Ouça a Smooth FM em qualquer lado.
Faça o download da App.
27 junho 2024
17:41
Agência Lusa

Festival MED arranca hoje em Loulé para 20ª edição com 54 concertos

Festival MED arranca hoje em Loulé para 20ª edição com 54 concertos
Rúben Viegas (www.checksound.pt)
Os 20 anos do Festival MED serão comemorados entre hoje e domingo no centro histórico de Loulé, com um total de 90 horas de música portuguesa e internacional, 54 concertos e 378 músicos de 31 países.

Os 20 anos do Festival MED serão comemorados entre hoje e domingo no centro histórico de Loulé, com um total de 90 horas de música portuguesa e internacional, 54 concertos e 378 músicos de 31 países.

Anthony B (Jamaica), Dubioza Kolektiv (Bósnia), Kumbia Boruka (México), Roberto Fonseca (Uruguai), Tito Paris (Cabo Verde), Afrotronix (Chade), Idiotape (Coreia do Sul) e Puuluup (Estónia) são alguns dos principais nomes da 20.ª edição do evento iniciado em 2004 por aquele município do distrito de Faro.

O cartaz do MED engloba também os portugueses Cara de Espelho, Kumpania Algazarra, Rita Vian, Mazgani e Cristina Branco, entre outros.

A principal novidade deste ano, que se repetirá em edições futuras, é a designação de um país convidado, que em 2024 será Marrocos, contando com um espaço próprio no recinto e uma programação específica, em termos musicais e noutras vertentes culturais.

Além das atuações de Oum, Samifati e da dupla Widad Mjama e Khalid Epi, artistas daquele país do norte de África, os visitantes poderão ver artesãos, ouvir música tradicional marroquina e degustar alguma da sua gastronomia, estando também prevista uma conferência, a apresentação de um livro e duas exposições sobre Marrocos.

As 90 horas de música da 20.ª edição do Festival MED serão distribuídas pelos 12 palcos do recinto a partir de hoje, em que atuam Kumbia Boruka, Dubioza Kolektiv, Puuluup, Cara de Espelho, 47Soul, Kin'Gongolo Kiniata, Albaluna com Ahmed Hamdi Moussa, Mouvman Alé e João Frade Trio com Miron Rafajlovic.

Na sexta-feira, o programa inclui concertos de Roberto Fonseca, Tito Paris, Antti Paalanen, Ko Shin Moon, Hip Horns Brass Collective, Acácia Maior, Al-Qasar e Kumpania Algazarra.

Tabanka Djaz, Anthony B, Mazgani, Cristina Branco, Rita Vian, Bixiga 70, Afrotronix, Lina, Eneida Marta & Huca e Idiotape são alguns dos artistas que animam a noite de sábado em Loulé.

O evento, que se expande além da música para áreas como o cinema, literatura, artes plásticas ou gastronomia, e que no domingo terá um dia aberto, com entrada livre, contará também com 100 expositores de artesanato, duas exposições de arte e 12 grupos de artistas de rua.

Nas 19 edições anteriores, passaram pelo festival louletano mais de 355 mil visitantes e 665 bandas, em representação de 75 países, de acordo com a organização.

Mais Notícias