Sugestões Culturais
MÚSICA / CONCERTOS / FESTIVAIS
15.ª EDIÇÃO DO CÍRCULO DE JAZZ FEST EM SETÚBAL
O Círculo de Jazz Fest em Setúbal acontece de 5 a 14 de fevereiro e reúne artistas nacionais e internacionais, promovendo experiências únicas em múltiplos espaços da cidade.
Este ano o evento celebra 15 anos e para os assinalar há duas exposições coletivas de fotografia dedicadas à história do festival, reunindo um conjunto de registos de vários fotógrafos ao longo das diferentes edições.
O festival passa pelo Fórum Municipal Luísa Todi, pelo Cinema Charlot, pela Sociedade Musical Capricho Setubalense, pela Igreja do Convento de Jesus, pela Casa da Cultura de Setúbal e pelo Stand Audi – Caetano Drive Setúbal.
Os bilhetes custam 10 euros para os concertos no Fórum Municipal Luísa Todi e 5 euros para os espetáculos no Cinema Charlot, na Igreja do Convento de Jesus e na Sociedade Musical Capricho Setubalense. Está disponível um passe geral por 35 euros, à venda até 31 de janeiro, na Casa da Cultura.
Saiba mais AQUI.
INFORMAÇÕES ÚTEIS:
13 fevereiro – Fórum Luísa Todi: Orquestra de Jazz de Setúbal com Luís Figueiredo
13 fevereiro – Capricho Setubalense: Miguel Ângelo Trio
14 fevereiro – Fórum Luísa Todi: Maria João & Mário Laginha
14 fevereiro – Capricho Setubalense: André Fernandes “Motor II”
THE JAZZ ROOM EM LISBOA
O jazz nasceu nas ruas de Nova Orleães e tornou-se num dos géneros musicais mais icónicos da história. Agora, essa energia e sofisticação chegam a Lisboa com o “The Jazz Room”, uma experiência imersiva que celebra o jazz através de atuações ao vivo, num ambiente descontraído, mesmo no centro de Lisboa.
Durante cerca de uma hora, o público é conduzido por diferentes estilos e épocas do jazz, através de interpretações de músicos e vocalistas profissionais.
O espetáculo decorre uma vez por mês, até ao dia 14 de fevereiro, no Estúdio Time Out, no Time Out Market, e é uma verdadeira homenagem à idade de ouro do jazz, com temas como “St. James Infirmary”, “When The Saints Go Marching In”, “Hello Dolly” e muito mais.
O espaço é acessível a pessoas com mobilidade reduzida e a entrada é permitida apenas a maiores de 18 anos.
BILHETES AQUI.
MALÚ GARCIA AO VIVO NO AUDITÓRIO CARLOS PAREDES
A violinista Malú Garcia apresenta dia 16 de fevereiro, um espetáculo no Auditório Carlos Paredes, em Lisboa, onde a música se transforma numa verdadeira viagem, cruzando diferentes geografias e linguagens musicais.
Conhecida pela versatilidade e pela capacidade de dialogar entre géneros, a artista traz a Portugal um concerto que atravessa universos tão distintos como o jazz-rock, a música tradicional, a morna, o tango, o swing, o samba e até o fado.
O seu trabalho caracteriza-se pela fusão de géneros e pela liberdade criativa, revelando uma identidade musical aberta e cosmopolita, por isso mesmo, ao longo do espetáculo, o público é convidado a percorrer os “caminhos” sonoros que refletem as suas influências e o percurso artístico da violinista.
BILHETES AQUI.
CONTA-ME UMA CANÇÃO NO TEATRO MARIA MATOS
Depois da dupla Clã e Sérgio Godinho, o Teatro Maria Matos apresenta novamente o espetáculo "Conta-me Uma Canção", desta vez, com com Benjamim e Tóze Brito, no dia 9 de fevereiro. Já no dia 17, é a vez de Rui Reininho e Samuel Úria subirem a palco.
Este é um projeto que celebra a música e as histórias que estão por detrás dela, mas também um espaço em que os artistas propõem uma conversa íntima com o público.
Houve uma seleção cuidadosa de temas e interpretações, de forma a que os dois artistas levem a plateia a revisitar canções, histórias e memórias que marcaram muitas gerações.
Desta forma, o espetáculo combina interpretação vocal e momentos de partilha e reflexão, num ambiente próximo e caloroso entre palco e público.
Esta é uma oportunidade para redescobrir as suas músicas favoritas.
BILHETES AQUI.
II FESTIVAL INTERNACIONAL DE JAZZ DE OEIRAS
A segunda edição do Festival Internacional de Jazz de Oeiras regressa com uma programação alargada e diversificada de 18 a 28 de fevereiro, no Auditório Municipal Ruy de Carvalho, em Carnaxide, Oeiras.
Depois do sucesso da edição inaugural, o festival volta com oito dias de concertos, mantendo a sua aposta no cruzamento de gerações, equidade e descentralização, com músicos portugueses a liderar formações internacionais e convidados de renome.
A estreia desta edição conta também com uma masterclass gratuita do saxofonista norte-americano David Binney no dia 20 de fevereiro (inscrição prévia necessária) e momentos pensados para públicos mais jovens e famílias.
BILHETES AQUI.
INFORMAÇÕES ÚTEIS:
18 de fevereiro às 21h30: Sara Dowling, Clara Lacerda, Romeu Tristão & Jorge Rossy
19 de fevereiro às 21h30: Rebecca Martin & Lage Lund
21 de fevereiro às 21h30: Aperture - João Barradas Trio & David Binney
22 de fevereiro às 18h: A Idade do Jazz - concerto comentado para famílias
26 de fevereiro às 21h30: As Folhas Novas Mudam de Cor - a música de António Pinho Vargas, com o próprio compositor ao piano e quartetos em diálogo
27 de fevereiro às 21h30: Andy Sheppard Trio
28 de fevereiro às 21h30: Mosaïc - sexteto multicultural que encerra a edição
OUVIR DUAS VEZES – A ORQUESTRA
A Orquestra Metropolitana de Lisboa apresenta o espetáculo “Ouvir Duas Vezes – A Orquestra”, que vai ter espaço no dia 28 de fevereiro, no Auditório da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa.
Este é um concerto pensado especialmente para famílias e para quem deseja explorar o universo da música orquestral de forma acessível e envolvente.
Sob a direção musical de José Pereira e com comentários guiados por José Teixeira, o programa propõe ouvir a música “duas vezes”: primeiro pela história evocada e depois pelos detalhes que revelam como a orquestra constrói ambientes e personagens sonoros.
O repertório inclui “Minha Mãe Ganso”, de Maurice Ravel, uma série de peças curtas inspiradas em contos e figuras encantadas - como “A Bela Adormecida” e “O Pequeno Polegarzinho”.
Esta é uma oportunidade única para toda a família conhecer a riqueza tímbrica de uma orquestra e perceber como a música narrativa pode contar histórias de forma extraordinária.
BILHETES AQUI.
PONTO DE FUGA | MARTIM SOUSA TAVARES
No dia 24 de março, às 21h, o Teatro Maria Matos, em Lisboa, apresenta “Ponto de Fuga”, um espetáculo original pensado e protagonizado por Martim Sousa Tavares, com a participação musical do acordeonista João Barradas.
Este trabalho combina a espontaneidade do formato stand-up com a profundidade de uma viagem pelo mundo das artes. Através da narrativa fluida que caracteriza o maestro e comunicador, o público é conduzido por um percurso singular que revisita diferentes expressões criativas - a música, o cinema, a poesia e a pintura -, revelando conexões inesperadas e múltiplos caminhos que convergem na descoberta da beleza.
O espetáculo, narrativo e autobiográfico, parte das experiências, memórias e aprendizagens de Martim Sousa Tavares, explorando a importância das histórias, das pessoas e das artes que marcam a vida de cada um. A presença musical de João Barradas eleva a experiência em palco, com momentos de música ao vivo integrados na narrativa.
Saiba mais AQUI.
DORA MORELENBAUM REGRESSA A PORTUGAL EM MARÇO
Março marca o regresso a Portugal da artista brasileira Dora Morelenbaum, com dois concertos em Lisboa e em Braga. A cantora e compositora atua a 27 de março na Casa Capitão (Rés do Chão), em Lisboa, e no dia 28 no Theatro Circo (Sala Principal), em Braga.
A última passagem de Dora Morelenbaum por Portugal aconteceu em agosto de 2025, no festival Vodafone Paredes de Coura, num concerto que ficou na memória do público. Antes disso, apresentou-se com a sua banda no Musicbox, em novembro de 2024, além de várias atuações em formato solo e duo por Lisboa, Porto e Matosinhos.
A artista regressa agora com uma digressão ibérica que passa por Espanha e Portugal, onde apresenta o seu álbum de estreia “Pique” (2024), trabalho que a tem levado aos palcos de vários países da Europa e da Ásia.
Filha dos músicos Paula e Jaques Morelenbaum - colaboradores próximos de nomes como António Carlos Jobim e Ryuichi Sakamoto - Dora cresceu rodeada pela música, absorvendo desde cedo harmonias, melodias e canções. Tornou-se mais conhecida como integrante do projeto Bala Desejo, ao lado de Júlia Mestre, Zé Ibarra e Lucas Nunes, um dos fenómenos musicais mais marcantes entre 2021 e 2024.
JAM SESSIONS - HOT FIVE NO PORTO
No Porto, o jazz vive-se ao vivo no Hot Five Jazz & Blues Club.
As jam sessions são um dos pontos altos da programação do clube e acontecem de forma contínua, todas as semanas, com palco aberto a vários músicos consagrados e novos talentos que improvisam, experimentam e surpreendem a cada sessão.
Consulte o programa completo AQUI.
TÁVOLA JAZZ CLUB
O Távola é um dos bares mais antigos do país e, em 2022, reabriu as portas, em Lisboa, com um novo conceito - o Távola Jazz Club.
Atualmente, conta uma programação mais focada no jazz, com vários concertos ao vivo, numa parceria com o Hot Clube de Portugal.
Para além do ambiente intimista, de terça a sábado, das 20H à 00H, pode contar com a presença dos melhores músicos deste género.
Consulte o programa completo AQUI.











