Ouça a Smooth FM em qualquer lado.
Faça o download da App.
30 janeiro 2024
16:37
Redação

"I Am: Celine Dion" é o novo documentário sobre a cantora

"I Am: Celine Dion" é o novo documentário sobre a cantora
Celine Dion atua em Los Angeles, 2019 Richard Shotwell/Invision/Associated Press
O filme documental aborda a vida, o legado e a batalha mais recente da cantora contra uma doença neurológica que a obrigou a estar fora dos palcos.

"I Am: Celine Dion" é o nome do documentário sobre a cantora canadiana que em breve vai chegar à plataforma Prime da Amazon. 

O filme documental foca a vida e o legado artístico de Dion, mas também a batalha que a cantora tem travado nos últimos anos contra a síndrome de pessoa rígida, uma doença neurológica rara que tem condicionado a vida e a carreira da artista canadiana de 55 anos. "Leva os espectadores numa viagem através do passado e do presente de Céline, que revela a sua luta contra a Síndrome da Pessoa Rígida (SPR) e os esforços que tem feito para continuar a cantar para os seus amados e leais fãs. Desde descobrir o seu guarda-roupa de alta-costura e objetos pessoais durante a digressão ou até visitar o estúdio de gravação, esta é uma carta de amor emotiva, enérgica e poética à música. 'I Am: Céline Dion' capta mais de um ano de gravações, à medida que a lendária cantora navega no seu caminho para viver uma vida aberta e autêntica com a sua doença", lê-se no comunicado da Amazon MGM Studios. A realização ficou nas mãos de Irene Taylor, realizadora que já esteve nomeada para um Óscar. 

"Estes últimos anos têm sido muito desafiantes, desde a altura em soube qual era a minha condição ao ter de aprender a viver com a doença, sem deixar que o problema de saúde me defina", disse Dion no mesmo comunicado.

"Enquanto espero por poder voltar a atuar, percebo a falta que me faz, o quanto quero voltar a ver os meus fãs. Durante a minha ausência dos palcos, decidi documentar esta fase da minha vida, para também informar as pessoas sobre esta condição que ainda é pouco conhecida. Quero ajudar outras pessoas que tenham sido diagnosticadas com a mesma doença", lê-se na nota.

Desde que entrou no mundo musical, aos 13 anos de idade, Celine Dion vendeu mais de 250 milhões de discos ao longo de 40 anos de carreira. Depois de ganhar cinco Grammys, dois Óscares, o prémio Icon Award for Lifetime Achievement dos Billboard Music Awards de 2016 e o reconhecimento nos World Music Awards de 2004 como a artista feminina mais vendida da história, a canadiana continua a bater recordes. 

Em 2021, Dion enfrentou a difícil decisão de cancelar a sua tão esperada residência em Las Vegas devido a problemas de saúde. Depois, em dezembro de 2022, a cantora teve a coragem de revelar a sua luta contínua contra a Síndrome da Pessoa Rígida, que acabou por levar ao cancelamento da sua "Courage World Tour". Em 2023, voltou a mostrar o seu talento na comédia romântica "Love Again" e lançou cinco novas canções para acompanhar a banda sonora do filme.

A síndrome de pessoa rígida (com impacto nos músculos) tem provocado recorrentes espasmos à artista canadiana, dificuldades na mobilidade e no uso das cordas vocais.

Mais Notícias