Ouça a Smooth FM em qualquer lado.
Faça o download da App.
14 junho 2024
09:30
Gonçalo Palma

Vinil às cores celebra 40 anos de "Born in the U.S.A." de Bruce Springsteen

Vinil às cores celebra 40 anos de "Born in the U.S.A." de Bruce Springsteen
Annie Leibovitz (da capa do álbum Born in the USA)
Edição especial sai hoje daquele que é o álbum mais célebre do Boss.

Foi hoje colocada à venda uma edição especial em vinil do mais famoso álbum de Bruce Springsteen, "Born in the U.S.A.", em vermelho translúcido. O vinil desdobrável conta ainda com um livrete a cargo de Erik Flannigan, o arquivista do músico de Nova Jérsia.

Esta edição assinala os 40 anos de "Born in the U.S.A.", cujo lançamento ocorreu a 4 de junho de 1884. É com este álbum que o estatuto de popularidade de Bruce Springsteen atinge o apogeu. O álbum vendeu até hoje mais de 30 milhões de cópias. O sucesso imediato à época lançou Bruce Springsteen para uma longa e grandiosa digressão mundial que eternizou a sua imagem de corpo musculado e lenço na cabeça.

A exibição da bandeira dos Estados Unidos na capa do álbum "Born in the U.S.A." e nos próprios concertos da digressão deram uma imagem errada de Bruce Springsteen como um patriota de valores conservadores que o presidente Ronald Reagan chegou a citar como exemplo. O morador da Casa Branca entre 1981 e 1989 citou-o como um exemplo de esperança americana a seguir, mas as canções tinham um forte espírito contestário e crítico que o estadista não compreendeu, incluindo o irónico 'Born in the USA', sobre o triste fado dos veteranos do Vietname. Não, Bruce Springsteen não é um redneck. O disco é uma conciliação bem viva dos dois contrastes de Bruce Springsteen: o entertainer otimista e o poeta introspetivo, ambos em excelente forma. 

Por trás da primeira camada de singles mais conhecidos - 'Glory Days' ou 'Dancing in the Dark' - está uma obra recheada de grandes canções, que merecia ser mais indagada. "Born in the U.S.A." fez de Bruce Springsteen um rocker de estádio até hoje. Para fechar o seu ciclo dourado iniciado em 1975 com "Born To Run" e continuado com os álbuns "Darkness on the Edge of Town" (de 1978), o duplo "The River" e o mais cru "Nebraska", havia que o fazer em beleza.  


 

Mais Notícias