Ouça a Smooth FM em qualquer lado.
Faça o download da App.
12 janeiro 2022
11:44
Redação

Chris Martin: Regresso ao Futuro "inspirou-me a estar numa banda"

Chris Martin: Regresso ao Futuro "inspirou-me a estar numa banda"
DR - Back to the Future
Líder dos Coldplay foi marcado pela cena de Michael J. Fox a tocar 'Johnny B. Goode'.
"Regresso ao Futuro" ["Back to the Future"] tornou-se um dos filmes emblemáticos do cinema de Hollywood dos anos 80. Michael J. Fox encarna a personagem do skater e rocker todo cool Marty Fly, que se vê forçado a embarcar acidentalmente numa viagem no tempo, de 1985 diretamente para 1955, na sua pequena cidade californiana de Hill Valley. 
 
Uma das cenas carismáticas do filme de Robert Zemeckis é quando Michael J. Fox se porta como um herói da guitarra elétrica, ao tocar um tema de 1958, 'Johnny B. Goode', que aquele público do baile de 1955 desconhecia por completo, incluindo os seus futuros pais (que ainda não eram propriamente um casal). Michael J. Fox (isto é, Marty Fly), vindo de 1985, já sabia os truques de entretenimento que aquela canção inspirava, fazendo tropelias que aqueles humanos de 1955 desconheciam. Michael J. Fox fez os movimentos de pés de Chuck Berry, tocou deitado no chão como se fosse Jimi Hendrix e derrubou o amplificador ao estilo de Pete Townshend dos Who. Toda aquela agitação estava já encaixada nos padrões lúdicos em 1985, mas não nos estupefactos convivas de Hill Valley em 1955. "Acho que vocês ainda não estão preparados para isto, mas os vossos filhos vão adorar", desabafava Marty Fly em 1955, com a razão e o tempo do seu lado.      
 
 
 
Esta cena do filme "Regresso ao Futuro" marcaria nos anos 80 um miúdo inglês do campo chamado Chris Martin, que o mundo do século XXI passaria a conhecer como o vocalista dos Coldplay. Na entrevista que deu ontem à cantora Kelly Clarkson, no seu programa da NBC, "The Kelly Clarkson Show", Chris Martin confessa que "foi aquela cena que me inspirou a estar numa banda".  
 
Chris Martin lembra esses tempos "antes da internet", em que "usava um gravador de cassetes, que encostava ao televisor, para registar o som da música [da série televisiva] The A-Team [Os Soldados da Fortuna]”. 
 
 
 
A nível de versões ao vivo com convidados, o líder dos Coldplay elege como o seu momento favorito de todos a presença em palco de Michael J. Fox num concerto em Nova Jérsia, em 2016. Apesar das limitações da sua doença de parkinson, o ator canadiano conseguiu dedilhar de forma bluesy a guitarra elétrica, apoiando com excelência os Coldplay nas versões da balada 'Earth Angel' dos Penguins e do clássico rock & roller 'Johnny B. Goode' de Chuck Berry, exatamente a mesma sequência musical da tal cena do filme "Regresso ao Futuro" [a primeira longa-metragem do que se tornaria uma trilogia]. 
 

     

Mais Notícias