Ouça a Smooth FM em qualquer lado.
Faça o download da App.

Álbum da Semana

Emilie-Claire Barlow - Spark Bird

Uma coleção de músicas inspirada nos pássaros que a visitavam no quintal.

Nasceu a 6 de junho de 1976 em Toronto, no Canadá. Filha de pais músicos (o pai Brian Barlow era baterista e a mãe, Judy Tate cantora) Emilie Claire-Barlow cresceu nos estúdios de gravação e aos 7 anos de idade já cantava em anúncios de rádio e de televisão.

Encorajada pelos pais a cantar e a estudar instrumentos musicais, já era de esperar uma carreira de sucesso como cantora e produtora de jazz.

Trata a música de forma afetuosa e dá um tom relaxado e polido a sons que variam entre o pop e o jazz clássico.

O trabalho de Emilie-Claire Barlow foi reconhecido com uma nomeação nos Juno Awards para “Produtora do Ano” em 2016, pelo seu trabalho em “Clear Day”, um tema interpretado pela Metropole Orkest, um grupo de jazz holandês.

Spark Bird é o 13º álbum, planeado e pensado durante a pandemia, quando Emilie-Claire se questionou se conseguiria ou não fazer um novo álbum. Vendeu a casa no Canadá e instalou-se no México, durante a pandemia onde começou a prestar atenção à variedade de pássaros que paravam no quintal dela.

Emilie-Claire Barlow sempre gostou de pássaros, mas nunca se considerou uma especialista. Começou a perceber que, como artista de música ouve a música em tudo. Ouve a melodia, o ritmo e fica logo com uma vontade de recriar esse som. Se ouve um canto de pássaro, quer tentar recriá-lo. Aprendeu rapidamente o barulho que cada um fazia, do pica-pau à cotovia, passando pelo Beija-flor, entre muitos outros.

Foi assim que nasceu o álbum “Spark Bird”, o pássaro foi a faísca e a inspiração para criar um novo disco.

Quando decidiu fazer o “Spark Bird” Emilie-Claire queria que fosse mais do que apenas uma embalagem para a música, queria que fosse uma obra de arte. Colaborou com a artista e designer gráfica Caroline Brown que criou um pássaro para cada canção.

Emilie-Claire Barlow contou com a participação de vários músicos em “Spark Bird”: a saxofonista Kelly Jefferson, o guitarrista Reg Schwager, o violinista Drew Jurecka, os pianistas Hannah Barstow e Chris Donnelly, a flugelhornista Rachel Therrien e Steve Webster nos arranjos e co-produção.

 

 

Emilie-Claire Barlow - Spark Bird:

1. Over the Rainbow

2. Fais comme l'oiseau

3. Skylark

4. Bird of Beauty

5. O

6. Where Will I Be?

7. Little Jazz Bird

8. Pájaros de Barro