Sugestões Culturais
MÚSICA / CONCERTOS / FESTIVAIS
CICLO DE OUTONO - “QUE JAZZ É ESTE?”
O Ciclo de Outono do festival Que Jazz É Este? está de regresso a Viseu.
Até ao dia 22 de novembro, a 13.ª edição do festival prolonga-se com conversas e concertos que vão acontecer no centro histórico e em três freguesias do concelho, com o apoio da Direção-Geral das Artes.
Depois de um verão cheio de encontros, o festival continua a afirmar-se como espaço de risco, experimentação e diálogo entre diferentes géneros musicais. Pela primeira vez, foi lançada uma chamada aberta para artistas emergentes dos 16 aos 30 anos, da qual resultaram três projetos selecionados: Maria Carvalho Trio, Barananu e ONOMA, que se juntam à programação do ciclo.
Com esta programação, o Que Jazz É Este? reafirma-se como um organismo vivo, que escuta o território e abre espaço a novas gerações de músicos, celebrando o jazz em constante diálogo com outras artes.
Consulte o programa completo AQUI.
MISTY FEST
O Misty Fest chega à 16ª edição e reforça, de 20 a 25 de novembro, a sua posição como um dos festivais mais distintos e consistentes do panorama cultural português.
Com uma identidade sólida, construída ao longo de uma década e meia, o Misty continua fiel ao seu espírito - uma curadoria musical e uma experiência de concerto pensadas ao detalhe -, enquanto se renova e olha para o futuro.
Mais do que um festival, o Misty é um lugar onde a música vive num ponto de encontro entre nomes consagrados e novas vozes, entre tradição e vanguarda.
A programação deste ano atravessa géneros desde o folk à música orquestral, do jazz ao fado, do rock à eletrónica e às sonoridades do mundo.
Lisboa e Porto mantêm-se como os principais palcos do festival, mas o Misty volta a espalhar-se por outras cidades do país, promovendo a descentralização e levando experiências únicas a diferentes públicos. Entre as melhores salas e novos espaços, o Misty continua a valorizar a qualidade acústica, o conforto e a atmosfera intimista que sempre o definiram.
Saiba mais AQUI.
SONS PELA CIDADE
Lisboa volta a encher-se de música com a 11.ª edição do Sons Pela Cidade – Música em Festa, um festival que leva a música erudita a diferentes freguesias da cidade.
Até 14 de dezembro, os músicos da Metropolitana apresentam vários concertos com um repertório que cruza Beethoven e Vivaldi com Piazzolla, Ravel, jazz, R&B e até choro brasileiro.
Os espetáculos decorrem em locais tão distintos como igrejas, mercados e auditórios, tornando a música clássica mais próxima e acessível a todos.
De Mendelssohn a Kodaly, de solistas a jovens alunos, o festival celebra a diversidade musical e o prazer de ouvir - seja num mercado em Alvalade ou numa igreja em Campo de Ourique.
Organizado pela Câmara Municipal de Lisboa desde 2015, o Sons Pela Cidade é já uma tradição da programação cultural da cidade, unindo gerações e estilos num mesmo palco: o de Lisboa.
Saiba mais AQUI.
INFORMAÇÕES ÚTEIS:
13 de dezembro – Ravel & Kodaly, Campo de Ourique
14 de dezembro – Melodias Tradicionais do Natal, Campolide
THE GLENN MILLER ORCHESTRA EM PORTUGAL
De 14 a 20 de dezembro, a lendária big band americana, sob a direção do maestro Ray McVay, vai andar por Portugal com várias noites inesquecíveis de música.
Conhecida por esgotar os teatros por onde passa, a Glenn Miller Orchestra transporta-nos para os anos 30, com clássicos como “Moonlight Serenade”, “In the Mood”, “Tuxedo Junction” e “Chattanooga Choo Choo”. Desta vez, também com a novidade de que vão ter convidados para cantar grandes clássicos de Natal, de forma a assinalarem esta época da melhor maneira, junto do público.
Com 20 músicos e cantores em palco, cada espetáculo promete reviver a aura do grande momento das big bands - ideal para quem ama jazz, dança ou simplesmente quer divertir-se numa noite de música ao vivo.
Saiba mais AQUI.
INFORMAÇÕES ÚTEIS:
14 de dezembro - Centro Cultural de Tavira (Esgotado)
16 de dezembro - Centro Cultural de Belém
17 de dezembro - Coliseu Ageas Porto
18 de dezembro - Centro de Artes de Águeda
19 de dezembro - Teatro Sá da Bandeira em Santarém (Esgotado)
20 de dezembro - Teatro Municipal de Ourém
FIRST BREATH AFTER COMA E SALVADOR SOBRAL – “A RESIDÊNCIA”
Depois de uma residência artística intensa em Pombal, nasce “A Residência” - o espetáculo que junta First Breath After Coma e Salvador Sobral num concerto inédito.
O projeto teve origem em novembro de 2024, na Casa Varela, onde durante duas semanas de criação partilhada, os cinco músicos e Salvador Sobral compuseram temas originais a partir do zero.
Em palco, essa experiência transforma-se numa recriação viva da intimidade e energia de uma sala de ensaios - um espaço simbólico de criação, convívio e partilha… E vai poder experienciar tudo isto já nos dias 13 e 14 de janeiro, no Teatro Maria Matos.
Mais do que uma simples colaboração, “A Residência” é o encontro entre dois universos musicais distintos, que se unem num mesmo coletivo.
Esta parceria vai também dar origem a um disco, atualmente em preparação.
BILHETES AQUI.
THE JAZZ ROOM EM LISBOA
O jazz nasceu nas ruas de Nova Orleães e tornou-se num dos géneros musicais mais icónicos da história. Agora, essa energia e sofisticação chegam a Lisboa com o “The Jazz Room”, uma experiência imersiva que celebra o jazz através de atuações ao vivo, num ambiente descontraído, mesmo no centro de Lisboa.
Durante cerca de uma hora, o público é conduzido por diferentes estilos e épocas do jazz, através de interpretações de músicos e vocalistas profissionais.
O espetáculo decorre uma vez por mês, até ao dia 14 de fevereiro, no Estúdio Time Out, no Time Out Market, e é uma verdadeira homenagem à idade de ouro do jazz, com temas como “St. James Infirmary”, “When The Saints Go Marching In”, “Hello Dolly” e muito mais.
O espaço é acessível a pessoas com mobilidade reduzida e a entrada é permitida apenas a maiores de 18 anos.
BILHETES AQUI.
JAM SESSIONS - HOT FIVE NO PORTO
No Porto, o jazz vive-se ao vivo no Hot Five Jazz & Blues Club.
As jam sessions são um dos pontos altos da programação do clube e acontecem de forma contínua, todas as semanas, com palco aberto a vários músicos consagrados e novos talentos que improvisam, experimentam e surpreendem a cada sessão.
Consulte o programa completo AQUI.
TÁVOLA JAZZ CLUB
O Távola é um dos bares mais antigos do país e, em 2022, reabriu as portas, em Lisboa, com um novo conceito - o Távola Jazz Club. Atualmente, conta uma programação mais focada no jazz, com vários concertos ao vivo, numa parceria com o Hot Clube de Portugal. Para além do ambiente intimista, de terça a sábado, das 20h à 00h, pode contar com a presença dos melhores músicos deste género.
Consulte o programa completo AQUI.











