Sugestões Culturais
MÚSICA / CONCERTOS / FESTIVAIS
HOT FIVE JAZZ
O Hot Five Jazz&Blues Club, no Porto, é paragem obrigatória para quem gosta de jazz e música ao vivo.
Programa
12 Dezembro: All about Blues
13 Dezembro: Minnemann Blues Band
15 Dezembro: Jam Session
18 Dezembro: Lotty Carrington
19 Dezembro: All About Jazz
20 Dezembro: Andre Sarbib Jazz Band
21 Dezembro: Stoned! The Rolling Stones Tribute
22 Dezembro: Jam Session
26 Dezembro: All About Jazz & Blues
27 Dezembro: A confirmar
28 Dezembro: Lizard King (The Doors Tribute)
29 Dezembro: Jam Session
31 Dezembro: Reveillon 2024/2025
O Hot Five Jazz&Blues Club fica na Rua Guerra Junqueiro. Nº495, no Porto. Os concertos são sempre às 21h30.
MÁRIO LAGINHA E PEDRO BURMESTER
Mário Laginha e Pedro Burmester sobem ao palco do Coliseu de Lisboa, dia 13 de Dezembro, às 21h30, para celebrar a Liberdade. O espetáculo é a celebração de uma cumplicidade com três décadas, que parte do mundo do jazz e da música clássica para explorar territórios de compositores contemporâneos e cantautores da liberdade. De Astor Piazzola ao Bolero de Ravel; de Bernardo Sassetti à estreia de uma nova obra de Luis Tinoco; de Bach a Debussy; de José Afonso a José Mário Branco; de Fausto a Sérgio Godinho.
No ano em que se assinala os 50 anos do 25 de Abril, esta é uma viagem a dois pianos pelas várias latitudes que inspiraram os músicos ao longo dos anos.
FAY VICTOR E SAM NEWSOME
Dia 13 de Dezembro, Fay Victor e Sam Newsome sobem ao palco do Teatro do Bairro Alto, às 19h30, para se apresentarem pela primeira vez como duo. Com quase uma década de colaboração em diversos projetos, Fay Victor e Sam Newsome fazem agora uma viagem marcada por uma profunda sinergia musical.
Fay é uma artista sonora e vocalista que a improvisação com uma abordagem de "blues", "scat" e "spoken word", resultando numa performance emotiva e poética. Sam Newsome é uma figura central na evolução do saxofone soprano contemporâneo. Destacou-se por explorar novas sonoridades e por ampliar as possibilidades expressivas do instrumento, realizando modificações no saxofone e explorando a relação entre som e espaço.
SOFIA HOFFMANN
A magia das grandes canções de Natal do Great American Songbook chega ao palco do Auditório Carlos Paredes, em Lisboa, dia 13 de Dezembro, às 21h30 pela voz de Sofia Hoffmann. Depois do lançamento do seu novo disco de originais, "[In]LOVE" em Novembro, que conta com a produção e participação de Ivan Lins, a cantora sobe ao palco com o concerto "Christmas Jazz" e vai apresentar algumas das grandes canções de Natal do "Great American Songbook", acompanhada pelos músicos Nuno Tavares, nos teclados, Alexandre Ferreira Alves na bateria, Nuno Oliveira no contrabaixo e Moisés Fernandes no trompete. O "Great American Songbook" é o cânone das mais importantes e influentes canções populares americanas e padrões de jazz do início do século 20 que se tornaram eternas e são também conhecidas por “American Standards", como White Christmas, The Christmas Song, Jingle Bells, Santa Claus is Coming to Town, entre outras. De destacar o original da cantautora, Carta ao Pai Natal.
GAVIN BRYARS
Gavin Bryars, conhecido inicialmente como baixista de jazz no Joseph Holbrooke Trio, fez a transição para a música minimalista e experimental depois de colaborar com John Cage na década de 1960. Agora sobe ao palco do Auditório de Espinho, dia 14 de Dezembro, às 21h30. A obra diversificada do músico inclui óperas como "Dr. Ox's Experiment" e "Medea", juntamente com numerosos trabalhos vocais e bailados como "Biped" com Merce Cunningham e, à frente do seu grupo, Bryars continua a inovar e a colaborar entre disciplinas, desde artistas visuais como Juan Muñoz e Robert Wilson a atuações corais vencedoras de um Grammy com The Crossing. Neste concerto, estarão a acompanhá-lo músicos da Escola Profissional de Música de Espinho e do Conservatório Calouste Gulbenkian de Braga.
DUAL CORE ORQUESTRA DE JAZZ DE ESPINHO
Dual Core é o primeiro trabalho discográfico da Orquestra de Jazz de Espinho e vai poder vê-lo ao vivo e a cores dia 15 de Dezembro, no Auditório de Espinho, às 18h. O trabalho evidencia o percurso e amadurecimento do coletivo que se tem vindo a constituir como um dos large ensembles de referência do jazz nacional. Eduardo Cardinho, no vibrafone, e Miguel Moreira, na guitarra, contribuíram como exímios solistas, mas sobretudo como inspirados compositores, criando um reportório original, criativo e arrojado, que expandiu para lá dos limites habituais a paleta de possibilidades da Big Band. Neste concerto de lançamento vão ser recriadas as texturas sonoras que tornam Dual Core uma proposta artística vanguardista e plena de diversidade estéticas.