Ouça a Smooth FM em qualquer lado.
Faça o download da App.
11 maio 2024
21:40
Redação

Eurovisão: o 'Grito' de iolanda foi pela paz

Eurovisão: o 'Grito' de iolanda foi pela paz
Martin Meissner/Associated Press
No final da atuação a cantora portuguesa gritou, "a paz prevalecerá". A final da 68ª edição da Eurovisão está a decorrer na Suécia.

Portugal já subiu ao palco da final da 68.ª edição da Eurovisão. 'Grito', a canção portuguesa interpretada pela cantora iolanda, foi a 17ª canção a ser ouvida na sueca Malmö Arena. Inicialmente seria a 18ª atuação mas mudou de lugar devido à decisão da expulsão dos Países Baixos, uma das polémicas que marcam a edição deste ano. Numa edição que está a ser marcada pela contestação à volta da participação de Israel na competição, iolanda terminou a atuação com as palavras: "a paz vai prevalecer". A cantora portuguesa cantou com as unhas pintadas com o padrão do 'keffiyeh', lenço que simboliza a causa palestiniana. 

Sérvia, Portugal, Eslovénia, Ucrânia, Lituânia, Finlândia, Chipre, Croácia, Irlanda e Luxemburgo, Israel, Letónia, Áustria, Noruega, Grécia, Países Baixos, Estónia, Suíça, Geórgia e Arménia compõem o grupo de 20 finalistas que foram apurados nas duas semifinais (a 7 e a 9 de maio).

Na grande final, que ainda está a decorrer, atuam ainda os chamados Big Five (Reino Unido, Alemanha, França, Itália e Espanha) e a Suécia, o país que venceu em 2023 e que acolhe a edição deste ano. 

A final da Eurovisão está a ser transmitida pela RTP1.


 

Mais Notícias