Ouça a Smooth FM em qualquer lado.
Faça o download da App.
19 junho 2024
18:02
Redação / Agência Lusa

Martinez fala de resiliência, Vitinha destaca o coletivo

Martinez fala de resiliência, Vitinha destaca o coletivo
vitinha portugalAP - Petr Josek
Excerto das declarações do selecionador e do melhor jogador em campo, depois da vitória sobre a Chéquia.

Declarações depois da vitória de Portugal frente à República Checa, por 2-1, em jogo da primeira jornada do Grupo F do Euro2024:

- Roberto Martínez: “A ideia era ter o João Cancelo a criar superioridade numérica no meio e o Nuno Mendes a criar desequilíbrios, junto do Rafael Leão. Deu uma posse de bola 70 por cento e tínhamos muitas opções de linhas por dentro e por fora. A entrada de jogadores do banco demonstrou que a equipa tem muitas opções e competitividade. O desempenho tático foi bem executado.

Hoje, ganhámos porque o grupo está junto, tem resiliência e conseguimos pela primeira vez dar a volta a um resultado e vencer. Hoje, mostrámos valores incríveis e uma força de 23 jogadores mais os três guarda-redes. Agradecer também o apoio dos adeptos. Agora queremos crescer e pensar já Turquia.

Vitinha foi um jogador importante nos amigáveis, no relvado e fora, numa equipa onde existe muita competitividade. Mostrámos coração, mas também demonstrámos disciplina. É bom ver um Vitinha ao melhor nível de sempre na seleção.

Francisco Conceição é um exemplo de merecer estar aqui e depois que está preparado para ajudar o grupo. Tem uma maturidade incrível, é vertical e cria perigo. Para um selecionador ver o que os jogadores que entraram mostraram é muito importante.

Pela forma como a equipa reagiu, mereceu a vitória. Tínhamos o Jota a jogar por dentro, o Cristiano a utilizar espaço na área, Bernardo Silva também mais por fora e o Cancelo no espaço interior. É importante ter disciplina e utilizar os espaços que queríamos explorar. O Gonçalo Ramos tem outras valências e foi importante utilizar as cinco substituições da forma que fizemos”.

- Vitinha: “Muito contente pela vitória, era muito importante entrar com uma vitória. Foi uma vitória suada, mas não existem jogos fáceis. Tivemos mérito, depois de sofrer o golo, de manter a cabeça fria, sempre à procura do empate sem entrar em loucuras. No primeiro remate que foi à nossa baliza, fizeram um grande golo e é difícil sofrer quando estamos por cima.

Muito importante a forma como todos entraram no jogo, com uma atitude inacreditável. Isso vai ser muito importante ao longo de todo o torneio, foi um fator chave. Tinham bom bloco, tínhamos de os mover de um lado para outro ou insistir quando tínhamos vantagem e não é fácil não perder a cabeça. Foi muito importante a forma como acreditámos até ao fim, mas foi um acreditar organizado, lúcido.

Recordes de Ronaldo e Pepe são inacreditáveis e de assinalar. Jogadores que já fizerem seis e cinco Europeus, a forma como ajudam e isso é de louvar. É um privilégio jogar com eles”.

Mais Notícias