Sugestões Culturais
MÚSICA / CONCERTOS / FESTIVAIS
STA X LIVE SESSIONS
Em Santa Cruz, o verão não para ao domingo. As “Sta X Live Sessions" trazem uma proposta diferente e refrescante às noites de segunda-feira, até ao dia 25 de agosto, com concertos intimistas à beira-mar, no espaço da Praia Centro.
Integradas na programação Santa Cruz Verão, estas sessões dão palco a projetos independentes, artistas emergentes e novos autores que estão a marcar o panorama da música nacional. Há espaço para pop, indie pop, eletrónica, jazz, world music e fusão, em atuações a solo, em dueto ou trio.
O conceito é simples: menos é mais. Um palco, a praia, e música com identidade.
E porquê às segundas? Porque a oferta cultural nesse dia é escassa e a disponibilidade dos músicos é maior — é uma forma de prolongar o espírito de fim de semana com boa música e pôr do sol, numa das praias mais bonitas do Oeste.
Saiba mais AQUI.
FESTIVAL DAS ARTES QUEBRA JAZZ EM COIMBRA
Em Coimbra, até 30 de agosto, o jazz vive-se no Festival das Artes Quebra Jazz. O Anfiteatro Colina de Camões, nos Jardins da Quinta das Lágrimas, é o palco principal deste festival, que conta com 40 eventos de arte e cultura. Entre eles podemos encontrar a Orquestra Hot Club de Portugal & Selma Uamusse, The Cuban Piano – Cello Project e Orquestra Jazz de Matosinhos, João Paulo Esteves da Silva + Ricardo Ribeiro.
O festival também conta com concertos itinerantes em Lisboa, Vila Viçosa, Évora e Coimbra.
Consulte o programa completo AQUI.
JAM JAZZ ORCHESTRA COM JOAN CHAMORRO EM BRAGA
Nos dias 29 e 30 de agosto, Braga recebe um evento imperdível para os amantes de jazz: “JAM Jazz Orchestra Convida Joan Chamorro – Masterclasses e Concertos”.
Durante dois dias, o jardim do Museu D. Diogo de Sousa transforma-se num palco de excelência para a música e para a formação artística, com a presença de um dos grandes nomes do jazz europeu.
Joan Chamorro, maestro e multi-instrumentista de renome internacional, é fundador e diretor da Sant Andreu Jazz Band, de Barcelona — um projeto que revolucionou a forma de ensinar jazz a jovens músicos e que revelou talentos como Rita Payés e Andrea Motis. Com mais de 18 álbuns editados na série “Joan Chamorro Presenta”, o músico espanhol tem contribuído de forma decisiva para a renovação do jazz contemporâneo.
Acompanhado por alguns dos seus mais brilhantes ex-alunos, Chamorro lidera dois dias intensos de programação: ensaios abertos ao público, duas masterclasses (“Direção de Orquestra de Jazz e Ensino do Jazz a Jovens” e “Do Violino Clássico ao Violino de Jazz”), uma jam session com músicos convidados e um jantar-concerto com a JAM Jazz Orchestra sob a sua direção.
O evento promete fazer de Braga um ponto de encontro privilegiado entre gerações de músicos e o público, num ambiente de partilha, aprendizagem e celebração do jazz.
MAIA BLUES FEST 2025
O Maia Blues Fest está de volta ao Auditório Exterior do Fórum da Maia, nos dias 5, 6 e 7 de setembro, para a sua 7.ª edição.
Este festival volta a afirmar-se como um evento de referência na programação cultural do concelho da Maia e da Área Metropolitana do Porto, celebrando o melhor do blues, com entrada livre e artistas de Portugal, dos Estados Unidos, da Polónia e da Bélgica.
Além da música ao vivo, o evento inclui uma zona de street food e uma componente formativa: um workshop de Combo/Blues, dirigido a alunos com mais de 14 anos das escolas da região.
Ao longo de três dias, os participantes preparam um espetáculo final para integrar a Maia Blues Fest Band, que atua no último dia do festival.
Saiba mais AQUI.
INFORMAÇÕES ÚTEIS:
5 de setembro (sexta-feira): 18h30 - Mabelle Blues Band (Portugal) | 21h30 - Travellin' Blue (Bélgica)
6 de setembro (sábado): 18h30 - Smooth Gentlemen (Polónia) | 21h30 - Big Daddy Wilson (EUA)
7 de setembro (domingo): 17h - Maia Blues Fest Band (Portugal) | 19h30 - Crying Uncle Bluegrass Band (EUA)
OPERAFEST
O Operafest colocou Portugal na Rota dos Festivais Internacionais de Ópera, conseguindo fidelizar novos públicos com uma programação dinâmica de grandes clássicos, inéditos, estreias e até de uma inesperada Rave Operática. O evento está de volta, até 16 de setembro, e mistura o universo da ópera com a cultura pop, numa noite com Tó Trips & Fake Latinos, Bateu Matou, DJ Marfox e revisitações de temas de La Traviata, Dido e Eneias e A Flauta Mágica, com a participação de cantores líricos. O programa deste festival está assim recheado de uma simbiose entre a tradição e a vanguarda, em locais como a Aula Magna, Cinemateca Portuguesa, Culturgest, Centro Olga Cadaval, El Corte Inglés. Para esta sexta edição, o tema escolhido “Amores Proibidos”, conta assim, com a estreia em novos palcos, com destaque para o Convento da Cartuxa, em Caxias.
Consulte o programa completo AQUI.
SOMERSBY OUT JAZZ
O Somersby Out Jazz está de volta a Lisboa e mantém-se até dia 28 de setembro. Este é um festival democrático e inclusivo, que celebra a música, a diversidade e o espaço público de forma descontraída, em vários locais da cidade.
Muitos são os artistas que vão marcar presença: Vanessa Parish Crooks, Kandar, Subnoia, Catarina dos Santos e muitos mais. A entrada é gratuita e a banda sonora vai do jazz ao soul, passando pelo funk e e pelo hip-hop.
Jamor, Caxias, Miraflores, Oeiras, Marquês de Pombal são alguns dos sítios onde vai poder encontrar este festival, que acontece todos os domingos.
As portas abrem às 16h e os concertos começam às 17h, seguidos de um DJ Set durante o pôr-do-sol.
Consulte o programa completo AQUI.
FADO NO JARDIM D’ AMÁLIA
O Fado está de regresso ao jardim mais secreto de Lisboa, até ao dia 30 de outubro. A Casa de Amália Rodrigues, onde a artista viveu mais de 40 anos, volta a abrir as portas do seu jardim para uma série de concertos acústicos, num ambiente íntimo e exclusivo.
Com voz, guitarra portuguesa e viola de fado, os músicos homenageiam o repertório imortalizado por Amália — do fado tradicional às canções populares, passando também pelas marchas. Mais do que um concerto, esta é uma viagem sensorial ao universo da grande diva da música portuguesa.
Os bilhetes são muito limitados, e existe ainda a possibilidade de fazer uma visita guiada à Casa-Museu antes do espetáculo (não incluída no bilhete do concerto; reserva prévia obrigatória).
Conhecer este jardim é ouvir a memória de uma voz que ficou na história de Portugal — e que ainda hoje ecoa.
BILHETES AQUI.
THE JAZZ ROOM EM LISBOA
O jazz nasceu nas ruas de Nova Orleães e tornou-se num dos géneros musicais mais icónicos da história. Agora, essa energia e sofisticação chegam a Lisboa com o “The Jazz Room”, uma experiência imersiva que celebra o jazz através de atuações ao vivo, num ambiente descontraído, mesmo no centro de Lisboa.
Durante cerca de uma hora, o público é conduzido por diferentes estilos e épocas do jazz, através de interpretações de músicos e vocalistas profissionais.
O espetáculo decorre uma vez por mês, até ao dia 14 de fevereiro, no Estúdio Time Out, no Time Out Market, e é uma verdadeira homenagem à idade de ouro do jazz, com temas como “St. James Infirmary”, “When The Saints Go Marching In”, “Hello Dolly” e muito mais.
O espaço é acessível a pessoas com mobilidade reduzida e a entrada é permitida apenas a maiores de 18 anos.
BILHETES AQUI.
JAM SESSIONS - HOT FIVE NO PORTO
No Porto, o jazz vive-se ao vivo no Hot Five Jazz & Blues Club.
As jam sessions são um dos pontos altos da programação do clube e acontecem de forma contínua, todas as semanas, com palco aberto a vários músicos consagrados e novos talentos que improvisam, experimentam e surpreendem a cada sessão.
Consulte o programa completo AQUI.
TÁVOLA JAZZ CLUB
O Távola é um dos bares mais antigos do país e, em 2022, reabriu as portas, em Lisboa, com um novo conceito - o Távola Jazz Club. Atualmente, conta uma programação mais focada no jazz, com vários concertos ao vivo, numa parceria com o Hot Clube de Portugal. Para além do ambiente intimista, de terça a sábado, das 20h à 00h, pode contar com a presença dos melhores músicos deste género.
Consulte o programa completo AQUI.