónica União e Capricho Olivalense (SFUCO).
A ideia é simples: criar novos pontos de encontro entre público e artistas e mostrar que a música clássica pode ter lugar em qualquer espaço.
O programa começa com o Guitolão Trio e o espetáculo “Estação 60 – evocando Carlos Paredes”, no Palacete dos Lilazes. Seguem-se concertos como “Maurice Ravel: um homem, vários tempos”, “Metamorfoses dos afetos” do Ensemble La Nave Va, ou ainda a homenagem de Inês Simões e solistas a Richard Strauss.
O festival prossegue com “Um serão com Bach” pelo Borealis Ensemble e encerra com a Banda da SFUCO e o concerto “Tradição e futuro”.
Todos os espetáculos têm entrada gratuita e prometem momentos únicos, onde a música clássica ganha vida em diálogo com os lugares e as pessoas que os habitam.
Saiba mais AQUI.


LONDON GOSPEL CHOIR - ONE NIGHT WITH PRINCE
O prestigiado London Community Gospel Choir, regressa a Portugal com um espetáculo no Grande Auditório da Figueira da Foz, a 14 de novembro, mas também no Casino Estoril, em Lisboa, a 16 de novembro. Desta vez, as duas noites são dedicadas a um dos grandes génios da música - Prince.
Considerado um dos coros de gospel mais importantes da Europa, o grupo colaborou ao longo das décadas com artistas como Madonna, Elton John, Eric Clapton, Blur e Kylie Minogue. 
A sua energia contagiante e qualidade vocal elevam qualquer concerto a uma experiência espiritual e no espetáculo “One Night With Prince”, o público pode esperar versões arrebatadoras de êxitos como “Purple Rain”, “Kiss” e “When Doves Cry”.
Estes concertos prometem ser inesquecíveis e cheios de emoção, tal como Prince, um ícone intemporal.
BILHETES - FIGUEIRA DA FOZ - AQUI
BILHETES - LISBOA - AQUI


THE JAZZ ROOM EM LISBOA
O jazz nasceu nas ruas de Nova Orleães e tornou-se num dos géneros musicais mais icónicos da história. Agora, essa energia e sofisticação chegam a Lisboa com o “The Jazz Room”, uma experiência imersiva que celebra o jazz através de atuações ao vivo, num ambiente descontraído, mesmo no centro de Lisboa.
Durante cerca de uma hora, o público é conduzido por diferentes estilos e épocas do jazz, através de interpretações de músicos e vocalistas profissionais.
O espetáculo decorre uma vez por mês, até ao dia 14 de fevereiro, no Estúdio Time Out, no Time Out Market, e é uma verdadeira homenagem à idade de ouro do jazz, com temas como “St. James Infirmary”, “When The Saints Go Marching In”, “Hello Dolly” e muito mais.
O espaço é acessível a pessoas com mobilidade reduzida e a entrada é permitida apenas a maiores de 18 anos.
BILHETES AQUI.

JAM SESSIONS - HOT FIVE NO PORTO
No Porto, o jazz vive-se ao vivo no Hot Five Jazz & Blues Club.
As jam sessions são um dos pontos altos da programação do clube e acontecem de forma contínua, todas as semanas, com palco aberto a vários músicos consagrados e novos talentos que improvisam, experimentam e surpreendem a cada sessão.
Consulte o programa completo AQUI.


TÁVOLA JAZZ CLUB 
O Távola é um dos bares mais antigos do país e, em 2022, reabriu as portas, em Lisboa, com um novo conceito - o Távola Jazz Club. Atualmente, conta uma programação mais focada no jazz, com vários concertos ao vivo, numa parceria com o Hot Clube de Portugal. Para além do ambiente intimista, de terça a sábado, das 20h à 00h, pode contar com a presença dos melhores músicos deste género. 
Consulte o programa completo AQUI

Sugestões Culturais

Preencha os seguintes dados, por favor:

Por favor, faça a conta abaixo.